Estrada de Florestal corre risco de interdição total. Com a palavra o prefeito de Itagi. Entenda. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 31 de Julho de 2015 22:35

Cada vez pior a situação da BA 547 – estrada que liga Jequié a Gandu via Florestal/Apuarema/Itamari. Diariamente, os usuários colocam suas vidas em risco diante da precariedade da via. Como se não bastasse problemas relacionados ao acostamento, buracos e deficiência na sinalização, observa-se que, em breve, a BA estará totalmente interditada para a passagem de veículos, conforme mostra a imagem a seguir, depois do deslizamento de terra que já toma quase totalidade da estrada. Como o governo acabou com o Derba e o maquinário foi repassado ao Consórcio Intermunicipal, as cobranças devem ser encaminhadas ao prefeito de Itagi, atual presidente do citado consórcio. Essa é a situação de Jequié!


Trecho perto do distrito de Florestal, em Jequié.

última atualização em Sex, 31 de Julho de 2015 22:48
 
Avaliação negativa teria motivado sigilo de reunião PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 31 de Julho de 2015 22:21

A vã tentativa de afastar a imprensa da alta cúpula da segurança pública do estado da Bahia, em evento realizado em Jequié, nesta sexta-feira, 31/07/15, encontra duas explicações na avaliação dos analistas de plantão. Uma delas é que o secretário veio à cidade dois dias depois da divulgação do resultado de uma pesquisa do Instituto Paraná, a mesma que avalia positivamente o Governo Rui Costa, mas que o setor de segurança como um dos principais problemas. O levantamento mostra que a maioria dos baianos vê a saúde como o maior problema do Estado (35,1%) dos ouvidos e segurança pública (22,6%). Maurício Barbosa estaria com os nervos à flor da pele. Inclusive teria aproveitado o encontro para cobrar de delegados e comandantes melhores resultados. Afora essa possibilidade de perder o emprego, também deve ter pesado, na avaliação de muitos, o fato de ele de prometido “mundos e fundos” quando aqui esteve em 2011 e pouca coisa ou quase nada mudou de lá para cá.


Flagrante da reunião do secretário de segurança pública.

 
Cineasta baiano vai gravar documentário sobre a Venezuela PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 31 de Julho de 2015 18:25

O cineasta baiano Dado Galvão, natural de Jequié, prepara uma saga para este ano. Ele vai até a Venezuela em novembro para acompanhar as eleições presidenciais do País e gravar o documentário Missão Ushuaia. O nome do documentário remete ao protocolo homônimo assinado por todos os países que ingressam no Mercosul. Dado diz ter como objetivo "deixar claro que nem ditadura de esquerda, nem de direita servem à democracia". Ele vai para o País ao lado do fotógrafo paraibano Arlen Cezar. Ambos serão ciceroneados pela ex-modelo e estudante Sairán Rodrigues, de 21 anos, que ficou presa por 5 meses e chegou a ficar 55 sem ver o sol por fazer oposição ao presidente Nicolás Maduro. "Vamos falar com diversos venezuelanos, especialmente com os jovens que foram presos e ainda continuam lutando pela questão da democracia no País", afirmou Dado ao A TARDE.

 

A hospedagem é a única coisa certa. Dado ainda está captando recursos para as passagens aéreas. "Anunciamos nas redes sociais e muita gente fez contato tentando passagens. Tem muitos amigos engajados em ajudar, mas até o momento estamos sem resposta". Este é o terceiro documentário de Dado. O primeiro, Conexão Cuba-Honduras (2013), resultou na visita da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil, e a Feira de Santana, onde foi vaiada.


 
Organizadores de encontro da Segurança Pública ainda não esclareceram sobre tentativa de sigilo absoluto de reunião em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 31 de Julho de 2015 13:44

