JEQUIÉ: Criança de 5 anos sofre grave acidente na quadra de esporte no Residencial Beira Rio PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 31 de Março de 2015 23:19

Uma criança de 5 anos sofreu um grave acidente no interior da quadra de esporte no Residencial Beira Rio, bairro Cidade Nova, em Jequié, na sexta-feira, 27/03/15, e permanece internada no Hospital Geral Prado Valadares, pois apresentou complicações, conforme informou um tio. O menino brincava com outras crianças quando despencou do alto da trave, tendo parte do braço dilacerado pelos grampos que sustentam a rede. Com cortes profundos, foi socorrido e encaminhado ao pronto socorro. Acidente no interior de quadras em Jequié não é raro. Não faz muito tempo, uma criança precisou de atendimento médico especializado depois de bater a cabeça em uma pedra na quadra externa do Ginásio de Esporte. Meses depois, um jovem faleceu ao levar um choque elétrico em uma das torres no interior da quadra de esporte da Praça do Brinco de Ouro.


Acidente ocorreu na quadra do Residencial Beira Rio.

última atualização em Ter, 31 de Março de 2015 23:24
 
JEQUIÉ: O descaso mora no Amaralina PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 31 de Março de 2015 22:58

Esta é a situação de uma das principais ruas do loteamento Amaralina, totalmente esburacada. Naturalmente que existem muitas outras numa situação ainda pior pela ausência da Prefeitura de Jequié. Mas este não é o único nem o principal problema enfrentado pelos moradores. O bairro não dispõe de esgotamento sanitário. Lá, as pessoas vivem como se estivessem no início do século passado. Nada sensibiliza as pessoas que estão no poder para servir ao povo, nem mesmo se essa mesma rua é de acesso a uma Creche. É o caos!


Esgoto a céu aberto, buracos, sujeira. O descaso tem morada no Amaralina.

 
Vigilância Sanitária adverte: Cuidado com os alimentos da Semana Santa PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 31 de Março de 2015 22:45

Todos os anos nessa época, o consumo de peixes e produtos como a castanha e o camarão aumentam consideravelmente, fazendo com que aumente também a preocupação com as doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados; no caso da castanha e do amendoim, se armazenados em local com umidade, pode ocorrer a proliferação de fungos que produzem toxinas potencialmente cancerígenas; o camarão, caso seja proveniente de locais contaminados e manipulados inadequadamente podem provocar infecções gastrointestinais; o problema com o peixe está na captura em rios contaminados por esgotos, trazendo o perigo das doenças parasitárias e intoxicações, o consumidor deve estar atento às características como cor e odor além de observar se as escamas estão firmes e os olhos brilhantes. É sempre importante que a população continue atenta e evite adquirir produtos onde os requisitos de higiene preconizados pela Vigilância Sanitária não sejam atendidos e ao levar tais produtos para casa redobrar os cuidados com o preparo dos alimentos, deve-se evitar o consumo de peixes crus ou mal cozidos e atentar para o aspecto e qualidade dos demais ingredientes, evitando aqueles deteriorados e com prazo de validade expirado. Confira algumas dicas para evitar os riscos de contaminação na hora das compras para a Semana Santa, segundo o Departamento de Vigilância Sanitária Municipal de Jequié:

1. Os peixes devem ser mantidos em refrigeração constante.

2. Os olhos do peixe devem estar salientes e brilhantes

3. O peixe deve apresentar cor, odor e textura característicos, ao ser pressionado deve estar firme.

4. As guelras devem apresentar uma coloração entre rosa e vermelho intenso.

5. As escamas devem estar firmes, resistentes e brilhantes.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JEQUIÉ / SECRETARIA DE SAÚDE

DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

última atualização em Ter, 31 de Março de 2015 22:58
 
DENÚNCIA GRAVE: Ônibus escolar, com capacidade para 40 alunos, transporta até 87 a cada viagem em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 31 de Março de 2015 10:53

