JEQUIÉ: Denúncia que acusa avó de vender cinco netos ganha repercussão PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 24 de Maio de 2016 23:42

R7, Portal de Notícias ligado a TV Record, publicou uma reportagem sobre um fato ocorrido em Jequié, que vem tendo uma repercussão muito grande. A manchete é a seguinte: Avó é acusada de vender cinco netos por R$ 100 cada. Alexandra da Cruz Ferreira procurou o Conselho Tutelar do município e acusou a própria mãe. Segundo o R7, “uma mulher procurou o Conselho Tutelar do município de Jequié, acusando a mãe de vender os cinco netos por R$ 100 cada um deles. As crianças teriam sido vendidas na Cidade Baixa, em Salvador. Na mesma semana, Alexandra procurou os conselheiros alegando que havia recuperado os filhos, de idades entre oito e 15 anos”. Alexandra informou que precisou ir de casa em casa, na capital baiana, para recuperar os filhos. Ela retornou ao conselho se queixando que uma das crianças havia sido queimada pela avó, entretanto, nada foi confirmado. A mulher continua procurando pelo quinto filho que, segundo ela, está em Catu, perto de Salvador.

GUARDA PROVISÓRIA

Segundo o Portal R7, a situação ocorreu após a guarda provisória dos cinco filhos de Alexandra ter sido dada à mãe dela, Rita de Cássia Nascimento da Cruz, que reside em Salvador, por questões de maus-tratos. A mãe das crianças foi acusada de ter queimado a genitália de um dos filhos. Ainda conforme o conselho, nada foi confirmado pelo exame de corpo de delito. Após a denúncia da mulher sobre a venda das crianças, os filhos retornaram a conviver com a mãe biológica. Visitas do Conselho Tutelar à casa das vítimas ocorrem regularmente para verificar a situação delas. Ainda de acordo com informações atribuídas ao conselho, no ato da denúncia da venda das crianças, Alexandra não soube fornecer o endereço e nem o contato da mãe dela, o que teria impossibilitado a investigação. O caso deverá ser encaminhado para o MP (Ministério Público) e para a Vara da Infância e Juventude.


Sede do Conselho Tutelar de Jequié. Imagem: Souza Andrade.

última atualização em Ter, 24 de Maio de 2016 23:44
 
“A gente pode mudar os destinos da nossa cidade”, diz membro do OSJ PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 24 de Maio de 2016 17:50

A Unidade de Saúde da Família Odorico Mota, localizada no Posto Manoel Antônio, e o Centro de Saúde Almerinda Lomanto, no bairro Joaquim Romão, foram alguns dos órgãos públicos visitados pelo recém-criado Observatório Social de Jequié (OSJ) como parte de suas atividades de rotina na busca pela gestão do dinheiro público. As informações foram passadas durante reunião promovida pelo OSJ, no auditório da Associação Comercial, nesta segunda-feira (23.05.16). Esta é uma das muitas atribuições do Observatório, que também acompanha licitações, como ocorreu recentemente, quando a prefeitura de Jequié escolheu a empresa fornecedora de gêneros alimentícios para as escolas municipais. “Nós acompanhamos licitações desde os editais, passando pelo certame, depois monitoramos a chegada dos produtos e a distribuição nas unidades escolares. Assim, o município pode acompanhar preços, prazo e qualidade”, informou um dos membros da diretoria do OSJ. Foi durante as visitas a essas e outras unidades de saúde que Observatório constatou que a população não vem sendo bem assistida e os servidores precisam de melhores de condições de trabalho. Foi verificada carências de insumos, medicamentos, médicos e enfermeiros, além da precariedade das suas instalações e deficiências na higienização de alguns desses espaços. Caso a gestão pública local não providencie as devidas correções, essas questões poderão parar na justiça.

A FORÇA DO POVO

“A gente pode mudar os destinos da nossa cidade”. Foi o que disse a secretária executiva do Observatório Social de Jequié, Marcela Dalcon, durante a reunião, ao destacar a importância do engajamento de todos nesse processo de construção da cidadania que exige a participação da sociedade civil organizada e da população em geral. “Estamos felizes com o interesse e envolvimento das pessoas e torcemos que a população em geral também abrace essa causa”, comentou a vice-presidente para assuntos institucionais e de alianças, Wilma Cedro Stock, uma das voluntária do Observatório local.


