Rios transbordam e invadem casas em várias cidades da região PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 19 de Dezembro de 2014 16:39

Várias famílias estão desabrigadas em razão das chuvas nas cidades de Jitaúna, Aiquara, Ipiaú e Barra do Rocha. Em Jitaúna, o problema se agravou na quinta-feira, 18/12/14, com a elevação do nível do Rio Preto Costa. A situação mais aguda foi registra na Rua Beira Rio, no Bairro Novo. Em Aiquara, o Rio da Preguiça transbordou e várias casas foram invadidas pela água.


Fotos: Blog Jitaúna em Dia.

 
Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) pode se tornar fantasma? PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 19 de Dezembro de 2014 13:03

A Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol) pode se tornar fantasma? Essa pergunta começa a ser feita com bastante intensidade, principalmente na Bahia, depois das informações publicadas no site Bahia Notícia nesta sexta-feira, 19/12/14. Inicialmente foi informado sobre a crise que envolve o Porto Sul que inclusive poderá inviabilizar o projeto, diante a situação em que enfrentam empresas multinacionais com a queda do preço da tonelada do ferro, aliada às dificuldades em relação à licença ambiental do grande projeto. De acordo com o BN, tais situações poderão levar à inviabilização do Porto Sul, mas não somente do porto, também da ferrovia Oeste-Leste. “Ambas poderão não chegar a lugar algum, justo em consequência dos problemas que envolvem o aguardado projeto”, informou o site. E continua: “Se tal acontecer, porque a crise ameaça o projeto com interrogações, estará instalado um problema sem tamanho. Na ferrovia e no porto o governador Jaques Wagner empenhou todas as suas fichas e despendeu um enorme esforço para viabilizar a grande obra”.

MUDANÇA DE RUMO

Ainda de acordo com o BN, se a crise, somada a desentendimentos dos sócios internacionais – indiano e do Cazaquistão – uma solução imprevisível seria a transferência do porto para a Baía de Todos os Santos, onde já existem os portos de Aratu e o de São Roque do Paraguaçu. Isto levaria a um desvio da ferrovia Oeste-Leste para esta direção, o que significaria um aumento de 130 km na sua extensão, o que não chaga a ser muito. Poderá, se a situação chegar a dificuldades intransponíveis ser a única solução para que a ferrovia não se torne fantasma e o Porto Sul não se transforme num mero sonho.


Foto: Blog http://zeniltonmeira.blogspot.com.br/

 

última atualização em Sex, 19 de Dezembro de 2014 13:07
 
Secretário de Desenvolvimento Rural do Governo Rui Costa é natural de Aiquara PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 19 de Dezembro de 2014 12:32

Natural de Aiquara, Jerônimo Rodrigues, foi escolhido para ser secretário da recém-criada Secretaria de Desenvolvimento Rural. Ele faz parte da cota do PT no Governo de Rui Costa. Jel, como é carinhosamente conhecido, é irmão da ex-vereadora de Jequié, Rita Rodrigues, e realiza um excelente trabalho voltado para o setor rural faz tempo.


 

última atualização em Sex, 19 de Dezembro de 2014 16:23
 
Serviço de Traumatologia e Ortopedia do HGPV recebe novos equipamentos PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 19 de Dezembro de 2014 07:05

Foram destinados mais 4 perfuradores ósseos canulados pneumáticos para o Centro Cirúrgico do Hospital Geral Prado Valadares a serem utilizados pelo Serviço de Alta Complexidade de Traumatologia e Ortopedia. Os equipamentos foram adquiridos recentemente pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia. De acordo com a coordenadora de enfermagem do centro cirúrgico, Glauciana Alexandre, as aquisições destes equipamentos aumenta a capacidade do serviço, pois a disponibilidade de maior número de caixas esterilizadas com perfuradores dinamiza o processo de trabalho das equipes cirúrgicas, aumentando consequentemente a produção do serviço. “Este tipo de equipamento obedece ao melhor padrão de qualidade do serviço, atendendo às normas da Vigilância Sanitária, pois possibilita a esterilização adequada de todo o material, reduzindo riscos de infecção”, avaliou Gilmar Vasconcelos, diretor do HGPV.


 
Federação das Santas Casas ouve secretário de saúde do futuro Governo Rui Costa PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 19 de Dezembro de 2014 06:55

Coordenado pelo deputado federal Antônio Brito e pelo presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas da Bahia (FESFBA), Maurício Dias, foi realizado em Salvador, a assembleia anual da entidade, da qual participou o cardiologista Fábio Vilas-Boas, próximo secretário da Saúde do Estado da Bahia,. Na ocasião, Vilas-Boas informou que o diretor do Hospital Martagão Gesteira, Carlos Emanoel Rocha de Melo, fará parte da sua equipe, escolha essa que trouxe otimismo para os filantrópicos. Entre as 26 entidades da capital e do interior presentes ao encontro estavam as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), Santa Casa de Misericórdia da Bahia, Santa Casa de Itabuna, Santa Casa de Feira de Santana, Fundação José Silveira, Hospital Martagão Gesteira e Hospital Aristides Maltez. O evento foi importante para o secretário ouvir as demandas das entidades e falar sobre as diretrizes da sua gestão.


