Lançada campanha "Decola Jequié" em prol do aeroporto da cidade PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 19 de Abril de 2014 12:22

Acaba de ser lançada a campanha DECOLA JEQUIÉ em defesa do aeroporto de Jequié. A citada campanha vem sendo divulgada pelo Facebook dando acesso a um blog criado para esse fim. O blog, que traz um link de acesso a um documento Abaixo Assinado, faz parte da campanha, objetivando alertar as autoridades quanto às providências a serem adotadas. O documento é endereçado ao governador, deputados estaduais e federais do Estado da Bahia. Sugere que o documento seja assinado por pessoas residentes e domiciliadas na cidade de Jequié e na região. Dentre as medidas emergências cobra-se “a inclusão de Jequié na rota dos voos domésticos (regionais) de nosso estado, a fim de garantir o desenvolvimento de uma mesorregião (centro sul baiano) que tem como cidade polo Jequié (BA) com aproximadamente 161.391 habitantes (IBGE/2013), com raio de influência econômica sobre 27 municípios totalizando uma população de aproximadamente 700 mil habitantes”. Cita que os aeroportos em operação e mais próximos, distam 160km e 200km (Conquista e Ilhéus), o que dificulta a locomoção das pessoas, inclusive daquelas que apresentam limitações físicas para enfrentarem exaustivas 6 horas (terrestre) até a capital baiana.

O blog publica ainda que “não temos dúvidas que a instalação de um sítio aeroportuário compatível com nossa demanda regional, trará benefícios em todos setores da economia, visto os exemplos de êxito no interior nordestino e Minas Gerais (Parnaíba-PI; Imperatriz-MA; Juazeiro do Norte-CE; Campina Grande-PB; Petrolina-PE; São João Del Rey-MG; Governador Valadares-MG; Ipatinga-MG; Barreiras-BA, Paulo Afonso-BA; etc.) que após os governos (Federal e/ou Estadual) dotarem esses municípios de um aeroporto funcional e homologados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) outros investimentos também ‘desembarcaram’ nessas cidades”.

Avalia que “a aviação regional é uma determinante para o desenvolvimento de cidades polo nos estados brasileiros, e justifica-se por uma série de argumentos. De início, deve-se ressaltar o efeito multiplicador que a prestação de serviço aéreo regular pode proporcionar às comunidades que são atendidas: a existência de ligações aéreas regulares pode servir como estímulo à realização de negócios e de turismo em cidades (e respectivas regiões de influência) que, alternativamente, somente seriam alcançáveis por meios de transporte terrestres (alternativas mais lentas) ou, no caso de se insistir no modal aéreo, às quais somente se chegaria por táxi aéreo ou aviação corporativa (alternativas mais dispendiosas e inacessíveis por grande parte população)”.

Por arremata: “Diante dos fatos, ressaltamos a urgência de um aeroporto funcional, com voos regulares e por isso, estamos realizando a campanha: DECOLA JEQUIÉ. Na certeza de termos nosso pleito atendido.” Os interessados em outras informações devem manter contato com Augusto César Cardoso Santana (73-8831-3414) ou acesse http://www.aeroportodejequie.com.br/assinar.php


 
MPF denuncia vários militares enquadrados na Lei de Segurança Nacional. Gilvan Santana entre os denunciados. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 19 de Abril de 2014 08:40

O blog www.jequieeregiao.com.br teve acesso ao documento do Ministério Público Federal em que denuncia Marco Prisco e outros seis militares. Todos são listados a responder por crimes previstos na Lei de Segurança Nacional, que prevê duras sanções. Dentre os nomes citados aparece o do soldado Gilvan Santana. Confira abaixo os documentos em que este blog teve acesso:




Imagens: Reprodução Souza Andrade.