Ônibus escolar, com capacidade para 40 estudantes, transporta até 87 crianças e adolescentes a cada viagem em Jequié. Chama a atenção o fato de tal irregularidade, grave, ocorrer no bairro Jequiezinho, portanto, no perimetro urbano, ao alcance dos olhos de todos. O problema já foi levado ao conhecido do Ministério Público Estadual, de acordo com protocolo 096, de 26/03/15, tendo como denunciante o professor José Leintinho dos Santos. No documento, o professor pontua que “a situação vem se arrastando desde 2014 com várias reclamações e a gestão não tem demonstrado interesse de resolver o problema causado unicamente pela falta de competência para gerir umasimples linha de transporte escolar”. A denuncia foi confirmada por pais de alunos que acrescentaram: “É comum o ônibus transportar até 110 alunos”. São crianças que estudam nos seguintes estabelecimentos: Colégios estaduais César Borges, Luiz Viana Filho, Polivalente, Fernando Barreto e escolas municpais Stela Câmara Dubois e José Silveira.

Essas crianças, que deveriam ser transportadas em segurança, devidamente em seus assentos, equipados com sintos, diferentemente do que vem acontecendo, o que coloca suas vidas em risco de morte.

De quem é a responsabilidade pelo transporte em seguranças dos estudantes?

A quem cabe fiscalizar?

Seria interessante que representantes do Conselho Tutelar, do Ministério Público e até mesmo uma representação da Vara da Criança e do Adolescente fizesse uma visita ao local.

Detalhe importante: Tal transporte é feito por um ônibus do programa Caminho da Escola, o carro amarelo.


Foto: Ilustrativa.

última atualização em Ter, 31 de Março de 2015 11:01
 
. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 31 de Março de 2015 09:19

última atualização em Ter, 31 de Março de 2015 09:23
 
Bandidos rendem empresária em plena luz do dia no centro de Jequié. Roubo deixa cidade em clima de alerta PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 31 de Março de 2015 09:09

Dois homens em uma motocicleta renderam a empresária Soraya Liger, esposa de Robson Liger, proprietários do Leite Sol, empresa do ramo de laticínios em Jequié, por volta do meio-dia desta segunda-feira, 30/03/15, no momento em que ela e uma funcionária se deslocavam a uma agência bancária. Os marginais levaram a chave do carro e vários pertences da empresária (cartões de crédito, aparelhos celular, documentos pessoais, além de dinheiro e cheques). A funcionária da empresa que estava com Soraya passou mal e teve de ser socorrida. Recentemente, cerca de oito bandidos atacaram o frigorifico da cidade, levando o dinheiro que seria para o pagamento de pessoal.


última atualização em Ter, 31 de Março de 2015 09:14
 
Reajuste dos preços de remédios poderá ser de até 7,7%, diz governo PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 31 de Março de 2015 09:02

Os remédios poderão ficar mais caros a partir desta terça-feira (31) em todo o país. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamento fixou em até 7,7% o ajuste máximo permitido este ano aos fabricantes na definição do preço dos medicamentos. A decisão foi publicada no "Diário Oficial da União" desta terça-feira. A regulação é válida para um universo de mais de 9.000 medicamentos e os ajustes são autorizados em três níveis, conforme o perfil de concorrência dos produtos. O ajuste de preços considera a inflação acumulada em 12 meses até fevereiro, calculada pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e que ficou em 7,7%. Em 2014, o reajuste máximo autorizado foi de 5,68%.

