Tânia Brito já tem candidato a prefeito, informa fonte PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 01 de Março de 2015 12:11

O nome de Luiz Gonzaga, que teve uma passagem pela prefeitura como secretário de obras, é o candidato a prefeito de Tânia Brito para as eleições de 2016. Uma fonte ligada a prefeita deu certeza ao blog jequieeregiao.com.br de que Tânia apoiará Gonzaga e que este, inclusive, estaria pronto para retornar de Salvador, onde mora, para começar a circular pelas ruas com o objetivo de divulgar o seu nome. Embora tenha a prerrogativa de concorrer à reeleição, é dado como certo que Tânia seguirá os mesmos caminhos de Reinaldo Pinheiro e Luiz Amaral de não encarrar a disputa para um segundo mandato consecutivo. A pressa em definir logo o nome, segundo essa mesma fonte, é porque o nome escolhido pela prefeita precisa se tornar conhecido.


Luiz Gonzaga é dado como certo com candidato a prefeito de Tânia Brito

última atualização em Dom, 01 de Março de 2015 12:18
 
Raio mata 5 bovinos em Lafaiete Coutinho PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 01 de Março de 2015 11:55

Cinco bovinos morreram vítimas de um raio em Lafaiete Coutinho, município da microrregião de Jequié, na tarde de sábado 28/02/15. Os animais foram atingidos no momento em que tentavam se proteger da chuva, debaixo de uma jaqueira. A propriedade rural pertencente a Val de Germano está localizada no Povoado da Lanchinha, cerca de 15 Km da sede do município.


Foto: Blog Itiruçu Online

última atualização em Dom, 01 de Março de 2015 12:19
 
Associação denuncia Governo do Estado por não investir na UESB PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 01 de Março de 2015 11:34

Com mais de três anos de defasagem, o quadro docente das Universidades Estaduais da Bahia tem necessidade de cerca de 1.200 vagas. A situação implica na falta de professores em sala de aula, precarização do trabalho docente e o desrespeito a direitos trabalhistas como promoção na carreira. O Fórum das ADs desde 2012 pressiona para a ampliação do quadro e a sua desvinculação por classe. Contudo, o governo do Estado se recusa a aumentar o número de vagas, bem como encaminhar para a Assembleia Legislativa o PL da desvinculação. A Associação dos Docentes da Universidade do Sudoeste da Bahia – Adusb – reclama da negação de direitos. “Além da óbvia falta de professores (as), em especial para os novos cursos, a não realização de concursos públicos precariza o trabalho docente”, desta a entidade. “Pressionados pelas crescentes demandas, inclusive a garantia de disciplinas para formandos (as), diversos professores (as) da casa extrapolam sua carga horária. Como as vagas do quadro estão vinculadas por classe e quase todas estão ocupadas, docentes ficam impedidos (as) de promoverem na carreira”, complementa. O Movimento Docente protocolou em dezembro do ano passado a pauta de reivindicações 2015 que reafirma a necessidade da ampliação do quadro de vagas e o respeito aos direitos trabalhistas. Até o momento o governo não se manifestou em relação ao documento. Assembleias para avaliação da crise instalada nas Universidades Estaduais estão previstas para o final de março.

 
GERAÇÃO DE EMPREGO: Jequié fechou janeiro com saldo positivo PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 01 de Março de 2015 11:31

A Bahia contabilizou no mês de janeiro de 2015 um saldo negativo de 2.872 postos de trabalho com carteira assinada. A informação foi divulgada pelo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Segundo o órgão, o resultado expressa a diferença entre o total de 62.536 admissões e 65.408 desligamentos. Em janeiro de 2015, o resultado do emprego foi negativo tanto no interior do estado quanto na Região Metropolitana de Salvador (RMS). No interior foram fechados 1.880 novos postos de trabalho, e na RMS foram encerrados 992 postos de trabalho. No interior do estado, em janeiro de 2015, Jequié, Amélia Rodrigues e São Francisco do Conde se destacaram na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia. Jequié registrou 647 novos postos de trabalho, Amélia Rodrigues criou 626 posições com carteira assinada e São Francisco do Conde gerou 513 postos. Segundo os dados do Caged, o setor que mais empregou na Bahia foi o de serviço, com mais 1.579 postos, seguido pela Indústria de Transformação (+569 postos), Agropecuária (+358 postos) e Serviços Industriais de Utilidade Pública (+81 postos). Registraram saldos negativos os seguintes setores: Comércio (-2.734 postos), Construção Civil (-2.585), Extrativa Mineral (-81 postos) e Administração Pública (-59 postos). A Bahia (-2.872 postos) ocupou a sexta posição no saldo de postos de trabalho dentre os estados da Região Nordeste e a 19ª posição no Brasil em janeiro de 2015.

