Jequié recebe Caravana Justiça Social no sábado, 27 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 24 de Agosto de 2016 10:56

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Jequié (Comdef) informa a todos, especialmente as pessoas com deficiência, assistentes sociais, pessoas ligadas aos Cras do Território Médio do Rio das Contas para participar da Caravana Justiça Social, que será realizada em Jequié neste sábado (27.8.16), às 8 horas no Colégio Polivalente, no bairro Jequiezinho.
Segundo Marcelo Ferreira, presidente da Comdef (foto), serão abordados vários assuntos de interesses das pessoas com deficiência a exemplo do Passe Livre Intermunicipal. O evento é aberto a toda a população regional.

última atualização em Qua, 24 de Agosto de 2016 12:04
 
Vice-reitor da Uesb publica Carta de Denúncia após ato de “truculência” durante visita de Rui Costa à Conquista PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 24 de Agosto de 2016 10:33

O vice-reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia\UESB, professor Dr. Fábio Felix, publicou uma “carta de denúncia” contra o que chamou de “truculência” dos seguranças do governador Rui Costa contra professores e estudantes da instituição durante ato de entrega de uma unidade de saúde na segunda-feira (22.6.16), em Vitória da Conquista. Os docentes, liderados pela ADUSB – sindicato da categoria – manifestavam contra a grave situação das universidades públicas quando foram violentamente agredidos pela segurança, informou o Blog de Fábio Sena. De acordo com este informativo, o professor Fábio Félix argumenta em sua carta que houve “uso da força praticado de forma ilegal e covarde por parte da truculenta equipe da segurança governamental…” e que “nós, servidores públicos do Estado da Bahia, professores e professoras, já tão sofridos e sofridas, vítimas da negação e violação de direitos, não merecemos apanhar em praça pública só porque reivindicamos melhores condições de trabalho e uma melhor Educação Pública”. Ainda segundo o vice-reitor, a truculência “vitimizou toda a docência baiana, em particular a docência da UESB”. Além disso, o professor realça a natureza eleitoreira da atividade de entrega do equipamento em pleno período eleitoral. Clique na link a seguir para outras informações http://migre.me/uKL5J


Vice-Reitor Fábio Felix escreveu carta de renúncia.

última atualização em Qua, 24 de Agosto de 2016 13:59
 
HGPV registra mais de 2.300 ocorrências ligadas ao trânsito no primeiro semestre de 2016 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 23 de Agosto de 2016 13:14

Baseado em dados do Sistema de Acompanhamento Hospitalar, o setor de comunicação social do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, que tem à frente o radialista Sérgio Monteiro, informa, esta terça-feira (23.8.16), o total de pessoas que deram entrada no pronto socorro da referida unidade no primeiro semestre deste ano de 2016 (01.1.16 a 30.6.16). Foram 2318 ocorrências no período relacionadas ao trânsito, uma média superior a 12 desastres por dia. A maioria dessas ocorrências registrada no perímetro urbano de Jequié e estradas que cruzam este Município, mas também foram atendidas pessoas de outras cidades.

O número de acidentes de trânsito em Jequié é grande ao longo dos últimos anos. Apesar de grave, o problema não tem merecido a devida atenção dos órgãos que devem atuar para, ao menos, diminuir o impacto dessa verdadeira tragédia humana, com consequências desastrosas na vida de milhares de pessoas e reflexos negativos na economia, pois muitas pessoas na chamada faixa etária ativa estão foram do mercado, ainda que temporariamente, em razão desses acidentes, sem falar naqueles que morreram.

Quem frequenta o pronto socorro do HGPV se assusta com o cenário diante do grande número de acidentados que são atendidos diariamente. Como se fosse um hospital de guerra. Antigamente, os acidentes de trânsito eram mais frequentes nos fins de semana. Esse perfil mudou. Agora é todo dia.

A situação já era para ter sido objeto de estudos aprofundados para daí serem oferecidas soluções práticas. Do jeito que está corremos sérios riscos de fazermos parte de uma geração de mutilados e sequelados.

No geral o Pronto Socorro do Prado fez 35.798 ocorrências no semestre, também resultado da ineficiência da estrutura da saúde local. 
Veja tabela com as principais ocorrências do primeiro semestre de 2016.

