Jequié promove ação para redução de acidentes de trabalho em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 31 de Julho de 2014 07:19

O Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST realiza nesta terça-feira (29) na Praça Rui Barbosa ação de conscientização alusiva ao Dia Nacional de Prevenção dos Acidentes de Trabalho, com distribuição de panfletos e aferição de pressão. Cerca de 120 pessoas são atendidas mensalmente vitimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais como LER/DORT (lesões por esforço repetitivo) e de trajetos (indo e retornando do trabalho). A medida visa chamar atenção dos trabalhadores para o perigo das doenças. O CEREST atende 24 municípios da região e conta com uma equipe de profissionais composta por médico, três enfermeiros, coordenador, fisioterapeuta, psicólogo e serviços gerais. Os serviços são oferecidos em parceria com a Secretaria de Saúde do Município por meio do SUS. O CEREST é uma instituição que esta vinculada à Secretaria de Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. Segundo Rita Mirela, coordenadora do CEREST, o trabalho de conscientização desenvolvido em Jequié tem contribuído com na redução de acidentes na cidade e agradece ao apoio da equipe da Vigilância Epidemiológica. De acordo com o Decreto Lei nº 99/2003, artigos 281 a 301, é acidente de trabalho todo aquele que ocorre durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional e pode resultar em morte, perda ou redução da capacidade de trabalho. O Brasil foi o primeiro pais a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho em empresas de 100 funcionários. Este passo foi dado no dia 27 de julho de 1972. (Dircom).




 
Prefeitura de Jequié não paga a músicos da cidade que se apresentaram no São João. Secretário pede paciência. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 31 de Julho de 2014 06:51

Mais parece novela. E novela mexicana. Prefeitura não paga a dezenas de pais de famílias que trabalharam na festa de São João. A administração da dupla Tânia Brito/Sérgio da Gameleira, eleita prometendo fazer tudo diferente em relação aos governos anteriores, demonstra também que não sabe o que é planejamento, nem prioridade, muito menos respeito aos profissionais, aos donos de pequenas bandas musicais e proprietários de pequenos sons que se viram como podem para sobreviver. A prefeitura simplesmente não paga a ninguém. Os graúdos recebem antes de se apresentar até porque se não pagar não tem show, não tem festa. Estes recebem e não fica um centavo na cidade. Já os daqui, voltam a conviver com promessas, falsas promessas de que vai pagar hoje, vai pagar semana que vem. Quase dois meses de embromação. O repórter Dell Santos (Jequié FM), entrevistou vários músicos e um deles disse que até a nota fiscal deles “sumiu”. Imagine se a nota fiscal de Pablo do Arrocha desapareceu nem das outras chamadas atrações principais. Mas a do pessoal que toca nos bairros e nos distritos além de não receber ainda é obrigado a se humilhar e até ouvir piadas, conforme relatos feitos ontem (30/07/2014), na porta da prefeitura, durante a manifestação dele para pressionar a prefeita Tânia Brito a pagar o que deve.

A imagem da prefeita; da administração Tânia Brito/Sérgio da Gameleira, já tão desgastada, sofre mais essa, resultado, como tantos outros governos, da falta de planejamento, de organização. Dizer que não sabe aonde anda a nota fiscal é inaceitável.

Dell também ouviu o secretário de cultura, Sérgio Melhem, este disse que vai pagar semana que vem e pediu paciência aos credores.


Imagem: Blog Jequié Repórter.

 
Fundação José Silveira realiza com Ministério Público, Caravana ODM e Saúde em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 31 de Julho de 2014 06:45

A Fundação José Silveira (FJS), em parceria com o Ministério Público, promove a Caravana ODM e Saúde, em Jequié, na próxima terça, quarta e quinta-feira, dias 05, 06 e 07 de agosto. Serão disponibilizadas à população consultas gratuitas em ginecologia, clínica médica e pediatria, além de aferição de pressão arterial, avaliação odontológica e exames como ultrassonografia, glicemia e preventivo de câncer de colo. Para ser atendido, é só levar carteira de identidade, comprovante de residência e cartão SUS. Para ultrassonografia, é necessário apresentar a requisição médica. A Caravana ODM e Saúde faz parte das ações previstas para 2014 com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, através do Núcleo Estadual dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) – Nós Podemos Bahia. O objetivo é a promoção de boas práticas destinadas ao alcance dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio). A Fundação José Silveira é a instituição âncora do Movimento de Cidadania e Solidariedade na Bahia no acordo com o PNUD. Como parte desta mobilização, será realizado na quarta-feira (06 de agosto), pela manhã, no auditório do Hotel Itajubá, em Jequié, o Seminário de Municipalização dos ODM e Mortalidade Materna. O evento abordará os desafios para o alcance das metas do milênio nos municípios baianos e a importância do engajamento do poder público, setor privado e a sociedade civil. A Organização das Nações Unidas (ONU) fez uma análise dos maiores problemas mundiais e estabeleceu oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com metas que devem ser atingidas até 2015. O Brasil foi uma das 191 nações que firmou esse compromisso.