 
AGUARDE! PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 01 de Março de 2015 11:25

 
POVO CONDENADO A VIVER NO ESCURO: Conta de luz sobe, em média, 23,4% no país PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 01 de Março de 2015 11:02

As contas de luz no Brasil vão aumentar, em média, 23,4% a partir da próxima segunda-feira (2/3/15), quando começa a vigorar a revisão extraordinária aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Na Bahia, a Coelba terá reajuste de 5,4%, mas tem lugar que o governo pesou a mão ainda mais, chegando a 39,5%. Os impactos da revisão serão diferentes conforme a região da distribuidora. Para as concessionárias das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste o impacto médio será de 28,7% e para as distribuidoras que atuam nas regiões Norte e Nordeste, de 5,5%. A diferença ocorre principalmente por causa da compra de energia proveniente de Itaipu. Das 63 distribuidoras, 6 já passaram, em fevereiro, pelo reajuste ordinário. A Aneel determinou que os consumidores paguem, via contas de luz, R$ 22,06 bilhões para o fundo, responsável por várias ações, incluindo o pagamento de indenizações a empresas.

 
19º BPM apreende 6 kg de maconha em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 01 de Março de 2015 10:56

Uma mala de viagem contendo 6 kg de maconha, duas balanças de precisão e cinco celulares foram apreendidos por policiais militares da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO), durante a operação “Fecha Porteira”, por volta das 22h30min de sexta-feira (27/02/15). Na operação, foram detidos Silas Alves dos Santos (22 anos), Jéssica Souza Santos (22) e Fernanda Rocha de Jesus (27) e encaminhados a Delegacia de Polícia juntamente com a droga apreendida. Segundo informações complementares, os motociclistas “ABUTRES", realizavam ronda numa localidade conhecida como baixa do Bonfim, bairro Jequiezinho, quando visualizaram os envolvidos em atitude suspeita. As informações são do DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL do 19º BPM.

 
Jequié debate sobre diagnóstico socioeconômico local PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 27 de Fevereiro de 2015 17:24

Com o propósito de conhecer melhor a realidade empresarial, comercial e industrial de Jequié, a prefeitura de Jequié, através da secretaria de desenvolvimento econômico, em parceria com o SEBRAE, realizou, nesta sexta-feira (27/02/15), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jequié – ACIJ -, encontro para abordar sobre o diagnóstico socioeconômico do Município, visando à realização do censo empresarial e industrial de Jequié 2015. O tema foi apresentado pelo consultor externo do SEBRAE, Celso Amaral. O censo retratará a realidade estrutural e conjuntural das atividades desenvolvidas no Município, ao tempo em que permitirá aos investidores atuais e futuros uma compreensão sobre os setores produtivos. O censo é composto de mapas, relatórios e empresas cadastradas no município.


Foto: PMJ

 
Acidente de trânsito; uma rotina infeliz que se transformou em problema crônica PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 27 de Fevereiro de 2015 16:46

Capotamento deixa duas pessoas feridas em Jequié. O acidente, envolvendo um Fiat Uno, ocorreu na Avenida Otávio Mangabeira, no trecho Mandacaru/Distrito Industrial, nesta sexta-feira, 27/02/15. Socorristas do Samu e policiais militares estiveram no local. Acidentes no perímetro urbano de Jequié é uma rotina infeliz que vem se tornando num problema crônico. Para agravar a situação, algumas vítimas ficam até uma semana no aguardo por uma cirurgia. É o caso de um cidadão atendido no Hospital Geral Prado Valadares com fratura na clavícula, em razão de um desastre ocorrido na Avenida Franz Gedeon, bairro Jequiezinho, na segunda-feira, 23. Segundo um familiar dele, o processo cirúrgico ocorrerá somente em março.


Foto: Blog Zenilton Meira

última atualização em Sex, 27 de Fevereiro de 2015 17:33
 
JEQUIÉ: ADCB administrará Restaurante Universitário da UESB PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 27 de Fevereiro de 2015 10:13

A abertura do Restaurante Universitário Solidário da UESB, campus de Jequié, será às 11 horas, de segunda-feira, 02/02/15, resultado de uma parceria firmada com a Associação das Donas de Casa do Estado da Bahia (ADCB). O restaurante será administrado pela ADCB através de uma equipe formada por mulheres capacitadas - nutricionista, chefe de cozinha e auxiliares - que atenderá ao conjunto da comunidade acadêmica (docentes, discentes e servidores técnico-administrativos) terceirizados e visitantes da instituição, inicialmente servindo almoço de segunda a sexta-feira. Futuramente será oferecido jantar e aos sábados apenas almoço. Para Marinelma Macedo Gomes, presidenta da ADCB, o Restaurante Universitário Solidário é uma iniciativa pioneira nesse setor. “Essa parceria proporciona o empoderamento das mulheres da ADCB, pois gera emprego para as associadas que trabalharão no restaurante em regime de cooperativa”, disse. No projeto, na estrutura da cozinha, serão oferecidos cursos gratuitos de culinária para a comunidade. A refeição será disponibilizada na opção bandejão ao custo de R$ 4,00 (quatro reais). Os estudantes não cotistas terão 10% de desconto e os estudantes cotistas terão 20%, apenas no bandejão. Será oferecido o serviço a quilo ao custo de R$ 10,00 (dez reais), aberto a toda comunidade, devendo servir entre 250 e 300 refeições por dia.