 

última atualização em Sáb, 19 de Abril de 2014 09:02
 
Mesmo com pedido de suspensão da greve, PM parou em Feira PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 19 de Abril de 2014 08:39

Apesar do pedido de Marco Prisco, presidente d Aspra, no sentido de a tropa não retornar a greve, o problema está longe de ser resolvido. De acordo com o site Acorda Cidade, o soldado Josafá Ramos, diretor da Aspra, em Feira de Santana, a Polícia Militar da cidade está parada. Ele afirmou que a polícia parou por iniciativa individualizada e que em outras cidades da Bahia ocorreu da mesma forma. Segundo ele, às 18h de ontem (sexta-feira, 18/04/14), a polícia já estava praticamente parada. “Cada policial, por entendimento próprio, se convenceu que a ideia era paralisar”, afirmou. A informação de Josafá Ramos, segundo o Acorda Cidade, foi transmitida na manhã deste sábado, dia 19 de abril/2014. De acordo com Josafá Ramos para o fim da nova paralisação, os policiais querem a liberação de Marco Prisco, líder da greve que foi preso na tarde de ontem (18) pela Polícia Federal. Ele acredita que o governador Jaques Wagner tenha responsabilidade na prisão de Prisco e afirma que a tendência do movimento é nacionalizar. “Por mais que Jaques Wagner queira sair da cena, não há como, no juízo de ninguém. É um absurdo. O sentimento está no coração de cada policial e o povo está vendo isso. A tropa tinha voltado para trabalhar. A liberação de Prisco é o único caminho para pacificar a segurança pública no Brasil. Eles dizem que a vinculação é com a greve de 2012, mas por que a prisão aconteceu nesse momento?”, questionou.

 
Policiais militares estudam possibilidade de retorno à greve PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 18 de Abril de 2014 21:34

Policiais militares se articulam com a finalidade de retornar a greve depois da prisão de um dos líderes do movimento, Marco Prisco. Assim que tomaram conhecimento da prisão de Prisco, ocorrida na tarde desta sexta-feira, 18/04/2014, quando viajava com a esposa e dois filhos menores (o carro foi abordado por cerca de 20 policiais federais – contou a esposa dele), representantes das associações que representam a categoria iniciaram reuniões na capital e no interior.

Em Jequié, uma reunião foi convocada no fim da tarde, informou o Soldado Gilvan em contato com o blog www.jequieeregiao.com.br O governo estadual vem sendo acusado de descumprir o acordo que foi firmado para por fim a greve ontem. Jaques Wagner é acusado de ter articulado a prisão de Prisco. O governo nega qualquer participação.

Durante a greve da PM, que durou poucas horas, o jequieense viveu momentos de muita apreensão com a ausência do policiamento ostensivo. A greve atrapalhou a vida de muita gente. A suspensão de várias atividades, a exemplo do fechamento de todas as agências bancarias da cidade, representou transtorno e prejuízo. Parte do comércio encerrou suas atividades antes do horário habitual. Faculdades e escolas não funcionaram. As atividades acadêmicas na Uesb foram suspensas afetando a votação para escolha do próximo reitor da Instituição. A eleição ficou para depois. Farmácia, loja lotérica, supermercados e padarias foram atacados por marginais. Roubo de veículos, um deles com refém, que acabou libertado minutos depois, também marcaram as horas em que a polícia militar parou.


No dia da greve, parte do comércio fechou mais cedo em Jequié. Rua 2 de Julho
sem circulação de pessoas a pé antes das 18 horas. Foto: Dell Santos.

 

última atualização em Sex, 18 de Abril de 2014 23:09
 
Médico de Jequié entre os feridos em acidente na BR 101 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 18 de Abril de 2014 19:47

Quatro pessoas feridas, dentre elas o médico cardiologista José Roberto Cabral, de Jequié. Este é o sado do acidente envolvendo dois carros na chamada Curva do Padre, na BR-101, perímetro territorial de Aurelino Leal, sul da Bahia. O acidente ocorreu nesta sexta-feira, 18/04/2014. As vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas a uma unidade hospital em Itabuna. A colisão envolveu um Corolla e um Focus. Os lesionados se recuperam bem.


Imagem reprodução




Imagens extraídas do Face de Paula Padrão.