 
Jequié dispõe de uma empresa especializada em serviços de cuidadores PDF Imprimir E-mail

Jequié dispõe de uma empresa especializada no cuidado de pessoas idosas, adultos e crianças. Além disso oferece, serviços de cuidadores para adultos e idosos, acamados, pós cirúrgicos e crianças sendo ela especial ou não. Acompanhantes e motorista.
Com as melhores condições, custos e profissionais do mercado.
A Praticar Cuidados disponibiliza os seguintes profissionais: técnico de enfermagem, psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta!

Contrate nossos profissionais, capacitados e especializados.

Praticar cuidados, porque cuidar é amar!

Acesse o site e conheça mais sobre o nosso trabalho:
www.praticarcuidados.com.br

Ou ligue pelos fones: (73) 3527-1056 e (73) 9198-8059
no horário das 14 ás 17:30.

 
Situação do estacionamento do aeroporto de Jequié é deplorável PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 29 de Julho de 2014 07:17

É deplorável a situação do estacionamento do aeroporto de Jequié. É buraco que não acaba mais. Problemas também relacionado a poda de árvores. A falta de conservação da área, no entanto, é antiga.


 
Diego Santos é campeão do Pan-Americano Open de Santiago no Chile PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 28 de Julho de 2014 07:15

O atleta jequieense, Diego Santos, representando o judô brasileiro, lutando na categoria ligeiro - 60kg – sagrou-se campeão do Pan-Americano Open de Santigo, no Chile, no último fim de semana. Ao todo foram três lutas, a primeira contra o argentino SABATINO, Gabriel venceu por ipon de imobilização, a segunda luta já na semi-final também contra outro argentino BIRBRIER, Hernan acabou vencendo por ipon finalização. Chegando a grande final contra o americano Kunihiro, Aaron a luta foi definida por punições, e Diego acabou ficando com a medalha de ouro e faturou 100 pontos no ranking mundial. “Estou muito feliz com esse resultado, trabalhei muito por essa conquista tenho muita coisa pra melhorar ainda, mais vejo que os treinamentos que participei no primeiro semestre desse ano, já começaram a surti efeitos” disse o atleta Diego Santos. A equipe brasileira retorna para o Brasil nesta segunda-feira 28/07, e Diego Santos dará continuidade aos treinamentos no clube Oi/Sogipa na capital gaúcha.


 
Pequenas obras desafiam a administração municipal, destaca jornal PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 28 de Julho de 2014 07:13

Em sua última edição, o Jornal Jequié destacou que “pequenas obras desafiam a administração municipal”. Cita as obras de cobertura da Quadra de Esporte do Viveiro, iniciadas no dia 20 de junho de 2013, que continuam paralisadas e não tem prazo para conclusão. As obras eram para ser entregues em 20 de setembro do mesmo ano. Fica difícil explicar como um serviço para ser concluído em 90 dias dura tanto tempo para ser inaugurado. A citada cobertura exige investimentos de mais de R$ 250 mil. E esta não é a única obra relacionada ao setor de esporte que está paralisada em Jequié. A construção das quadras do loteamento Água Branca e da Escola Nossa Senhora da Luz (KM 4) se arrastam desde 2011. Ainda de acordo com o Jornal Jequié, outra obra que representa essa fase de retrocesso em que a cidade vive é a reforma da Praça Luiz Viana, no centro. Pior do que a lentidão no andamento dos serviços é o projeto. Comenta-se que foi prometido pela administração Tânia Brito/Sérgio da Gameleira uma coisa e será entregue outra. Certo é que os comerciantes do mercado informal que atuavam na área foram retirados com a promessa de retornarem alguns meses mais tarde. Estes vêm se virando como pode em locais improvisados para garantir o sustento de suas famílias.


 
ELEIÇÕES: Políticos com os pés em 2014, mas de olho em 2016 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 28 de Julho de 2014 07:10

Os políticos estão com os pés nas eleições de outubro, mas de olho na disputa pela prefeitura de Jequié. Embora tentem evitar a citação de nomes, os grupos já trabalham algumas possíveis candidaturas. Não se fala nada abertamente, até porque esperam o 5 de outubro próximo, pois o resultado das urnas por certo refletirá em 2016. Levando em consideração o que se ouve nos corredores da política, tudo indica que teremos caras novas na disputa pela prefeitura, ou seja, nada de espaço para ex-prefeito e ex-candidato. Postulante estreante é o que não falta, resta saber quem vai decolar.

