Prefeitura de Jequié publica Edital para contratação de empresa para promover REDA PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 16 de Abril de 2015 22:12

A administração da prefeita Tânia Brito acaba de publicar no Diário Oficial do Município Edital para contratação de uma empresa para promover novo REDA – Regime Especial de Direito Administrativo - para preenchimento de vagas na Prefeitura de Jequié. O processo de escolha da empresa será no dia 28 de abril de 2015, às 09 horas, no Prédio da Prefeitura. A publicação no Diário Oficial, do dia 14, não disponibiliza informações relacionadas as áreas a serem beneficiadas com a seleção.


 
Cultura caminha para extinção em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 16 de Abril de 2015 17:40

Sabemos que depois de um drástico corte orçamentário sofrido no final de 2014 a pasta da Cultura municipal ganhou novo fôlego em 2015. Em nossos dias, mesmo com orçamento beirando a casa dos R$ 4,4 milhões, o órgão ainda não conseguiu tirar nada do papel, exceto arcar com os custos de servidores comissionados e efetivos lotados por lá, bem como despesas com aluguel de imóvel, veículos, etc.

Todavia, sabe-se que o orçamento é uma coisa, o executado do orçamento é outra. Assim, das ações finalísticas estimadas para execução neste exercício administrativo, a insensível tesoura do executivo já ameaça, inclusive, castrar a realização do tradicional São João. Por outro lado, numa grande incoerência administrativa, apesar da alegação de falta de recursos para viabilizar a festa, já se fala em contratar uma consultoria que seria prestada pelo ex-secretário da pasta, uma função que, em tese, deveria ser dos servidores efetivos e comissionados do órgão.

Pois bem. Como se não bastasse o quadro desfavorável no campo dos investimentos públicos em cultura, a pasta ainda segue sem titular, sem projetos em execução e sem mão de obra especializada para viabilizar qualquer tentativa de saída de uma desordem demasiadamente piorada a partir de 2012.

Especialmente nos primeiros dois anos do atual governo municipal, assistimos aos equívocos da Secretaria de Cultura e Turismo ao priorizar as vontades pessoais em detrimento do diálogo com a comunidade artística. De saldo, nada restou senão espaços culturais que até hoje se encontram sucateados, quando não estão fechados. Eu acrescentaria que, diante de tantas demandas que se arrastam há muito tempo sem serem atendidas, a Cultura caminha para extinção em Jequié. Um órgão público que não apresenta ações em favor do povo e que precisa contratar consultorias para realizar qualquer iniciativa, torna-se, portanto, ineficaz e prejudicial ao erário, especialmente em um ano que se mostra difícil do ponto de vista econômico.

Por fim, li em algum lugar que “governar é também saber dizer não para as pessoas”, nisso, lamentavelmente, o governo Tânia Britto tem cumprido o seu papel, e muito bem.

Alysson Andrade – Professor, produtor e gestor cultural.

última atualização em Qui, 16 de Abril de 2015 17:42
 
. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 16 de Abril de 2015 08:47


 
Jequié que se cuide para não "perder" Policlínica PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 16 de Abril de 2015 08:39

Jequié que se cuide para não perder a condição de sediar a Policlínica prometida pelo governador Rui Costa dentro da proposta de criação do Consórcio Regional de Saúde, abrangendo os municípios do Médio Rio das Contas e do Vale do Jiquiriçá. Alguns prefeitos, a exemplo de Deraldino Araújo, defende a descentralização da descentralização, ou seja, que sejam construídas duas unidades de Policlínica, podendo ser uma em sua cidade, Ipiaú, e outra em Jaguaquara. A sugestão foi lançada e tem adeptos. O tema foi abordado na reunião realizada em Jequié, nesta quarta-feira, 15/04/15, na sede da Associação Comercial Industrial de Jequié (ACIJ). O assunto foi levado à Câmara, pelo vereador Pé Roxo, citando que o prefeito de Ipiaú, a defender sua proposta, chegou a tecer críticas ao trânsito de Jequié.


Jequié-BA. Foto reprodução Gerffson Lima

 
. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 15 de Abril de 2015 23:27

 
Algaravias - O Marujo da Lua - vence troféu para Espetáculo do Interior na 22ª edição do Prêmio Braskem de Teatro PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 15 de Abril de 2015 23:21

O espetáculo Algaravias - O Marujo da Lua -, escrito e dirigido pelo saudoso professor e diretor teatral, Roberto de Abreu Schettini, venceu o troféu para Espetáculo do Interior, na 22ª edição do Prêmio Braskem de Teatro, cujos vencedores foram conhecidos em uma cerimônia-espetáculo no Teatro Castro Alves, em Salvador, na noite de terça-feira, 14/04/15. Inclusive, um dos momentos marcantes do evento foi a homenagem póstuma ao professor, falecido em fevereiro, na cidade de Vitória da Conquista. Roberto era professor da Uesb, campus de Jequié.