 
JUSTIÇA: Postar, compartilhar, comentar e até mesmo curtir pode gerar punição rígida PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 27 de Fevereiro de 2015 10:11

A justiça brasileira está mais rígida com quem usa as redes sociais e os grupos de conversas de celular para ofender, falar mal, difamar os outros. Quem posta a ofensa é punido, quem compartilha é punido e quem simplesmente entra na página e concorda com o que viu também é punido. Já tem casos em que a vítima ganhou uma indenização de R$ 20 mil de todos os envolvidos. Nos últimos seis anos passaram pela justiça brasileira mais de 500 casos de vítimas de ofensas virtuais. Na grande maioria quem ofendeu foi julgado criminalmente e pagou multa de R$ 20 mil a R$ 30 mil. O responsável pela internet naquele computador também responde pelo crime virtual. A advogada especialista em crimes virtuais, Patrícia Peck afirmou que a internet promove certa covardia. É público, mas acaba sendo de uma forma, pelas costas, com requinte de maldade. Hoje crimes tipificáveis pelo Código Penal Brasileiro tem sido o de difamação, que seria você expor a honra, a imagem de uma pessoa pela internet, e esse crime pode estar associado a outros: incitação ao crime, por exemplo, a ameaça. Se decidir ir para justiça tem prova para punir essas pessoas”, completa  a advogada.


última atualização em Sex, 27 de Fevereiro de 2015 11:34
 
Motorista embriagado tenta forjar assalto para se livrar de blitz em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 27 de Fevereiro de 2015 10:07

Um motorista de 45 anos foi preso depois de ser pego dirigindo bêbado um caminhão, na quinta-feira (26/02/15), em um trecho da BR-116, na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia. O flagrante aconteceu no KM-666 da rodovia, após o condutor ter entrado na contramão, informou o G1. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista transportava 44.550 litros de etanol combustível, de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, para Jequié. O caminhão tem placa de Minas Gerais. Segundo a PRF, ele invadiu a pista contrária, nas proximidades de uma base operacional da Via Bahia, e por pouco não provocou um acidente. Os próprios agentes da concessionária acionaram a PRF.


última atualização em Sex, 27 de Fevereiro de 2015 10:51
 
Sindicato promove em Jequié ato no Dia de Mobilização Nacional em Defesa da Caixa Econômica 100% PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 27 de Fevereiro de 2015 10:02

O Dia de Mobilização Nacional em Defesa da Caixa Econômica 100% foi marcado em Jequié com ato público promovido pelo Sindicato dos Bancários de Jequié e Região na agência central, na Rua Colombo de Novaes. Em Jequié, o movimento é liderado pelo presidente do citado sindicato, Marcel Cardim. O objetivo central da manifestação em Âmbito nacional é mostrar a população os riscos que representa a abertura de capital da Caixa Econômica Federal. Existe o temor de a venda das ações do banco traduzir-se em prejuízos a toda a sociedade. Representantes do sindicato afirmam que a abertura de capital pode afetar benefícios e programas sociais, que podem ser reduzidos ou até mesmo extintos. Como se sabe, a CEF atua diretamente nos maiores programas sociais do Brasil, como habitação, saneamento básico, infraestrutura, prestação de serviços à população, gestão do FGTS, Programa de Integração Social (PIS) e seguro-desemprego. A categoria credita estas ações ao fato do banco ser totalmente público.


Marcel Cardim liderou o movimento em Jequié. Imagem: Souza Andrade.

última atualização em Sex, 27 de Fevereiro de 2015 11:25
 
Nestlé suspenderá compra de leite em Jequié em Região, diz produtor PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 27 de Fevereiro de 2015 07:40

A Nestlé vai suspender a compra de leite na região de Jequié a partir do dia 15 de março/2015. Os fornecedores estão sendo avisados da medida, informou um produtor ao blog jequieeregiao.com.br Pequenos e médios produtores, que vivem da produção leiteira estão muitos preocupados com o fim dessa parceria comercial considerada bastante confiável. A suspensão das atividades da empresa em Jequié e região vai impactar negativamente na economia. A Nestlé é uma empresa centenária, com sede regional no município de Itabuna e que atua de maneira sólida na região há muitos anos.


Sede da empresa em Itabuna.

 
Ceep Régis Pacheco implanta curso gratuito de Técnico em Segurança do Trabalho PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 26 de Fevereiro de 2015 17:40

A direção do Ceep Régis Pacheco (antigo IERP) conseguiu junto a Secretaria de Educação do Estado da Bahia mais um curso gratuito. Trata-se do curso Técnico em Segurança do Trabalho. As matrículas já estão abertas e irão até 04/03/15. A instituição oferece outros cursos: técnico em secretariado, técnico em vendas, técnico em administração, técnico em informática e técnico em edificações nas modalidades Proeja e EPI (Educação profissional integrada). As informações são da diretora Elvia Sampaio.


 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>