Jequié tem 161.150 habitantes, de acordo estimativa do IBGE PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 22:50

Jequié tem 161.150 habitantes. A estimativa, com data de referência de 1º de julho de 2014, foi revelado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 28/08/14. Ainda de acordo com o órgão, Ipiaú tem 47.388 habitantes, Jitaúna 13.636, Apuarema 7.780. A projeção das populações é feita pelo IBGE anualmente a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve como base para o repasse de recursos do orçamento aos municípios.


Foto: Zenilton Meira.

 
FORMATURA DE ADMINISTRAÇÃO 2014.2 DA FTC PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 19:58

Aconteceu no último sábado, 23/08, no Centro Educacional Estadual Professor Régis Pachêco, a cerimônia de Colação de Grau dos alunos do Curso de Administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC Jequié, formandos 2014.1. A cerimônia foi presidida pelo Diretor Geral da FTC Jequié, Prof. Me. Paulo Vasconcelos, que também foi homenageado como o Paraninfo da Turma. A Turma levou o nome da Profa. Virnna Aline Brandão Raic Gouveia, também coordenadora do Curso de Administração da Unidade de Jequié. A amiga da Turma foi a Profa. Taís Fabiane Mendes Nascimento. (ASCOM FTC–JEQUIÉ).


 
Apelo ao bom senso PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 12:42

A ausência de fiscalização, somada a outros fatores como a falta de consciência de alguns motoristas e ou/empresas contribuem para o agravamento dos problemas enfrentados pela população. As imagens a seguir mostram uma carreta estacionada desde o início da semana na Rua Barbosa de Souza, no centro da cidade de Jequié, região que apresenta escassez de espaços para estacionamento de veículos. Diante da ineficiência ou total omissão dos órgãos públicos, moradores da rua e motoristas que frequentam o centro comercial apelam para o bom senso. É o que resta.




Imagens enviadas ao jequieeregiao.com.br por motoristas.

 
JEQUIÉ: Situação da Barragem da Pedra será tema de Audiência Pública PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 12:24

A gestão e o aumento da vazão defluente do reservatório da Barragem da Pedra, que é gerida pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), além de suas implicações e riscos à segurança hídrica da região, serão abordados em Audiência Pública programada para ser realizada na Câmara de Vereadores de Jequié, às 9 horas desta sexta-feira, 29/08/14. O evento, promovido pelo Ministério Público Federal e pela Promotoria Regional do Meio Ambiente de Jequié/BA, terá como tema central “Segurança Hídrica na Gestão da Barragem de Pedra” e será aberto a todos os interessados. Foram convidados para o encontro a Agência Nacional de Águas (ANA), a Chesf, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de secretarias do meio ambiente de prefeituras.

 

última atualização em Qui, 28 de Agosto de 2014 12:29
 
Idoso encontrado morto na Pedreira PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 12:10

Daniel Francisco Souza, 73 anos, foi encontrado morto no interior da residência dele, na Travessa Rua Nova, bairro da Pedreira, na manhã desta quinta-feira, 28/08/14. O Departamento de Polícia Técnica/Jequié procedeu o levantamento cadavérico, mas não foi possível informar a causa, no local, em razão do avançado estado de decomposição do corpo.


 
Prefeitura tenta impedir ocupação em terreno abandonado pela própria prefeitura PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 11:53

Administração Tânia Brito/Sérgio da Gameleira manda máquina acompanhada pela guarda municipal e polícia militar a um terreno abandonado pela prefeitura de Jequié, no loteamento Bom Sossego, na tentativa de impedir que pessoas de baixo poder aquisitivo construam casas no local. A ocupação, iniciada na quarta-feira, 28/08/14, ocorre em um espaço onde o governo de Reinaldo Pinheiro construiu uma área de laser, hoje inexistente. “É isso que acontece nessas áreas que não tem nenhuma serventia”, ironizou um morador das proximidades. Os ocupantes, mais de 20, haviam instalados piquetes e já se preparavam para iniciar as obras visando à realização do sonho da casa própria. Vale lembrar que, no passado, o terreno era uma imensa lagoa e é comum registros de alagamentos em época de chuvas mais intensas.


Imagens: Sérgio Monteiro.