 
Uesb cancela concurso público PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 19 de Dezembro de 2014 06:07

Divulgada a Portaria 2181/2014 que cancela o Edital 238/2014, referente às inscrições para o concurso público de provas e títulos, destinado ao preenchimento de vagas para as classes auxiliar, assistente e adjunto, nível A da Uesb. Os candidatos que já se inscreveram devem entrar em contato com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), através da Gerência de Acesso e Acompanhamento (GAA), para tomarem ciência dos trâmites do cancelamento da seleção. Para mais informações, entre em contato com a Prograd por meio do telefone (77) 3424-8604.

 
Grupo da prefeita continua com dificuldades para recompor governo PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 18 de Dezembro de 2014 22:11

Nos corredores da política jequieense o comentário é um só: a dificuldade do grupo do deputado federal Roberto Brito de recompor a equipe de secretários da administração da prefeita Tânia Brito. Comenta-se, inclusive, que tem gente recusando convite para participar do governo, apesar de o salário ser bastante atrativo. Estão em aberto as secretarias de relações institucionais e comunicação social; cultura e lazer; administração e o Iprej. Ninguém entende tamanha demora.

 

última atualização em Sex, 19 de Dezembro de 2014 06:07
 
Acidente em Jequié deixa cinco feridos PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 18 de Dezembro de 2014 21:57

Um acidente envolvendo quatro veículos, no km 656 da BR-116, no município de Jequié, deixou cinco pessoas feridas, na manhã desta quinta-feira, 18/12/14. O acidente ocorreu por volta das 10h e envolveu dois caminhões, uma carreta e uma caminhonete. As vítimas do acidente foram encaminhadas para o Hospital Geral Prado Valadares, informou o G1. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, quatro tiveram alta logo em seguida enquanto outra continuou em observação, porém sem gravidade.


Foto extraída do Blog Marcos Frahm.

 

última atualização em Sex, 19 de Dezembro de 2014 06:08
 
Falta de manutenção compromete acesso ao distrito de Barra Avenida PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 18 de Dezembro de 2014 18:46

O acesso ao distrito de Barra Avenida via Jitaúna encontra-se comprometido em razão das recentes chuvas que caem na região. A ponte que liga Jitaúna a Barra Avenida está com a estrutura afetada e caso providências urgentes não sejam adotadas.




Fotos: Adovaldo Carneiro. Divulgação.

 
Karatê adaptado: FJS firma Termo de Cooperação Técnica com a Federação Baiana PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 18 de Dezembro de 2014 17:36

Pioneira no estado na implantação do karatê como terapia auxiliar para pessoas com deficiências neuromotoras, a Fundação José Silveira (FJS) firmou um Termo de Cooperação Técnica com Federação Baiana de Karatê (FBK). O documento visa à ampliação do desenvolvimento desta prática esportiva inclusiva no tratamento das pessoas com deficiência física e intelectual, beneficiando pacientes em tratamento no Instituto Bahiano de Reabilitação (IBR) e no Centro Pestalozzi de Reabilitação, unidades da FJS. A superintendente da FJS, Leila Brito, enalteceu a parceria formalizada e destacou os ganhos obtidos com a prática do karatê adaptado. "Agradecemos a Federação Baiana de Karatê pelo apoio a essa prática esportiva, que tem sido empregada com eficiência no tratamento dos pacientes do IBR e contribuído para a manutenção da saúde e dos benefícios obtidos na reabilitação".

A relevância da parceria foi destacada pelo presidente da FBK, Antônio Carlos Negreiro. “Apesar de trabalharmos o esporte de forma educacional, de alto rendimento, não tínhamos pessoas qualificadas e estrutura adequada para atender as pessoas com deficiência. Ser parceiro da Fundação, instituição que desempenha um trabalho tão importante, é uma honra para qualquer entidade”, celebrou. O documento firmado garante que a FJS auxilie a FBK na elaboração de regulamentos de campeonatos e exames de graduação do esporte adaptado. Além disso, a Federação vai orientar a docência do karatê e coordenar a realização de eventos, incluindo a participação de pessoas com deficiência, além de isentar de taxas cobradas para participação em competições e exames de graduação as pessoas com deficiência atendidas pela FJS.