Ainda não foram esclarecidos os motivos de os comandos do 19º Batalhão da Polícia Militar e da 9ª Corpin não terem comunicado aos profissionais de imprensa de Jequié sobre o encontro de cúpula da segurança pública do estado da Bahia, inclusive com a presença do secretário Maurício Barbosa, que veio a ser realizado no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães, nesta sexta-feira, 31/07/15. O evento, que faz parte do cronograma de atividades do governo, foi “descoberto” por repórteres somente na noite anterior junto à fontes que pediram para não terem suas identidades reveladas. Apesar de todo o sigilo por parte dos organizadores da reunião, a informação chegou ao conhecimento de alguns comunicadores. “Sempre que um secretário de Estado vem à cidade, o governo viabiliza um momento com os profissionais de imprensa, o que é muito salutar, pois também serve para estreitar os laços da gestão com os moradores”, destacou o radialista Souza Andrade (Jequié FM 89,7), ao afirmar não ter entendido tamanha falta de sensibilidade justamente de um órgão que tanto busca o apoio dos veículos de comunicação para suas ações. "Ninguém quer participar da reunião, mas ter conhecimento dela, não justificando fazer um encontro tão importante sem justificar a quem paga o salário deles", concluiu.


Centro de Cultura às 5h45min desta sexta-feira. Imagem: Souza Andrade.

última atualização em Sex, 31 de Julho de 2015 18:24
 
Jovem faz apelo por tio internado no HGPV PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 31 de Julho de 2015 13:23

Uma jovem jequieense publicou uma mensagem em rede social, compartilhada a várias pessoas, na qual faz um apelo em prol de um tio internado no Hospital Geral Prado Valadares e que carece de atenção. “Senhores, venho através dessa mensagem fazer um apelo ao atendimento das pessoas no Hospital Geral Prado Valadares”. Ela relatou que o tio Antonio Neto foi vítima de um grave acidente de moto na BR 116 e que esteve 14 dias em coma, porém já saiu da UTI e agora busca se recupera de uma bactéria no pulmão enquanto aguarda fazer uma cirurgia no braço. Ela lamenta, no entanto que, “durante este período de 08 dias, ele teve APENAS UMA VISITA de um médico”. E completou: “Este adoeceu e a médica que deveria acompanha-lo realiza suas análises via prontuário. Por isso peço pelo amor, que alguma autoridade de Jequié se compadeça por esta situação que os enfermos da nossa cidade estão passando neste hospital. SÃO VIDAS QUE PRECISAM DE AJUDA. Alguém, por favor, nos ajudem, não vamos esperar que o pior aconteça”, concluiu. Veja abaixo o teor da mensagem postada em rede social.


 
Sérgio da Gameleira, ex-PT, deve definir futuro partidário dele nesta sexta, 31 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 31 de Julho de 2015 00:00

O futuro partidário do vice-prefeito de Jequié, Luiz Sergio Suzarte Almeida, o Sergio da Gameleira, que oficializou a saída dele do Partido dos Trabalhadores (PT), recentemente, encontra-se em Salvador, onde deve definir o seu futuro partidário nesta sexta-feira, 31/07/15, ou no mais tardar no sábado, 01/08/15, conforme ele informou ao Blog jequieeregiao.com.br sem no entanto, adiantar o nome da futura agremiação.

O ingresso em outro partido visando às eleições municipais de 2016 será o terceiro fato político protagonizado por ele nos últimos meses. Antes do pedido de desfiliação, Gameleira havia anunciado o rompimento dele com o grupo liderado pelo deputado federal Roberto Brito, tendo se desligado da administração da prefeita Tânia Brito, alegando discordar com a administração municipal que, segundo ele, não cumpriu nenhum dos compromissos políticos assumidos com o mesmo em época de campanha. Também se queixa do tratamento que vinha recebendo tanto da prefeita como do deputado, este último o grande mentor da atual administração, ora alvo de duras críticas e de uma saraivada de denúncias de supostas irregularidades que o vice-prefeito afirma que levará as últimas consequências.


última atualização em Sex, 31 de Julho de 2015 00:07
 
Ari Moura receberá Título de Cidadania dia 21 de agosto PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 30 de Julho de 2015 17:39

O jornalista e radialista Ari Moura (Jequié FM 89,7 e jornal A FOLHA), é o mais novo cidadão baiano. Ele receberá o Título de Cidadão Baiano, outorga da Assembleia Legislativa da Bahia, em Sessão Especial a ser realizada na Câmara de Vereadores, às 19 horas, do dia 21 de agosto/2015. A proposta, iniciativa do deputado Euclides Fernandes, foi aprovada por unanimidade em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Jequié e Região.

Ari Machado Moura é natural de Patos, município do estado da Paraíba, mas reside em Jequié, aonde chegou com poucos meses de vida e sempre esteve integrado à sociedade.