 

última atualização em Qui, 28 de Agosto de 2014 12:32
 
E se Dilma viesse a cidade de Jequié? PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 08:44

A presidente Dilma foi ao Rio de Janeiro onde almoçou com o candidato a governador, Antony Garotinho, em um restaurante popular. Restaurante Popular é um programa que tem origem no Rio de Janeiro da época em que o próprio Garotinho foi governador. A pergunta é: se Dilma viesse a Jequié ia almoçar aonde mesmo se a prefeitura fechou o restaurante daqui? E se a presidente viesse com tempo, será que iam levá-la para visitar o conjunto residencial na Vila Rodoviária, cujas obras estão paralisadas faz tempo? Problema sério registrado no Programa Minha Casa, Minha Vida em Jequié que ninguém deu uma satisfação até agora. Seria uma gentileza levar a presidente para conhecer um pouco a história de Jequié, mas aonde, se o Museu está fechado? Também não teria condições de visitar a Farmácia Popular, criada pelo governo federal porque também está fechada. Não poderia ir a Biblioteca, muito menos ao PA e pior ainda visitar os quiosques que prometeram construir na Praça Luiz Viana. Só poderia mesmo levar a presidente para conhecer a Barragem da Pedra, ainda assim pelo povoado da Fazenda Velha, porque a estrada é nova. Tá toda asfaltada. Se for pelo outro lado do rio, via Curral Novo, ia encontrar estrada boa até certo ponto. Se alguém tiver de viajar pela rodagem de Monte Branco certamente sofrerá um bocado, pois encontrará trechos intransitáveis.


 

última atualização em Qui, 28 de Agosto de 2014 08:51
 
JEQUIÉ: Vereadores governistas detonam situação das estradas vicinais PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 08:05

Vereadores ligados a administração Tânia Brito/Sérgio da Gameleira como João Cunha, Manoel Gomes, José Simões, José Wanderley e outros parlamentares voltaram a criticar a falta de zelo da prefeitura com a zona rural, especialmente em relação as estradas. Entrar e sair na maioria das regiões rurais está praticamente impossível em razão das péssimas condições das vias principais e seus ramais. O que intriga é que a administração Tânia Brito/Sérgio da Gameleira recebeu uma grande quantidade de maquinas, tratores e caçambas do Governo Federal através do PAC e a situação continua insustentável. De acordo com Zé Simões, uma pessoa com necessidades especiais estava impedida de frequentar o Colégio Landulfo Caribé, em Florestal, por falta de acesso a região do Rio do Antônio, onde mora. “Nós tivemos de fazer a estrada no braço para permitir a passagem do carro”, informou. José Wanderley, por sua vez, disse que “hoje mesmo voltei a pagar para se fazer reparos em alguns trechos da estrada de Campo Largo”. A buraqueira é tão grande que já tem motorista ameaçando parar o transporte escolar, acrescentou Simões durante a sessão ordinária da câmara municipal nesta terça-feira, 27/08/14.


Campo Largo, situação lastimável.

Oriente Novo. Imagens: arquivo.

 
A carimbada da Embasa PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 07:33

Em relação ao programa de asfaltamento da Conder, nem bem foram iniciadas as obras de pavimentação da primeira rua, a Embasa já deixou a sua marca na Avenida José Moreira Sobrinho. Os reparos da empresa são necessários, mas nunca deixa o local do jeito que encontrou. As imagens não deixam dúvidas.




Fotos: Sérgio Monteiro.

última atualização em Qui, 28 de Agosto de 2014 07:37
 
Oi continua aprontando das suas em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 27 de Agosto de 2014 17:09

A operadora Oi continua aprontando das suas em Jequié. Como se não bastasse os problemas de qualidade do sinal e as dificuldades de se concluir ligações, eis que usuários dizem que estão sendo vítimas de um serviço indesejável e inoportuno. Consiste na voz eletrônica que anuncia cobrança após um tal sinal que a operadora dispara: “Grave seu recado, você só será tarifado...” Pois bem. A gravação, além de muito rápida, o que dificulta até sua identificação, é frequente, pois, para se concretizar uma ligação Oi voltou a ser uma tarefa quase impossível em determinados horários.


 
Universidade Aberta do Brasil forma novas turmas em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 27 de Agosto de 2014 14:44

Universidade Aberta do Brasil, Polo de Apoio Presencial Rio das Contas, com sede em Jequié, forma novas turmas. Estão concluindo turmas em Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras Vernáculas e em Pedagogia. As solenidades têm acontecido com a participação de representantes da Prefeitura de Jequié e da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc – parceiras do projeto, criado pelo Governo Federal visando a ampliação e interiorização da oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados.