 
JEQUIÉ: “Tabua de graxa” PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 26 de Julho de 2014 16:24

Crescem os rumores em torno da possibilidade de ocorrer a primeira etapa do segundo semestre de 2014 da chamada “tabua de graxa”, com o afastamento de alguns secretários municipais. Comenta-se nos corredores da política de Jequié que um deles sequer sobreviverá outubro. A lista de demissão em massa, incluindo primeiro escalão, é dada como certa e já circulam nomes nas ruas dos possíveis demissionários. Comenta-se que um secretário, sabendo que será demitido, pedirá exoneração já nos próximos dias. O clima é de incertezas, é o que se comenta.

 
Distrito industrial transformado em “fazenda” PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 26 de Julho de 2014 16:14

Os pequenos trechos das ruas do Distrito Industrial de Jequié que ainda não foram tomados pelos buracos, apresentam outros riscos aos condutores de veículos que circulam naquela área: a constante presença de animais na pista. Em resumo, ruas de chão como se fosse estrada vicinal e gado perambulando pelas vias como se fosse uma fazenda, transformaram o espaço num cenário rural, contrastando com a realidade de um ambiente onde estão instaladas dezenas de indústrias.


Imagem: Souza Andrade, em 25/07/14

 
Antônio Brito critica situação administrativa de Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 26 de Julho de 2014 16:12

Quem participou, com bastante desenvoltura, da inauguração do Comitê da campanha do deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), foi o deputado federal Antônio Brito (PTB). Falou do que tem feito por Jequié, especialmente na área da saúde; criticou a situação administrativa da cidade e não poupou palavras para enaltecer o legado da família Lomanto não somente para Jequié, mas para a Bahia. Sobre Leur Jr. em particular, destacou o bom trabalho que vem fazendo na Assembleia Legislativa e pediu aos eleitores para renovar o mandato dele porque “precisamos de homens sérios e honrados na política”, concluiu.

 

 
Leur Jr. inaugura Comitê em Jequié com grande participação popular PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 26 de Julho de 2014 16:08

O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) inaugurou o comitê político dele, na Rua D. Pedro II, em Jequié, na noite desta sexta-feira, 25, com a participação dos vereadores Ivan do Leite, Beto de Lalá e Joaquim Caíres; de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de vários municípios como Boa Nova, Aiquara, Ipiaú, Itapitanga, Bom Jesus da Serra e outros; do ex-deputado federal Leur Lomanto; do deputado Antônio Brito; do candidato a deputado federal Roberto Pina; além de lideranças políticas e comunitárias e muitos outros convidados que foram reafirmar o interesse pela reeleição de Leur Jr.

Em seus depoimentos, os prefeitos e vereadores fizeram questão de falar das melhorias conquistadas em seus municípios graças a participação do deputado Leur. “Nós estamos trabalhando para dar uma votação expressiva a Leur para retribuir nas urnas o muito que ele tem feito por Ipiaú”, enfatizou o vice-prefeito Miguel Banda Roxa, discurso seguido pelos demais oradores.

Quem também elogiou bastante o trabalho de Leur Lomanto Jr. foi o deputado federal Antônio Brito. “Peço o seu voto para Leur porque sei o quanto ele tem compromisso com Jequié”, disse, citando como exemplo as transformações feitas no bairro da Pedreira.

Leur Lomanto Jr., por sua vez, agradeceu ao grande número de pessoas que compareceram ao evento, falou do mandato dele e renovou seu compromisso em continuar na luta em defesa dos interesses da Bahia. Ao avaliar o atual momento político, disse que o povo tem demonstrado um grande anseio por mudança e muita insatisfação com o atual governo. “A insatisfação com o modelo PT que prioriza o aparelhamento político em detrimento da boa prática administrativa”. Enfatizou ainda que “a onda do momento é de mudança e de desgaste da população com o modelo PT de governar”.

O Comitê Central é a referência no município e região das campanhas dos candidatos Aécio Neves (presidente), Paulo Souto (governador) Geddel Vieira Lima (senador), Lúcio Vieira Lima e Roberto Pina (deputado federal) e Leur Lomanto Jr (deputado estadual).


Evento foi bastante representativo.

Imagens: Ari Júnior (A Folha).