 
Drogas, facões e estimulante sexual são achados no Conjunto Penal de Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 31 de Março de 2015 08:50

Agentes penitenciários do Conjunto Penal de Jequié apreenderam na manhã de segunda-feira, 30/03/15, durante uma operação de vistoria, 461 petecas de cocaína, uma balança de precisão, 13 petecas de maconha, seis facões, um notebook, quatro celulares, um modem de internet, nove litros de cachaça e duas cartelas do estimulante sexual Pramil, informou o jornal A TARDE. Os materiais foram recolhidos de aproximadamente 14 celas masculinas do presídio, segundo informou o coordenador de interior do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), José Ramalho. Ele também esclareceu que, mesmo as vistorias sendo feitas mensalmente, os agentes "sempre encontram materiais impróprios". Ramalho diz não saber como os utensílios costumam parar dentro das celas. "Como o presídio fica isolado, perto de um rio, é provável que conhecidos dos presos joguem o material para dentro", suspeita. "A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) sempre acusa os agentes da Sinspeb. No entanto, há seis meses, eles afastaram alguns de nossos agentes, que foram substituídos. Mas, ainda assim, os materiais continuam entrando. E aí?", provocou o coordenador do Sinspeb. A assessoria da Seap informou que será aberta uma sindicância interna para verificar se houve "facilitação de algum funcionário, ou se os materiais entraram por meio dos familiares dos presos". Os objetos de risco penal foram encaminhados para a delegacia, com exceção do notebook. O aparelho será mandado para a Coordenação de Inteligência da Seap, em Salvador, onde passará por uma verificação dos conteúdos internos.

 
JEQUIÉ: Professor faz campanha em defesa de escola municipal PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 21:26

“Gostaria de cobrar da Prefeitura Municipal de Jequié, o compromisso assumido publicamente pela Prefeita Tânia, durante a Jornada Pedagógica deste ano, de que a adequação da rede elétrica de nossa escola (Escola Municipal Maria Biondi) seria feita o mais rápido possível para que pudéssemos utilizar o sistema de climatização que implantamos nas salas de aula. Até o presente momento nada foi feito”. Comentário é do professor Antidio Jonas Bispo Barros, em Nota publicada no Blog e em rede social da unidade escolar localizada no bairro Cidade Nova.

Na Nota ele lembra que o sistema de climatização foi adquirido com recursos próprios da escola (Verba Federal do PDDE), portanto, sem nenhuma colaboração da Prefeitura. “Relembro ainda que as condições atuais de nossas salas, com alunos excedentes e forradas com PVC são um risco para a saúde das crianças e dos professores, pois a temperatura no interior das mesmas (que atinge quase 50°C como já verifiquei) é insuportável, o que dificulta a concentração e o conseqüente aprendizado dos alunos”, relata o professor.

Ainda de acordo com Antidio Jonas Bispo Barros, “já tivemos diversas situações de alunos e professores que se sentiram mal por conta do calor insuportável. Nossas salas possuem ventiladores de teto que se encontram queimados (em sua maioria) há mais de 2 anos (alguns até mesmo já chegaram a desabar – sorte que fora do horário de aulas). Solicitamos o reparo dos mesmos, através de ofícios, por diversas vezes e não fomos atendidos. Durante o ano passado, para conseguir trabalhar com a turma do ano 04, tive que me dirigir a uma loja de eletrodomésticos da cidade, e dispor de R$ 258,00 do meu salário para adquirir um ventilador que ficou à disposição das crianças, para tentar amenizar o sofrimento das mesmas”, pontou.

COBRANÇA

Na sequência o professor comentou: “Nossa escola está comprometida com a busca da qualidade da educação que disponibilizamos para nossos educandos, prova incontestável disso é que sempre apresentamos os melhores índices de avaliação do IDEB em nosso município. Os professores e outros membros da equipe estão sempre participando de cursos e se atualizando, investindo, às vezes do próprio bolso, em formação profissional. Está na hora do poder público, representado pela prefeita (Tânia Brito) e seu secretário (João Magno), demonstrarem que possuem o mínimo de planejamento e vontade de valorizar aqueles que de fato fazem a educação de qualidade uma realidade em nossa cidade. Ajudem nossa escola, cumprindo o vosso dever, para que possamos ajudar nossas crianças a se tornarem pessoas cada vez melhores”.