 
Candidato a presidente diz que vai propor fim do salário dos vereadores PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 27 de Agosto de 2014 14:42

Que tal acabar com o salário dos vereadores? Pois é. O candidato do PV (Partido Verde) à Presidência da República, Eduardo Jorge, afirmou nesta quarta-feira (27/08/14), durante entrevista ao vivo ao G1, que, se eleito, vai propor projeto para acabar com o salário dos vereadores em todo o país. Na opinião do candidato, a medida daira possibilidade de aumentar o número de vereadores nos municípios e, com isso, fortaleceria a democracia representativa. Jorge explicou que a proposta de mudança na função de vereador é uma maneira de os políticos se aproximarem da população. Ele disse ainda que se preocupa com o desprestígio que, na opinião dele, a política tem com a população. "Eu vou poder aumentar muito a quantidade de vereadores que eu tenho, muito mais gente participando, porque tem muita gente que gosta da democracia participativa. A filosofia dessa reforma é levar os políticos para mais perto do povo. Estou preocupadíssimo com o desprestígio da democracia participativa", afirmou Jorge.

Em tempo lembramos que é preciso criar mecanismos eficazes no sentido de coibir práticas ilícitas envolvendo qualquer tipo de vantagem como empregos de parentes no executivo, propina em votação de projetos, dentre outros conforme são denunciados Brasil adentro. Recentemente, no sul do País, alguns vereadores foram acusados de ficar com o salário de assessores.


Imagem meramente ilustrativa.

última atualização em Qua, 27 de Agosto de 2014 14:46
 
Colégio Presidente Médici realiza festival de atletismo em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 26 de Agosto de 2014 10:06

Com o objetivo de integrar e motivar os jovens e adolescentes às práticas esportivas o Colégio Municipal Presidente Médici realizou no último sábado, 23 de agosto, no Estádio Waldomiro Borges, o Primeiro Festival de Atletismo. Estudantes de 11 a 17 anos disputaram na competição as modalidades de salto em distância, lançamento de peso e corrida. O primeiro Festival de Atletismo, organizado pelo professor de Educação Física, Carlos Soares, mobilizou mais de 300 estudantes. Os vencedores desse primeiro festival de atletismo terão suas notas enviadas para Brasília e serão introduzidas no Programa Atleta na Escola, um programa do Governo Federal que busca incentivar os estudantes de escolas públicas a prática do esporte. Após o envio das notas os estudantes irão passar por uma etapa estadual que acontecerá em Salvador, em data que será posteriormente informada.


 
Principais tendências e desafios da gestão em saúde são temas Workshop PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 26 de Agosto de 2014 10:05

Sustentabilidade, liderança, ética, gestão, cultura organizacional e parcerias. Esses são os eixos centrais do 7º Worksaúde, que acontece no dia 28 de agosto, das 7h30 às 17h30, no Hotel Fiesta. O evento, promovido pelo Sindicato das Santas Casas e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (Sindifiba), tem como tema principal “Sustentabilidade: uma realidade possível na saúde” e reúne representantes de diversas instituições de saúde, além de profissionais que estudam o assunto. O objetivo do workshop é proporcionar aos participantes uma visão de sustentabilidade corporativa de um modo amplo, discutindo sua aplicabilidade dentro das organizações. Na oportunidade, os participantes terão acesso a informações sobre processos, procedimentos e práticas que subsidiam modelos de gestão sustentável nas modernas instituições. A programação inclui palestras e painéis de discussão, com a participação de especialistas das áreas de saúde e meio ambiente, além de um Talk Show, que será um dos pontos altos do evento. Os profissionais ligados ao setor terão a oportunidade de atualizar seus conhecimentos em um ciclo de atividades que irá reunir consagrados especialistas convidados. O Worksaúde conta com o apoio institucional da Fundação José Silveira, Hospital Espanhol, Hospital Português, Obras Sociais Irmã Dulce, Hospital São Rafael, Hospital Sagrada Família, Associação Brasileira de Recursos Humanos, Hospital Aristides Maltez, Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, Hospital Santa Izabel e Santa Casa de Misericórdia da Bahia.

 
Asfaltamento na Rua Arthur Moraes é questionado PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 25 de Agosto de 2014 17:29

Moradores do bairro Jequiezinho estão sem entender sobre as obras de asfaltamento executadas na Rua Arthur Moraes. É que foi colocada uma camada muito fina de asfalto e ainda assim em apenas uma parte de uma via como pode ser visto nas imagens abaixo. “O trabalho foi iniciado na sexta-feira e a gente esperava pela conclusão no dia seguinte. Acontece que o maquinário foi levado embora e visto fazendo o asfalto na subida da prefeitura. Estamos sem entender”, criticou um morador ouvido pelo blog jequieeregiao.co.br Outro morador disse que esperava um serviço de qualidade e estranhou o fato de o mesmo ter sido interrompido. “Isso aqui tá parecendo uma ciclovia”, ironizou.


Rua Arthur Moraes, Jequiezinho.

Observe que a camada de asfalto é muito fina.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>