última atualização em Sex, 18 de Abril de 2014 23:16
 
Visita de inspeção ao Conjunto Penal de Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 18 de Abril de 2014 11:57

O Conjunto Penal de Jequié recebeu visita de inspeção nesta semana. O diretor da unidade, Vinícius Oliveira, recepcionou a juíza Letícia Fernandes Freitas da Vara de Execuções Penais da Comarca de Jequié, e os juízes Reno Viana, da Vara de Execuções Penais de Vitoria da Conquista; Janine Matos Ferraz, da Comarca de Encruzilhada; e Rodrigo Souza Britto, da Comarca de Tanhaçu. Também participaram da inspeção a promotora de Justiça, Gilmara Espirito Santo Carvalho, do Ministério Público de Jequié; Diego Garcia, representante da Defensoria Pública de Jequié; padre Jairon Batista, do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais de Jequié e de Vitoria da Conquista, além dos advogados Ana Paula Oliveira e Naum Evangelista Leite. A Pastoral Carcerária foi representada por Franco. Ainda estiveram presentes estudantes do curso de Direitos Humanos do III Semestre de Direito da UESB, e a professora de Direitos Humanos e advogada, Daniella Magalhães. Esse tipo de encontro vem ocorrendo com regularidade pelo Conselho da Comunidade pra Assuntos Penais instalados em vários municípios na região Sudoeste, cujo resultado é considerado bastante proveitoso.


 

última atualização em Sex, 18 de Abril de 2014 12:11
 
Educação na base do para ou não para em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 18 de Abril de 2014 11:16

Do jeito que as coisas caminham tudo indica que os professores vão parar suas atividades, por tempo indeterminado, em Jequié. Aconteceu mais uma reunião, na quarta-feira, 16/04/2014, entre o sindicato e a prefeitura, mas ninguém consegue desatar o nó que perdura desde janeiro deste ano quando foi iniciada a negociação salarial dos trabalhadores em educação. Para piorar a situação, a prefeita Tânia Brito não compareceu a última audiência, “embora tenha confirmado a sua presença ainda no dia 2 de abril”, conforme informou a direção da APLB. A chamada Comissão Permanente de Negociação, representada por algumas secretarias municipais, APLB/Apromuje e FUNDEB praticamente não saiu do lugar. O presidente da Comissão, Márcio Raffaele, se comprometeu a averiguar a situação da folha da educação e solicitou mais um prazo. A nova data agora é 25 de abril, uma sexta-feira. Mais uma vez a APLB se mostrou firme em relação ao cumprimento da Lei do Piso Salarial Nacional do magistério e do Plano de Carreira e Remuneração do magistério público. “Esperamos a resposta até hoje (16) e já existe uma assembleia marcada para antes da audiência do dia 25/04, ali a categoria decidirá se irá deflagrar uma greve na educação ou se irá esperar uma posição do governo”, afirmou a diretora da APLB/Apromuje, Caroline Moraes. Os detalhes dessa reunião serão expostos e discutidos na próxima Assembleia da Categoria, marcada para a próxima quarta-feira (23), conforme informou a Ascom APLB/Apromuje.


 
Semana Santa em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 18 de Abril de 2014 10:12

Na Quinta-feira Santa de 2014, Dom José Ruy, bispo da Diocese de Jequié, concelebrou, com todo o clero diocesano, a Missa Estacional na Catedral diocesana, na qual abençoou os óleos dos Catecúmenos, dos Enfermos e do Crisma. Muitos fiéis se uniram para rezar pelos seus presbíteros e assistirem a renovação das promessas sacerdotais. A informação foi publicado no Facebook da Diocese. Na Homilia, o bispo enfatizou o tema das vontades de Deus e as vontades humanas. Após seguiu-se o Rito de benção dos óleos. Religiosos de outras Congregações também se fizeram presentes, como os Franciscanos e as Religiosas.

 


Celebração na Catedral Santo Antônio

Lava Pés na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

 
Prepare o bolso que lá vem chumbo grosso: Reajuste no preço da água PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 18 de Abril de 2014 10:01

Prepare o bolso que lá vem chumbo grosso. A Embasa vai proceder reajuste das tarifas de água e esgoto em 7,8%. A zorra foi autorizada por uma tal Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) e não tem choro nem vela porque a bagaceira já foi publicada no Diário Oficial do Estado da Bahia, em sua edição de quinta-feira, 17 de abril. O percentual será aplicado de forma linear sobre a estrutura tarifária vigente e passará a vigorar a partir do dia 6 de junho. E tem uma coisa: A Embasa pediu um reajuste de 12,12%.