Ari Moura, baiano de fato e agora de direito.

última atualização em Qui, 30 de Julho de 2015 17:41
 
Bandeira tarifária de agosto deve continuar vermelha PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 30 de Julho de 2015 10:15

Apesar da melhora na quantidade de chuvas e da diminuição da demanda por eletricidade no país, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, disse que a bandeira tarifária de agosto deve continuar vermelha. A cor da bandeira para o oitavo mês do ano será anunciada pela Aneel nos próximos dias. O consumidor paga R$ 5,50 a mais para cada 100 quilowatt-hora (kWh) quando a bandeira é vermelha, que vem sendo utilizada ininterruptamente desde janeiro.


 
Professor jequieense premiado em Recife PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 30 de Julho de 2015 10:10

O professor jequieense Djalma Palma foi o ganhador do Prêmio Desafio Universitário Empreendedor promovido pelo SEBRAE para os universitários, na condição de professor orientador da aluna Flávia Souza, de Bom Jesus da Lapa/BA. “O aluno faz a inscrição e convida um professor para ser o seu orientador”, explicou ao Blog jequieeregiao.com.br depois de retornar de Recife/PE, local da solenidade de premiação. O jogo, denominado Desafio Universitário Empreendedor foi criado e é administrado pelo SEBRAE com o objetivo de incentivar os universitários a desenvolverem a sua criatividade empreendedora. O processo e composto de vários jogos virtuais onde são tomadas decisões como se estivesse em uma empresa. Afora isso, tem também várias questões relacionadas a gestão e a legislação fiscal devem ser respondidas no menor tempo possível. Djalma esclarece que o Concurso é feito em duas etapas, uma estadual e outra nacional e o aluno ou os alunos da equipe vencedora ganha uma viagem internacional. Neste caso, os vencedores de 2014 foram ao Japão.


Professor Djalma Palma.

 
Votação da LDO ficou para a próxima semana PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 30 de Julho de 2015 10:07

A maioria dos vereadores da base governista não compareceu a sessão desta quarta-feira, 29/07/15, e a votação do parecer do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) somente deverá ser apreciado na próxima semana. Enquanto isso, a pauta permanece travada, o que vem interferindo no andamento de projetos de interesse da administração municipal e da própria população. Um dos projetos na lista de espera é o que estabelece critérios para a renegociação de dívidas do IPREJ.

 
Polícia informa que "Real" foi preso em São Paulo PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 30 de Julho de 2015 09:58

Operação da Polícia Federal das Delegacias de Vitória da Conquista e de Ilhéus culminou na prisão de Sandro Santos Queiroz, o Real, apontado pela polícia como um dos principais traficantes de Jequié e com atuação em Ilhéus, Ipiaú, Jaguaquara, dentre outras. De acordo informações da polícia, ele estava na baixada santista, litoral de São Paulo, desde o fim de 2014, mas precisamente na cidade turística de Bertioga, onde utilizava documento falso para não ser identificado pela polícia local. A informação é que Real será recambiado para a Bahia. Os envolvidos irão responder por diversos crimes, dentre eles tráfico de drogas, associação ao tráfico e integrar organização criminosa, além de homicídio. As penas, se somadas, podem chegar a mais de 30 anos de reclusão, informou o G1.

última atualização em Qui, 30 de Julho de 2015 10:24
 
ENCONTRO DE ASSOCIAÇÕES DE MORADORES DE JEQUIÉ PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 30 de Julho de 2015 09:56

No último dia 26/07, o Diretor da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Jequié, o Prof. Me. Paulo Vasconcelos, esteve representando esta Instituição de Ensino Superior no 1? Encontro de Dirigentes de Associações de Moradores de Jequié, promovido pela conceituada Central das Associações Comunitárias – CENASC, presidida pelo Sr. Osvaldo Almeida, o qual externou aos presentes os trabalhos e as ações que ele, juntamente com os demais membros da diretoria da CENASC, vêm desenvolvendo em prol do fortalecimento das comunidades locais. Em sua apresentação oral, perante um auditório composto por líderes comunitários, autoridades e convidados, o diretor da FTC Jequié, o Prof. Paulo Vasconcelos, parabenizou o Sr. Osvaldo Almeida e a CENASC pelo profícuo e importante trabalho que eles vêm promovendo na comunidade jequieense. Falou também sobre os novos cursos de graduação e de pós-graduação oferecidos pela Unidade Jequié e a importância do convênio de parceria entre a CENASC e a FTC para a formação e capacitação dos líderes comunitários, bem como para os seus cônjuges e dependentes. (ASCOM FTC JEQUIÉ).