 
Funcionários da Torre denunciam sucateamento da frota PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 15 de Abril de 2015 23:14

A coleta de lixo foi suspensa em Jequié na manhã desta quarta-feira, 15/04/15. Vários funcionários da Torre, empresa contratada pela prefeitura de Jequié por quase R$ 1 milhão por mês, decidiram paralisar suas atividades em protesto pelo desrespeito aos direitos trabalhistas adquiridos, conforme informaram na porta da firma. Os trabalhadores cobram o pagamento de horas extras, reclamam da maneira como são tratados por dirigentes locais, denunciam o que eles classificam de péssimas condições de trabalho e cobram a renovação da frota. Muitos caminhões estão quebrados na garagem. “É um absurdo o que essa empresa faz com nós”, relatou um dos operários que não escondia sua indignação.

A paralisação das atividades e os protestos dos trabalhadores da empresa do serviço de limpeza pública repercutiram na Câmara, nesta quarta-feira, com vários vereadores denunciando a qualidade dos serviços, o alto valor do contrato, as precariedades de trabalho e a sujeira que tomou conta da cidade.


Pelo valor do contrato, a frota da Torre era para ser a mais moderna da BA.

O clima ainda é de revolta. Fotos: Dell Santos.

última atualização em Qua, 15 de Abril de 2015 23:17
 
Leur considera nova taxa do Detran abusiva PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 15 de Abril de 2015 22:58

O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB) acompanhou os demais deputados da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, ao Tribunal de Justiça, nesta quarta-feira, 15/04/15, para dar entrada em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra a lei do Governo do Estado que aumentou “de forma abusiva as taxas dos serviços prestados pelo Detran”. Leur considera "inadmissível que taxas como a simples permissão e renovação da CNH tenham sido reajustadas em 42% e outras em mais de 100%. Os consumidores baianos já não aguentam mais tantos aumentos", diz Leur Jr. De acordo com o entendimento dos parlamentares, a portaria é ilegal porque "fere a Constituição Federal e o Código Tributário Nacional". "Fizemos a nossa parte e, agora, vamos esperar que o governo tenha sensibilidade e suspenda a cobrança", afirmou o deputado Herzem Gusmão. Também estiveram no TJ o líder da bancada, Sandro Régis, e os  deputados Pablo Barrozo, Pedro Tavares, Soldado Prisco e Hildécio Meireles.


Herzem Gusmão, Leur Lomanto, Sandro Régis e outros deputados foram à Justiça.

 
Três homicídios em Jequié na madrugada desta quarta-feira, 15 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 15 de Abril de 2015 07:56

Três homens foram assassinados na cidade de Jequié, nas últimas horas desta quarta-feira, 15/04/15. Os irmãos Jonatas (24 anos) e Anderson José Batista (21) foram assassinados a tiros no Residencial Beira Rio, no bairro Cidade Nova; e Rodrigo Miranda Pimentel, que residia na Cachoeirinha IV, foi encontrado entre o Jardim Tropical e o Pau Ferro. As causas serão investigadas.


 
JEQUIÉ: Magali Chaves é a nova secretária de cultura PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 14 de Abril de 2015 16:56

Sem imaginação para desenvolver uma política de cultura no município de Jequié, a prefeita Tânia Brito decidiu entregar a secretaria de cultura a Magali Chaves, que também exerce a função de secretária de desenvolvimento social. Ela substitui ao professor Jairo Rodrigues que deixa a pasta que ocupou interinamente por algum tempo. Nos corredores o comentário é um só: O improviso continua sendo uma marca da atual administração municipal.


Jairo sai e entra Magali na cultura. Foto: Face do GEAB

última atualização em Ter, 14 de Abril de 2015 17:19
 
Outra parte do muro do aeroporto de Jequié desaba PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 14 de Abril de 2015 16:45

Os sinais de descuido estão por toda a parte no aeroporto de Jequié. Outra parte do muro desabou, tornando o local ainda com um aspecto de abandono. A primeira parte do muro desabou no dia 19 de dezembro de 2014. Nenhuma providência foi tomada pelo Governo do Estado da Bahia que também nada faz para impedir que o mesmo permaneça interditado. Nesse caso, prevalece a máxima: Nada é tão ruim que não possa piorar.


Foto: Dell Santos.

última atualização em Ter, 14 de Abril de 2015 17:23
 
Jequié “inova” na instalação de placa de sinalização de trânsito PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 14 de Abril de 2015 10:03

Quem trafega pela Avenida Lomanto Júnior, uma das mais movimentadas da cidade, se depara com uma cena no mínimo curiosa, e que, segundo muitos, retrata o atual momento em que vive Jequié, ou seja, um ambiente pra de lá confuso. Basta observar o posicionamento da placa de sinalização que indica um quebra-molas, instalada na divisa entre o Cansanção e a Pedreira. Sabe-se lá por que cargas d’água, o poste foi deixado de lado e a placa foi afixada na parede de um muro. Por essas mancadas e outras não fica difícil entender a grande rejeição da administração municipal.