Foto extraída do Blog http://escolamariabiondi.blogspot.com.br

última atualização em Seg, 30 de Março de 2015 21:47
 
JEQUIÉ: Lançamento do livro “Adolescentes na Ciranda da Paixão” PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 21:10

Aconteceu na sexta-feira (27/03/15), no salão nobre da Biblioteca Municipal, o lançamento do livro “Adolescentes na Ciranda da Paixão”, do escritor Cristiano da Conceição Santos, 28 anos, natural de Salvador, mas que reside em Jequié desde sua infância. Morador do bairro Bom Sossego, de família humilde o ator se emocionou várias vezes, durante a palestra. O secretário de Esporte e Lazer, Jairo Rodrigues, que também é secretário interino da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, falou da importância do livro “Adolescentes na Ciranda da Paixão”, para os jovens de Jequié e o quanto é importante o apoio a estas iniciativas. Cristiano da Conceição Santos revelou que este é seu terceiro livro. O “Adolescentes na Ciranda da Paixão” é um livro para adolescente com uma linguagem bem simples, com ilustrações confeccionadas pelo próprio autor. “Tento trazer neste livro o despertar para a poesia e o gosto pela escrita mostrando que coisas simples pode transformar  em um bom livro”, enfatizou. (Dircom).


 
Rui Costa admite que Governo do Estado está sem recursos para dar aumento a servidor PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 20:34

"Eu prefiro ter a reivindicação para o aumento do que ter a reclamação do atraso de salários", foi o que disse o governador Rui Costa, nessa segunda-feira, 30/03/15, pouco antes de participar da solenidade de posse do conselheiro Marcos Presídio, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), informou A TARDE. O governador disse que estão ocorrendo reclamações sobre atraso do salário de servidores em vários estados. "Vou buscar manter a folha, mas isso pressupõe que cada um faça sua parcela de contribuição. Não tenho máquina de imprimir dinheiro (…) tenho que pagar com os recursos que arrecado e a arrecadação não está respondendo em função da crise econômica", declarou. O fato de Rui Costa ter dando a entender de que o estado não vai dar aumento linear para o funcionalismo em 2015, argumentando a queda na arrecadação nos primeiros três meses do ano, teve grande repercussão negativa entre servidores públicos estaduais. Muitos deles protestaram em rede social. Embora o governador tenha dito que o problema é atrelado a queda na arrecadação, muitos dizem acreditar que tudo não passa de uma herança maldita do seu antecessor Jaques Wagner.

última atualização em Seg, 30 de Março de 2015 20:37
 
Carro teria sido destruído por bandidos após assalto frustrado em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 18:13

A violência desenfreada continua ocupando lugar de destaque no noticiário. No início da manhã desta segunda-feira, 30/03/15, um carro foi incendiado na BR-330, nas proximidades da antiga Fazenda Provisão, a pouco quilometros da cidade de Jequié. De acordo com informações do blog Ipiaú Online, trata-se de um incêndio criminoso. O Fox, que vinha do vizinho município de Aiquara com destino à Jequié, ficou totalmente destruído e seus quatro ocupantes chegaram a ser levados por desconhecidos e soltos na região do Cajueiro, no KM 18 da citada rodovia. Baseado em relatos de um morador, o repórter Irlan Vieira informou que o Fox estava parado no acostamento por falta de combustível, quando grupo ofereceu ajuda e imediatamente após anunciou assalto. O fato de uma das vítimas ter travado o veículo e lançado o controle no mato, motivou a ira dos supostos bandidos. As vítimas, que tiveram todos os seus pertences (carteiras, celulares, etc) roubados, foram liberadas sob ameaça. Depois de permanecerem algum tempo em uma roça de cacau os quatro retornaram a estrada, onde pediram socorro a populares.


Foto extraída do Blog Ipiaú Online.