 
FTC lança Edital para Seleção de Professores PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 26 de Julho de 2014 16:03

Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC – Unidade de Jequié – BA, torna pública a realização do Exame de Seleção para a admissão de Professores para Cursos de Psicologia, Enfermagem, Engenharia Civil e Administração. O processo seletivo visa selecionar professores para compor o quadro docente dos cursos com início no mês de Agosto e formar um banco de profissionais aptos a integrarem futuramente o corpo docente dos Cursos supracitados. As inscrições serão realizadas no período de 25 a 29 de Julho de 2014 na Secretária dos Cursos da Faculdade de Tecnologia e Ciências na unidade de Jequié – BA, localizada na Rua Antônio Orrico nº357, bairro São Judas Tadeu, Jequié, Bahia, de segunda a sexta das 09 às 20 horas, e no sábado das 8 às 12. Mais informações poderão ser solicitadas pelo telefone (73) 3527-8100.


 
Velório de criança foi interrompido e corpo encaminhado ao IML. PMJ emite Nota de Esclarecimento PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 24 de Julho de 2014 21:36

Outras informações sobre a morte da criança de um ano e meio ocorrida no bairro KM 03, na madrugada do último dia 23/07/14. De acordo informações de um cidadão entrevistado pelo repórter Dell Santos (Jequié FM) o velório da menina foi interrompido para que o corpo fosse levado ao IML de Jequié. Segundo o entrevistado, a polícia atendeu recomendação do Ministério Público. “Esteve no Ministério Público para saber sobre os procedimentos, quando houve uma ligação para a delegacia de polícia solicitando tais providências”, relatou.

NOTA PÚBLICA

A Prefeitura De Jequié, finalmente, rompeu o silêncio sobre o episódio. A Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação Social encaminhou Nota aos meios de comunicação da cidade para “esclarecer o procedimento adotado pelo SAMU 192 no caso da moradora do bairro Km 3”. Em Nota relata que “de acordo com informações do médico regulador que atendeu à ligação de dona Nádia Martins às 23h29m do dia 22 de julho de 2014, a mãe informou que a criança estava em estado febril e muito agitada em consequência, provavelmente, do nascimento dos dentes. Segundo o médico, a orientação em casos claros como este de ausência de estado de urgência ou de emergência para o acionamento do Pronto-Atendimento, seguindo-se o Protocolo de Regulações do SAMU 192, é de orientar o contactante a buscar atendimento médico ambulatorial em qualquer unidade de saúde. E foi esta, segundo o profissional de saúde, a orientação passada à mãe. Após este primeiro contato telefônico, o SAMU 192 só foi acionado novamente em relação à mesma paciente às 06h11m do dia seguinte, 23 de julho de 2014. O contato foi feito por um vizinho da vítima, que informou à Técnica Auxiliar de Regulação Médica do SAMU 192 o estado de óbito da criança, o que também não justificaria o deslocamento de uma unidade de Pronto-Atendimento”.

Continua a Nota: “Diante dos fatos constatados, o SAMU 192 se ausenta de qualquer responsabilidade sobre a morte da criança, haja vista que todo atendimento prestado pelo órgão, incluindo o citado, obedece a critérios técnicos de identificação telefônica da gravidade do caso e, em caso da clara nulidade de elementos que justifiquem o acionamento do atendimento emergencial, o Pronto-Atendimento mantem-se resguardado para ser usado em casos de evidentes necessidades. Esse procedimento padronizado em todo o Brasil é o que garante o atendimento de excelência prestado pelo SAMU 192 em 926 municípios brasileiros, abrangendo 92,7 milhões de pessoas, além da confiabilidade nos serviços médicos emergenciais prestados à população”.


Foto: Dell Santos.

 
Jequié sedia Encontro de Produtores de Frutas e de Cadeias Produtivas Emergentes PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 24 de Julho de 2014 17:21

Foi realizado nesta cidade, o I Encontro de Produtores de Frutas e de Cadeias Produtivas Emergentes de Jequié. O evento reuniu, na Associação Comercial e Industrial de Jequié (ACIJ), nesta quinta-feira, 24/07/14, representações da Ceplac, de prefeituras, da classe produtora, além da Associação de Produtores de Frutas (Aprofruta). Promovida pelo Agropolo do Vale do Rio das Contas e pela prefeitura de Jequié, a reunião serviu para abordar os desafios para o fortalecimento dos produtores dos 16 municípios da região, a importância da organização e a criação de núcleo de produtores, dentre outras temáticas. Em entrevista concedida ao repórter Dell Santos (Jequié FM 89,7), o cientista Antônio Carlos de Araújo (Ceplac) destacou a evolução do projeto de diversificação da agricultura e o potencial de todos os municípios que fazem parte do polo.


Foto: Dircom Jequié.

última atualização em Qui, 24 de Julho de 2014 17:26
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>