Av. Lomanto Jr. nas proximidades da inacabada UPA. Imagem: Souza Andrade.

última atualização em Ter, 14 de Abril de 2015 17:56
 
Flagrante do descaso com as áreas de proteção ambiental em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 14 de Abril de 2015 09:55

Carroceiro despeja entulhos nas margens do Rio Jequiezinho, em plena luz do dia. Trata-se de uma Área de Proteção Ambiental (APP). Como não existe nenhum tipo de acompanhamento, tanto que o material lançado na semana passada permanece no mesmo lugar, o que, a rigor, serve de incentivo a outras pessoas sem o minimo de noção faça o mesmo. A quem apelar?

 
Jequié paga caro o preço da sua omissão PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 14 de Abril de 2015 09:48

O que acontece no governo é de responsabilidade de quem governa. No caso do governo federal, quem responde é Dilma; na Bahia, Rui Costa e em Jequié, para todos os efeitos, quem responde é Tânia Brito. Mas, em determinada situação, a sociedade, em seu sentido mais amplo, também tem responsabilidade por muita coisa que acontece ou deixa de acontecer. Em relação a nossa realidade, a sociedade paga pela omissão. Dia desses, o vice-presidente do Conselho Comunitário disse, em um evento, que o povo está acomodado. Ele se referia a sociedade como um todo - associações, sindicatos, conselhos, clubes de serviços, etc., etc.

Pois bem. A câmara municipal, composta por 19 vereadores, eleitos pelo povo, portanto, nossos legítimos representantes, ainda que você discorde de alguns ou de vários nomes, também tem grande responsabilidade por tudo o que vem acontecendo em Jequié. Quem tem a caneta é a prefeita, mas, como órgão fiscalizador a câmara deixa muito a desejar. Esse é o sentimento de muita gente. Alguns vereadores, inclusive, costumam dizer, na câmara, que eles vêm sendo cobrados na rua e até mesmo sendo acusados de serem omissos. E isto a câmara não pode ser. José Simões de Carvalho afirmou isso na semana passada. A cada dia que passa a situação de Jequié piora e o povo pergunta até quando vocês vereadores vão ficar calados, vão permanecer omissos. O mesmo Zé Simões anunciou que ele e os demais vereadores da bancada de oposição – Joaquim Caires, Pé Roxo, Ednael e Tinho – vão recorrer ao procurador-geral do ministério público, em Salvador, em busca de providências. Informou que será marcada uma audiência, em breve. Mas essa não deve ser uma tarefa apenas de cinco e sim de todos os 19 vereadores. Assim como os vereadores de oposição são chamados para aprovar os projetos da prefeita para não prejudicar o Município, e aprovam; os vereadores governistas também não devem se furtar dessa tarefa de agir para evitar que a administração municipal corra frouxa, como alias, vem ocorrendo. Nas ruas, as pessoas dão razão ao Zé Simões em relação a omissão, afinal, chegou a hora de dizer um basta a omissão da câmara e um basta ao descaso da administração. E a pergunta que começa a surgir nas ruas é: O que vai ser de Jequié até a entrada de um novo prefeito em janeiro de 2017? Pertinente porque estamos em meados de abril e tem sala de aula sem professor em várias escolas; tem creche sem funcionar, reformas de unidades de saúde paralisadas desde o ano passado; museu fechado há quase 3 anos; e por aí vai. Da câmara, o povo não quer ouvir pergunta do tipo: o que nós podemos fazer? Não. Da câmara o povo quer respostas, sem embromação, sem enrolação. O povo deve ficar de olho não somente na prefeita, mas também nos vereadores, conforme alertou o vereador em seu discurso.

última atualização em Ter, 14 de Abril de 2015 09:55
 
Padre de Dário Meira, morto vítima de acidente, sepultado nesta terça, 14 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 13 de Abril de 2015 22:16

O tenente-coronel Padre Pedro Pereira faleceu nesta segunda-feira, 13/04/15, na cidade de Dário Meira, onde residia e será sepultado. Ele foi vítima de acidente envolvendo um trator que conduzia. Morreu no local, na zona rural de Dário Meira. A Diocese de Jequié emitiu Nota de Pesar, assinada pelo chanceler do bispado, padre Washington Ribeiro. O bispo, dom Rui, encontra-se em Aparecida Norte, onde participa da assembleia anual da CNBB. A imagem a seguir é o último registro fotográfico da Diocese, na Missa Crismal de 2015. Nesta terça-feira, será celebrada missa de corpo presente as 9 horas.


última atualização em Ter, 14 de Abril de 2015 17:56
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>