 
Reflexão sobre março PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 14:01

O fim do mês de março se aproxima e o saldo foi negativo. Um daqueles meses para ser esquecido ou para nunca ser esquecido, diante das lambanças dos governos federal, estadual e municipal.  Começou com a demissão em massa no canteiro de obras da ferrovia. O sindicato dos trabalhadores falou em 700 exonerações somente por parte da empresa Galvão. Governo federal acusado de não ter repassado o devido pagamento as empreiteiras, que não tiveram alternativa senão suspender suas atividades. Um baque na economia. Menos impostos e dinheiro circulando, casas e carros alugados sendo devolvidos, sem falar no adiamento do sonho de vermos a ferrovia em funcionamento. Uma triste notícia.

[@]

Também teve a pífia visita do governador. Chegou e saiu da mesma forma, ou seja, com uma mão na frente e outra atrás. Frustrou a expectativa daqueles que esperavam o anúncio do início da construção da ponte ligando o Jequiezinho ao Mandacaru; assinatura da ordem de serviço para a pavimentação do distrito industrial; retomada das obras de calçamento de ruas no bairro Itaigara; reinicio das obras de asfaltamento de ruas, interrompidas no ano passado; retorno das obras de construção do módulo do curso de medicina, no semi anel rodoviário, que estão abandonadas faz muito tempo; assinatura da ordem de serviço para o esgotamento sanitário do bairro Amaralina. Nada disso aconteceu. Também pudera. O governo dele sequer começou. Basta observar que 90 dias depois da posse não ocorreu nenhuma mudança nos cargos da administração estadual. Nada muda.

[@]

O governo local, por sua vez, também aprontou das suas neste mês de março. Como aconteceu em 2013 e 2014, as aulas começaram capengando. O ano letivo já começou e muitas escolas não estão preparadas para receber as crianças. É o caso da Escola Nossa Senhora da Luz, no KM 3, apenas para citar um exemplo. Lá, os pais disseram que seus filhos somente vão frequentar a sala de aula depois que a prefeitura arrumar tudo. Ninguém de sã consciência tira a razão deles. Difícil pensar em um futuro melhor sem cuidar direito das crianças. É preciso levar a educação das crianças que moram na periferia e na zona rural a sério. É o que todo mundo diz em Jequié. Fechamento de sete escolas, outras que não funcionam por falta de condições das salas; outras com ensino pela metade por falta de professor para determinadas turmas e de servidores em outras áreas. Definitivamente, essa não é a cidade dos sonhos dos jequieenses.

última atualização em Seg, 30 de Março de 2015 14:03
 
Funcionários da Embasa paralisam suas atividades em Jequié e Região PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 13:14

Os funcionários do setor administrativo da Embasa pararam as atividades por 24 horas nesta segunda-feira (30/03/15) em protesto contra a estatal. Em Jequié, o representante do Sindae - Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto do estado – Luciano Leal informou que esta é uma paralisação de advertência em defesa dos servidores qu vêm sofrendo com o atual plano de saúde. Na região de Jequié, tem servidor pagando por exames por falta da devida assistência do plano.


Imagem: Souza Andrade em 30/03/2015.

última atualização em Seg, 30 de Março de 2015 13:17
 
Valor das tarifas de pedágios na BR-116 volta a subir PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 12:23

Quem viajar na Semana Santa pelos 554 quilômetros da BR-116 que cruza a Bahia vai pagar preços mais altos de pedágio cobrados pela Concessionária ViaBahia, informou A TARDE. Para automóveis de passeio e caminhonetes, o valor é de R$ 3,40. No geral, a tabela oscila entre R$ 1,70 para motos e R$ 30,60 para carretas com reboque, cobrados nas praças de pedágio de Rafael Jambeiro, Brejões, Jequié e Planalto. Em Nota, a ViaBahia negou o aumento.


Imagem: Souza Andrade

última atualização em Ter, 31 de Março de 2015 11:10
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>