 

última atualização em Sáb, 19 de Abril de 2014 21:07
 
JEQUIÉ: Exposições devem movimentar cerca de R$ 20 milhões PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 17 de Abril de 2014 21:43

A programação da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié e da ExpoNacional, que acontecerão simultaneamente no Parque de Exposições Luiz Braga, entre 17 e 25 de maio, foram apresentadas no sede do Sindicato Rural, na terça-feira, 15/04/14. O presidente o sindicato, coronel Ivo Silva Santos, disse que todo o trabalho vem sendo planejado para um movimento em torno de R$ 20 milhões.


Coronel Ivo concede entrevista ao repórter Dell Santos.

 

última atualização em Qui, 17 de Abril de 2014 21:46
 
Novo desastre na Serra do Mutum PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 17 de Abril de 2014 20:26

A Serra do Mutum (BR 116) continua sendo palco de desastres. Um caminhão, que transportava coco verde, tombou na altura do Km 643. O motorista chegou a ficar preso nas ferragens, sendo socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, com ferimentos. Parte da carga foi saqueada por populares, informou o Blog Marcos Frahm. O acidente aconteceu nesta quinta-feira, 17/04/2014, por volta das 15 horas.


Imagem: Marcos Frahm.

 

última atualização em Qui, 17 de Abril de 2014 21:50
 
Empossados subcomandante e corregedor da Guarda Municipal de Jequié. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 17 de Abril de 2014 17:41

A Guarda Municipal de Jequié empossou o subcomandante, o GM ESP Clóvis, e o corregedor o GM Valdinelio. A solenidade aconteceu na terça-feira, 14/04/14, quando a tropa esteve reunida no estacionamento do Centro de Cultura ACM para em seguida se reunirem no estacionamento do prédio sede da Prefeitura.


 
DA SÉRIE: Sucupira é aqui. Parte III PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 17 de Abril de 2014 17:28

Em tempos de mobilidade urbana, espaços públicos dificultam o direito de ir e vir em Jequié. É o caso das passarelas. Um exemplo flagrante é a sobre o “Rio” Jequiezinho, onde cadeirantes e outras pessoas não têm vez. É preciso encontrar soluções para este e outros problemas, afinal, os justos não podem continuar pagando pelos pecadores.


Foto: Luciano Chokollate.

 

última atualização em Qui, 17 de Abril de 2014 17:48
 
Pizzaria Bella Massa: Aberta às 18 horas PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 17 de Abril de 2014 15:53

 
Com o fim da greve da PM, de volta a rotina prejudicada. "Casa" ainda desarrumada PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 17 de Abril de 2014 15:45

Com o fim da greve da PM, anunciada na tarde desta quinta-feira, 17/04/14, a população tenta voltar sua rotina aos poucos, principalmente nas cidades que registraram crescimento da violência. Em Jequié, vários estabelecimentos comerciais foram alvos de ataques nas últimas horas, vários deles hoje. Panificadoras, farmácias e lojas lotéricas estão entre os negócios mais visados pelos bandidos. Ocorreu um homicídio no período da greve. Como tem muita gente marcada para morrer, ao que parece, aproveitaram a ausência do policiamento ostensivo para se esconder – temem mais o mundo sem lei deles do que o controle do Estado.

Em entrevista, o governador Jaques Wagner (PT) acredita que ainda é muito cedo para avaliar o impacto direto da greve dos policiais militares na candidatura de Rui Costa. Pensa ser difícil “fazer essa conta”. Em 2012, muitos analistas atribuíram a derrota do então candidato a prefeito de Salvador, Nelson Pelegrino (PT), ao clima gerado pelas greves dos policiais que durou 12 dias e a dos professores da rede estadual de ensino.


Governador Jaques Wagner. Foto arquivo reprodução.

 

última atualização em Qui, 17 de Abril de 2014 16:10
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>