Marcela Dalcon

CIDADANIA

O encontro do OSJ contou com a participação do procurador da República, Flávio Matias, que proferiu palestra sobre Cidadania. Na ocasião ele destacou a importância do Observatório e de outros organismos de fiscalização e monitoramento da gestão pública. Segundo ele, a atuação do controle social automaticamente exige mudança de postura dos gestores. O representante do Ministério Público Federal em Jequié e Região também enalteceu a maneira de atuação como o recém-criado OSJ age em busca da prevenção de ilícitos, que, infelizmente, ocorre de forma generalizada no País, segundo ele.

OSJ

Observatório Social é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, disseminadora de uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. É formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública.


Procurador da República, Flávio Matias, proferindo palestra.

última atualização em Ter, 24 de Maio de 2016 17:59
 
Mr. Natureba PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 24 de Maio de 2016 17:39

Caldos, panquecas, tapiocas, cerveja artesanal, cerveja sem glúten, Wraps (Exclusividade Mr. Natureba), café artesanal e mais um montão de delícias elaboradas especialmente pra você! Emoticon heart

 
Proteção das nascentes é tema de palestra na Exposição Agropecuária de Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 24 de Maio de 2016 17:35

Iniciado o ciclo de palestras do Programa do Senar Bahia, na 37ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié, no Parque de Exposições Luiz Carlos Braga. A primeira palestra aconteceu nesta terça-feira (24.05.16), abordando sobre Proteção das Nascentes e Recuperação de Pastagens. Foi realizada no stand “Casa do Homem do Campo”, tendo como palestrantes o engenheiro florestal Dan Érico Lobão; o agrimensor Marcos Paulo Vasconcelos e o zootecnista Érico Sá Lobão. O objetivo da “Casa do Homem do Campo” é oferecer cursos com técnicos especializados, para atender o produtor rural e divulgar todos os cursos e programas da Instituição, que tem capacitado quase 50 mil pessoas por ano, gratuitamente. Segundo o presidente do Sindicato Rural de Jequié, coronel Ivo Silva Santos, nos próximos dias 26, 27 e 28, pela manhã e tarde, a “Casa do Homem do Campo” oferecerá  várias outras palestras.


Foto: Divulgação.

 
DE NOVO: Sai exoneração de Marcos Neves PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 23 de Maio de 2016 23:30

Mexeu e virou e o prefeito em exercício de Jequié, Sérgio da Gameleira, fez o que deveria ter feito na semana passada e evitado críticas apontadas como a primeira grande lambança de sua gestão. O Diário Oficial do Município de Jequié desta segunda-feira (23.05.16) publica decreto em que exonera Marcos Santana Neves do cargo de procurador geral do Município. Na mesma edição publica decreto em que designa o procurador de classe especial, Daniel Andrade Matos, para o cargo de subprocurador geral do Município, ficando investido em todos os poderes inerentes ao cargo. A Câmara de Vereadores deve votar nesta semana, o pedido encaminhado pelo Poder Executivo em prol da escolha do advogado Gláucio Chaves.


 
Em Jequié, Corpus Christi terá missa na Praça Rui Barbosa PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 23 de Maio de 2016 18:28

A Diocese de Jequié decidiu promover mudanças quanto às celebrações de Corpus Christi nesta quinta-feira (26.05.16). Neste ano, a missa será celebrada as 17 horas, na Praça Rui Barbosa. Em seguida haverá a procissão pelas vias públicas, no seguinte itinerário: Rua da Itália, Praça Luís Viana, Rua Otávio Mangabeira, passando novamente pela Praça Rui Barbosa e Rua 2 de Julho seguindo em direção a Catedral de Santo Antônio, onde acontecerá a Bênção do Santíssimo Sacramento. A procissão atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo".


 
Dinheiro público jogado fora em Florestal PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 23 de Maio de 2016 16:30

A Administração Tânia/Roberto Britto passou, mas os estragos estão por toda parte, com obras inacabadas, a exemplo da reforma e ampliação do Posto de Saúde da Família Izabel Andrade, no distrito de Florestal, que é mais um exemplo de dinheiro público jogado fora. A prefeita desativou a unidade de saúde para providenciar a reforma e deixou a população sem uma assistência digna.


Recursos reforma e ampliação do PSF de Florestal foram conseguidos no fim 
do Governo de Luiz Amaral e até hoje as obras não foram concluídas.