 
Outubro Rosa na Santa Casa Hospital São Judas Tadeu em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 29 de Julho de 2015 17:43

No mês de outubro, as atenções do mundo são voltadas para um assunto de extrema importância e que mata milhares de pessoas por ano: o câncer de mama. Engajada na causa, a Fundação José Silveira, desde o ano de 2010, se tornou madrinha do movimento Outubro Rosa na Bahia. A iniciativa tem por objetivo sensibilizar a população sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. Para tanto, diversas atividades são realizadas, a exemplo de mutirões de mamografia e oficinas de artesanatos com mães de pacientes, para favorecer a criação de oportunidades de geração de renda para os participantes. Parceiros e militantes, a cantora Gilmelândia e os artistas plásticos Bel Borba e Irá Salles estão sempre presentes nas atividades, trazendo muita alegria e conhecimento aos envolvidos. Outro fator de tradição na Campanha é a iluminação de monumentos em cor-de-rosa do Hospital Santo Amaro e Santa Casa Hospital São Judas Tadeu, em Jequié.


 
Insatisfeitos com a gestão municipal voltam a defender, na câmara de vereadores, o impeachment da prefeita de Jequié. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 29 de Julho de 2015 08:48

Insatisfeitos com a gestão municipal voltam a defender o impeachment da prefeita. Durante a sessão ordinária da câmara nesta terça-feira, 28/07/15, integrantes do Movimento Civil Organizado (MCO) voltaram a pressionar os vereadores para uma tomada de decisão em relação aos destinos de Jequié. Entendem que muitos sabem que as coisas desandaram, mas insistem nas lamentações, o que não resolve. Foi justamente com este entendimento que o grupo levantou sua voz em defesa do Município. Teve cartaz pedindo o afastamento da prefeita Tânia Brito do cargo e teve discurso inflamado de um cidadão, microempresário que cobrou uma postura firme dos vereadores, argumentando que todo mundo sabe que a atual administração já não tem mais nada a oferecer ao povo apesar da arrecadação de R$ 23 milhões por mês. Embora com o pé atrás, muitos dizem acreditar que desta vez o povo pode encontrar o esperado apoio da câmara. Como se sabe, sete ou oito vereadores se anunciam como independentes, deixando a base governista com apenas cinco representantes. O pensamento é que, quando o vereador é da base, a pressão é muito grande, mas, no momento em que o vereador é de oposição e se diz independente, naturalmente que esse poder de pressão diminui e a tendência, na teoria, é o vereador se aproximar mais do povo. Em verdade, a administração municipal se distanciou do povo. Ninguém ouve a população. Inclusive os próprios vereadores se queixam, do alto da tribuna da câmara, que não são ouvidos. Comenta-se que Tânia, Jacobson e nem o deputado Roberto escutam ninguém. Como resultado é um governo que não atende aos anseios da população. E a revolta começa a se tornar visível e deve ganhar as ruas neste mês de agosto.2015 quando tem programado uma grande manifestação em âmbito nacional contra toda forma de mazela administrativa. Tomara que desta vez as coisas saiam conforme o planejado.


Luciano Silva é membro do Movimento Civil Organizado (MCO).

última atualização em Qua, 29 de Julho de 2015 09:13
 
Itabuna e Feira ganham mais uma Vara Criminal PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 29 de Julho de 2015 08:40

As comarcas de Feira de Santana e de Itabuna ganharão mais uma vara criminal, conforme Resolução do Tribunal Pleno. Será instalada a 6ª Vara Criminal em Feira de Santana e a 7ª Vara Criminal em Itabuna. As unidades, denominadas Varas de Execuções Penais e Medidas Alternativas, são importantes nas comarcas, ambas sedes de conjuntos penais com execução de regimes fechado e semiaberto. As varas terão competência exclusiva para processamento e julgamento de feitos relativos a execuções de penas e suas medidas alternativas. Com as autorizações do Tribunal Pleno, e de acordo com o tribunal, a Comarca de Feira de Santana passa a contar com quatro varas criminais e a Comarca de Itabuna, com três.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>