 
SineBahia será inaugurada no espaço da Biblioteca na sexta, 19 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 17 de Dezembro de 2014 18:02

A nova unidade do SineBahia de Jequié, a primeira fora da capital a oferecer os serviços de intermediação para o trabalho; habilitação para o seguro-desemprego; serviço de psicologia para processos seletivos, captação e administração de vagas, será inaugurada às 10 horas de sexta-feira, 19/12/14. Com capacidade para realizar 6 mil atendimentos/mês, o SineBahia funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no prédio da Biblioteca Central, e vai contar com salas para o desenvolvimento de ações de qualificação social profissional e treinamentos, laboratório de informática e o serviço de microcrédito – Credibahia.


Equipe do SineBahia do prédio da Biblioteca de Jequié.

 
SESC Jequié recebe "Cantata Viva Está" PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 17 de Dezembro de 2014 17:08

Para comemorar a chegada do Natal, o SESC Jequié receberá a Cantata Vivo Está, uma celebração sobre a Vida de Cristo realizada pela Igreja Batista do Jequiezinho, Igreja Batista Sião e Primeira Igreja Batista. A apresentação acontecerá no dia 19 de dezembro, às 19h30, com entrada franca. Trata-se de um espetáculo muito bonito e emocionante.

 
Moradores alertam: O povo merece respeito PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 17 de Dezembro de 2014 16:58

A lentidão da administração municipal de buscar a solução para os graves problemas estruturais da cidade de Jequié vem causando uma imensa insatisfação nos moradores. Na Rua Idelfonso Guedes, no bairro Mandacaru, por exemplo, ocorre novo protesto, agora para chamar a atenção da prefeita Tânia Brito para as promessas não cumpridas. "Estivemos na prefeitura e prometeram resolver os nossos problemas em menos de 30 dias. Passaram-se meses e nada", desabafou uma moradora, revoltada com os estragos que a chuva de terça-feira, 16/12/14, causou. A rua está interditada por tempo indeterminado. “O povo merece respeito", completou.


Moradores voltam a interditar Rua Idelfonso Guedes/Mandacaru.

Rua Idelfonso Guedes/Mandacaru. Fotos: Tote Andrade.

 

última atualização em Qua, 17 de Dezembro de 2014 17:06
 
Em caso de extinção da 13ª Dires Jequié poderá ser subordinada à Itabuna PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 17 de Dezembro de 2014 11:27

Servidores estaduais da saúde lotados na 13ª DIRES, com sede em Jequié, tornam público a insatisfação deles diante da Lei que que trata da extinção das Diretorias Regionais de Saúde e cria os Núcleos Regionais. Em nota enviada a este blog jequieeregiao.com.br lembram que tais ações do governo, feitas a pedido do governador eleito Rui Costa, vão prejudicar os municípios que não foram contempladas como atribuições dos “Núcleos Regionais”. A 13ª DIRES vem atuando na Região de Jequié há 32 anos.

ANTIDEMOCRÁTICO

Os servidores também reclamam da falta de diálogo tão defendida pelo PT. De acordo com a nota dos servidores da 13ª Dires, “a elaboração e aprovação da referida Lei não contou com a participação de representações dos servidores e da comunidade, o que configurou o processo como antidemocrático”.

EXTINÇÃO DA 13ª DIRES?

Os servidores se dizem preocupados com outro aspecto importante. “Como a justificativa para a reforma administrativa tem sido a redução de custos, há uma preocupação de que os Núcleos Regionais sejam formados apenas nos municípios que são sede de macrorregiões de saúde, totalizando nove núcleos, nos quais o município de Jequié não seria contemplado, ficando 67 municípios sob a jurisdição de Itabuna. Caso essa situação venha a se concretizar, as ações que a 13ª DIRES vem desempenhando ficarão sob responsabilidade do Núcleo Regional em Itabuna ou do nível central em Salvador”, concluiu.

 
TRE suspende atividades de 20/12 a 6/01 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 17 de Dezembro de 2014 11:24

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) suspende a partir do dia 20 de dezembro de 2014 os serviços oferecidos ao público. As atividades só voltam ao normal no dia 06 de janeiro de 2015. Integram essa lista de serviços a justificativa para quem não votou no 2º turno das eleições deste ano, alistamento eleitoral, revisão (alteração de dados cadastrais ou local de votação), transferência (mudança de município) e 2ª via do título. O eleitor que não estiver regular com a Justiça Eleitoral e necessitar de algum serviço do órgão ainda este ano, como, por exemplo, certidão de quitação eleitoral para emissão de CPF, passaporte, certificação de dispensa militar, deverá comparecer ao TRE-BA, cartórios eleitorais, ou postos de atendimento até a próxima sexta-feira (19). Já o eleitor em situação regular tem a possibilidade, no período do recesso do Judiciário, de obter a certidão de quitação eleitoral através da internet.


Imagem arquivo: Souza Andrade

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>