última atualização em Seg, 23 de Maio de 2016 16:36
 
Leur Lomanto Jr. participa de Exposição Agropecuária de Jequié e agradece homenagem ao seu avô PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 23 de Maio de 2016 16:28

Com compromisso inadiável que o impediu de comparecer à abertura da 37ª Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Jequié e 14ª Exposição Nacional, onde o seu avô, o ex-prefeito e ex-governador Lomanto Júnior foi homenageado com uma placa in memoriam, o deputado estadual Leur Lomanto Jr. participou da feira, no domingo (22.05.16), onde destacou a importância do evento e a gratidão a homenagem feita pelo Sindicato Rural. “É uma satisfação mais uma vez participar dessa tradicional Exposição, que oferece novidades em produtos agrícolas e já faz parte da vida dos jequieenses, representando bastante para a nossa economia. Os meus agradecimentos ao presidente do Sindicato Rural, Coronel Ivo pelo reconhecimento aos serviços prestados pelo meu avô Lomanto Júnior, que tanto valorizava esta terra e os agricultores. Muito sucesso à entidade”, afirmou.

Leur Jr. esteve no estande da prefeitura municipal, onde conversou com o prefeito Sérgio da Gameleira (PSB). Apesar do cenário tímido da economia e as consequências da crise em todos os setores, o parlamentar destacou a importância de eventos, como a Exposição para estimular os produtores rurais e profissionais, com novidades sobre o ramo. Na ocasião, o deputado também concedeu entrevistas e cumprimentou expositores.


Leur Jr. visitou o estande na Jequié FM 89,7 onde foi entrevistado pelo radia-
lista Lucas França.

última atualização em Seg, 23 de Maio de 2016 16:30
 
. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 23 de Maio de 2016 09:16

 
Acidente de trânsito é epidêmico em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 23 de Maio de 2016 09:00

Em Jequié, somente neste último fim de semana, o Pronto Socorro do Hospital Geral Prado Valadares atendeu vítimas proveniente de 23 acidentes envolvendo motocicletas e de 6 ligados a acidentes com automóveis. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (23.05.16) de acordo com dados registrados no Sistema de Acompanhamento Hospitalar (SAH). Também foram atendidas pessoas classificadas como acidentes diversos (29), acidente de trabalho (01), agressão (02), arma de fogo (01), arma branca (01), mordida animal (03) e queda (28), além de atendimento clínico (246). A assistência do HGPV é regional, mas o número de acidentes de trânsito em nossa cidade é um problema crônico e que se agrava a cada dia. Segundo Edna Resende, que faz parte da coordenação do programa de Doenças e Agravos não Transmissíveis da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia hoje, o município de Jequié aparece entre os que têm o trânsito mais violento. Jequié, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Vitória da Conquista e vários outros contabilizam os maiores índices de acidentes no trânsito, especialmente aqueles envolvendo motos. Sem falar da combinação álcool e excesso de velocidade.

EPIDEMIA

Na Bahia, os acidentes de trânsito ocupam a segunda causa de mortes, só perdendo para as doenças cardiovasculares e as mortes por causas mal definidas. De tão preocupantes, os índices passaram a ser considerados um problema de saúde pública e uma epidemia no estado. Para buscar mudanças da população para um trânsito mais gentil e responsável, reduzindo o número de mortes e acidentes graves, acaba de ser lançado o Movimento Maio Amarelo. A iniciativa – que surgiu há três anos em São Paulo e que é realizada na Bahia desde 2015 - reúne os órgãos estaduais, municipais e federais de trânsito, saúde e entidades da sociedade civil organizada de Salvador e que deve ser seguido por outras cidades.  

UMA MORTE A CADA 12 MIN

De acordo com o cirurgião e coordenador do Instituto de Ensino e Simulação em Saúde, Izio Kowes, o Brasil tem o quinto trânsito mais violento do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, Índia, Rússia e China. A cada 12 minutos, morre um brasileiro vítima de acidente de trânsito e esses números são subestimados. Ainda que, para cada morto, três pessoas ficam sequeladas, gerando perdas econômicas e sociais para o país. No levantamento realizado pela coordenação, de janeiro de 2013 até fevereiro deste ano, foram contabilizadas 8.271 mortes na Bahia. Desse total, 12,2% eram pedestres e 23,8%, motociclistas. Os ocupantes de automóvel responderam por 32% dos óbitos e 26% não tinha especificação de veículo. Nesse mesmo período, foram realizadas mais de 35 mil internações e foram gastos quase R$ 29 milhões para dar a assistência inicial, sem contar com o tratamento que é dado depois. Que essas informações sirvam de alerta nessa luta, que deve ser de todos, para reduzir o impacto do trânsito sobre a saúde da população. Mas para que isso aconteça, precisa ser uma luta diária e permanente.


última atualização em Seg, 23 de Maio de 2016 09:04
 
Comissionado cobra pagamento deixado pela Administração Tânia/Roberto Britto PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 23 de Maio de 2016 08:52

Um funcionário comissionado da prefeitura de Jequié, que foi exonerado no início da Gestão de Sérgio da Gameleira, cobra o pagamento de seu salário de abril, que deixou de ser pago na data correta pela prefeita Tânia Britto. Em mensagem enviada ao Blog jequieeregiao.com.br o senhor Renato Marrocos faz a seguinte solicitação: “Se possível de uma investigada na nossa situação de cargos exonerados da gestão Tânia. Fomos exonerados a pedido" sem pedir nada e sem receber o salário do mês! Particularmente até no feriado trabalhei! Temos família e contas a honrar. Nem todos eram fantasmas ,como não houve critério técnico nos cortes ao menos deveriam nos pagar pelos dias trabalhados. Não se justifica erros com outros!” Em recente entrevista o próprio prefeito em exercício disse que existe programação para efetuar pagamentos, mas que pegou a prefeitura com a saúde financeira totalmente comprometida. Centenas de comissionados estão nessa situação relacionada acima.

 
Estiagem afeta Jequié. Lagoa do Parque de Exposições secou PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 23 de Maio de 2016 05:49

A crise hídrica que atinge a região pode ser observada na cidade de Jequié. Duas de suas principais lagoas secaram em razão de irregularidades das chuvas nos últimos meses. A lagoa no interior do Parque de Exposições está totalmente seca, como pode ser observado na foto abaixo. A chamada Lagoa do Derba também secou. Na zona rural, as consequências atingem até mesmo a zona da mata, a exemplo da grande Barragem do Cajueiro, cujo nível baixo de tal forma que vem comprometendo o abastecimento de água do bairro Jequiezinho. Em entrevista ao radialista Souza Andrade (Jequié FM 89,7), o presidente do Sindicato Rural de Jequié, coronel Ivo Silva Santos, disse que a seca afetará o resultado final dos negócios durante a Expo Jequié 2016, ora em andamento.


Lagoa do Parque de Exposições de Jequié. Foto: Souza Andrade 22.05.2016

Lagoa do Parque de Exposições de Jequié. Foto arquivo 2014.

última atualização em Seg, 23 de Maio de 2016 05:55
 
Targino Gondim será uma das atrações do São João de Jequié 2016 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 22 de Maio de 2016 21:06

A Gestão Sérgio da Gameleira fará a apresentação oficial da logomarca do São João 2016 na quarta-feira (25.05.16). A informação foi dada pelo próprio prefeito, em entrevista concedida, ao vivo, direto do stand da Jequié FM 89,7, instalado no Parque de Exposição Luiz Carlos Braga, na noite deste domingo, dia 22. mas o Blog jequieeregiao.com.br antecipa algumas informações e atrações da festa, que terá a presença do forrozeiro Targino Gondim.

última atualização em Dom, 22 de Maio de 2016 21:11
 
TIM promete 4G para Jequié e outras 11 cidades baianas PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 22 de Maio de 2016 20:43

A TIM, a segunda maior operadora de telefonia móvel do país, vai expandir até o fim deste ano de 2016 a sua cobertura 4G para mais 12 municípios da Bahia: Alagoinhas, Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Simões Filho, Eunápolis, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Itiruçu. Atualmente, o serviço já está disponível em Salvador, Vitória da Conquista, Feira, Camaçari e Itabuna. A informação é da Coluna “Tendências & Mercado”, de Geraldo Bastos, publicada em A TARDE. Segundo o economista baiano Daniel Moreira, que em março passado assumiu a diretoria de vendas da TIM Nordeste, para usufruir da conexão de quarta geração, além de estar em um local com cobertura da rede e de possuir um aparelho compatível, o chip também precisa ser 4G. "É um erro muito comum. O cliente muitas vezes continua usando o chip antigo e com isso não consegue usufruir dos benefícios do 4G", diz.

 
Curso de Oratória - Como falar em público com sucesso PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 22 de Maio de 2016 20:42

Falar em público é um grande desafio dos gestores e profissionais. Superar o medo de falar em público e conquistar a atenção do seu público é um dos objetivos do Curso de Oratória - “A arte de falar em público com sucesso”. Promovido pela Innovate. O palestrante Rosival Fagundes que é professor e escritor vai ensinar técnicas para desenvolver habilidades de como falar em público com sucesso.

Público-alvo: empreendedores, gestores, políticos, líderes, empresários e estudantes.

Data: 20 e 21: de maio (sexta a noite e sábado manhã e tarde)

Local: Innovate localizada na Rua 2 de Julho, nº 35, 2º andar, Centro de Jequié.

Investimento: R$ 150,00 2 participantes por empresa | individual: R$ 85,00 | estudante tem desconto especial.

São vagas limitadas. Garanta sua INSCRIÇÃO no link: http://goo.gl/forms/F8DhNkGk5N

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>