última atualização em Ter, 23 de Agosto de 2016 13:18
 
Fazer tratamento de saúde fora de Jequié é um tormento, afirmam conselheiros em carta PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 23 de Agosto de 2016 11:36

“Não suportamos mais. Está faltando tudo na rede de atenção a saúde do município de Jequié. As unidades novamente sem medicação, as cotas de exames e procedimentos médicos tudo zerado. O TFD (Tratamento Foram de Domicílio) com aquele total tormento”. Este é um dos trechos de uma Carta assinada por membros do Conselho Municipal de Saúde. De acordo com a nota, “os usuários com procedimentos de salvar vidas que são oferecidos em Salvador não estão conseguindo viajar, as cirurgias eletivas apesar de existir o contrato com um hospital local não estão sendo rodados, pois os exames pré-cirúrgicos não estão sendo oferecidos”. Em seguida, os conselheiros alertam: “Se continuar e o tempo passar os contratos não serão cumpridos, não sendo possível cumprir a demanda”. A Carta, assinada pelos conselheiros José Lientinho dos santos, Antonio Domingos, Roque dos Santos e José Jorge de Souza, enfatizam ainda que a emissão do novo cartão SUS, que é um procedimentos simples, está centralizado na Secretaria de Saúde para aumentar o sofrimento da população e sobrecarregar o funcionário.

SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES 
Por fim, os conselheiros escreveram na referida carta encaminhada a Jequié FM e ao Blog jequieeregiao.com.br que “os funcionários do TFD assinaram um documento suspendendo as atividades por falta de Internet e tinta para impressora”. Em entrevista ao repórter Dell Santos (Jequié FM 89,7), usuários do TFD e o próprio José Lientinho, relataram o drama que dezenas de pessoas enfrentam por conta das irregularidades nos serviços públicos ofertados.


Usuários do TFD vão ao Conselho M. de Saúde de Jequié em busca de socorro

 
Judô Ação conquista Baiano Sênior 2016 e classifica 5 atletas para Brasileiro PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 23 de Agosto de 2016 11:15

O Campeonato Baiano Sênior, Super Etapa Sub 21 e o Circuito Baiano 6º Etapa foram realizados na cidade de Camaçari/BA, no sábado (20.8.16). O evento, promovido pela FEBAJU-Federação Baiana de Judô contou com a participação de 627 atletas de todo estado da Bahia, e a cidade de Jequié foi destaque nos tatames. O Projeto Judô Ação mais uma vez brilhou conquistando 14 medalhas de OURO, 10 de PRATA e 11 de BRONZE, totalizando 35 medalhas. Na classificação geral do evento o Projeto Judô Ação sagrou-se CAMPEÃ no Campeonato Baiano Sênior, CAMPEÃ da Super Etapa Sub 21 e VICE-CAMPEÃ no Circuito Baiano 6º Etapa, com este resultado o Projeto Judô Ação continua entre as três melhores academias no ranking da FEBAJU 2016. “Foi um evento brilhante e mais uma vez os nossos atletas mostraram muita determinação e garra em busca de melhores resultados, graças a Deus conseguimos o nosso objetivo de sermos Campeões Baiano Sênior 2016 na principal categoria do Judô, e ter conseguido classificar 05 atletas para o Campeonato Brasileiro Sênior 2016, neste momento de alegria queria agradecer todos aqueles que apoiam de forma direta ou indireta o Projeto Judô Ação. Agora é voltar os treinos e se preparar para o próximo evento que será no mês de setembro” comentou o técnico do Judô Ação, Arlon Ferreira, que esteve no programa BOM DIA JEQUIÉ (Jequié FM 89,7) nesta terça-feira, 23.


Os medalhistas foram:

Campeonato Baiano Sênior

André Santiago Campeão

Leandro Ferrante Campeão (Classificado)

Lucas Canalle Campeão (Classificado)

Luana Maria Bahia Campeã (Classificada)

Taiane Batista Campeã (Classificada)

Isabele Melissa Campeã (Classificada)

Sabrina Nobre 2º Lugar

Rosália da Silva 2º Lugar

Nailã Daniele 2º Lugar

Eriele Santos 3º Lugar

Amanda Oliveira 3º Lugar

Classificação Geral das Agremiações:

1º Lugar: Associação Judô Ação

2º Lugar: Esporte Clube Vitória

3º Lugar: Judô Paulo Fraga

Super Etapa de Judô Sub 21

Marco Aurelio Campeão

Amanda Oliveira Campeã

Nailã Daniele Campeã

Isabele Melissa Campeã

Marcel Pereira 2º Lugar

Rosália da Silva 2º Lugar

Paulo Emerson 3º Lugar

Darlei Santos 3º Lugar

Ivina Novaes 3º Lugar

Sabrina Nobre 3º Lugar

Classificação Geral das Agremiações:

1º Lugar: Associação Judô Ação

2º Lugar: Esporte Clube Vitória

3º Lugar: Judô Paulo Fraga

Circuito Baiano 6º Etapa

Erick Silva Sub 15 Campeão

Raquel dos Santos Sub 15 Campeã

Isabele Melissa Sub 18 Campeã

Elivania Carvalho Master Campeã

Emanoel Ferreira Sub 11 2º Lugar

Kauan Victor Sub 13 2º Lugar

Paulo Emerson Sub 18 2º Lugar

Natalia Cardoso Sub 18 2º Lugar

Railson Oliveira Master 2º Lugar

Sabrina dos Santos  Sub 15  3º Lugar

Keven Luan  Sub 18 3º Lugar

Marcel Pereira Sub 18 3º Lugar

Eriele Santos Sub 18 3º Lugar

Thifane Graziele Sub 18 3º Lugar

Classificação Geral das Agremiações:

1º Lugar: Judô Paulo Fraga

2º Lugar: Associação Judô Ação 

3º Lugar: Esporte Clube Vitória


Arlon Ferreira esteve na Jequié FM com os troféus conquistados em Camaçari

última atualização em Ter, 23 de Agosto de 2016 11:50
 
Mais um exemplo de desperdício de dinheiro público PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 22 de Agosto de 2016 17:15

Os exemplos de desperdício de dinheiro público estão por toda parte em Jequié. No bairro São Judas Tadeu é possível encontrar a construção de uma quadra de esporte que deveria ter sido inaugurada no dia 11 de maio de 2015, mas suas obras estão paralisadas faz tempo. Não era para ser assim. Moradores disseram a reportagem da Jequié FM 89,7 que o povo se sacrifica tanto para pagar impostos e as crianças do lugar não têm o direito de usufruir de nada porque na localidade foram erquidas apenas alguns pilares. A construção foi iniciada no dia 11 de agosto de 2014. “Mais de dois anos para construir uma quadra com vestiário e não conseguiram entregar”, disse uma mãe de aluno. Uma placa bem grande, instalada em uma área visivel, mostra todas as informações de que o povo precisa ter acesso, quais sejam: data do início das obras, prazo para a sua conclusão, origem das verbas e a quantia destinada para a execução das citadas obras, nada menos do que R$509.749,94 (quinhentos e nove mil, setecentos e quarenta e nove reais e noventa e quatro centavos). Mães de alunos gostariam de entender os motivos de essas coisas darem tão errado em Jequié que foi transformada num verdadeiro cemitério de obras paradas.

CEMITÉRIO DE OBRAS PARADAS 
Além das inúmeras quadras inacabadas, a população sofre com muitos outros exemplos de dinheiro que foi aplicado sem que essa mesma população tenha o direito de desfrutar por conta de muitas obras paralisadas: Ferrovia (parada), Pronto Socorro do Prado Valadares (parada), Requalificação da ex-praça Luiz Viana (parada), PA do Cansanção (parada), canal pluvial do Cansanção (parada), Módulo de Saúde da Uesb no semi anel rodoviário (parada). As pessoas também reclamam da situação do Museu, da Casa da Cultura e do Teatro Municipal.


 
Aluna de Jequié entre os ganhadores de prêmio do Instituto Vladimir Herzog PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 21 de Agosto de 2016 16:40

As estudantes do terceiro semestre do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) Karina Costa, Viviane Santos e Giovana Reis, esta última de Jequié (filha de Cláudia Cardoso Santos e Plínio de Santana Reis), formaram uma das 8 equipes ganhadoras do 8º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, organizado pelo instituto Vladimir Herzog. Elas foram orientadas da professora Élica Paiva, informou o site da Universidade. “Avalio o prêmio como uma grande vitória, estamos apenas no terceiro semestre e já conseguimos um feito desses. Somos a única equipe da Bahia que foi classificada e isso nos orgulha muito”, comenta Giovana Reis, sobre a importância desse reconhecimento para elas como estudantes e futuras profissionais. 
Na primeira fase da premiação, os participantes deveriam produzir pautas jornalísticas sobre o tema “A epidemia do vírus zika no Brasil e as consequências diretas e indiretas no cotidiano da população, especialmente das mulheres”, e enviar no momento da inscrição. As alunas, que optaram em participar na modalidade Revista, elaboraram a pauta "Síndrome congênita do vírus zika: Debate sobre o aborto em casos de microcefalia e outras complicações advindas da transmissão da mãe para o feto". Após serem informadas sobre a premiação, as equipes vencedoras receberam recurso e instruções para o desenvolvimento das matérias, que serão apresentadas na segunda fase do concurso. Nesse momento será realizada uma avaliação dessa produção, e posteriormente o material será apresentado na cerimônia de premiação em São Paulo, onde haverá uma roda de conversa e a diplomação das equipes vencedoras.


Giovana Reis é filha de Cláudia Cardoso e Plínio de Santana Reis.

 
Bandeira do Judô Ação na Rio 2016 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 21 de Agosto de 2016 11:01

Os Jogos Olímpicos Rio 2016 chegam o seu fim neste domingo (21.08.16) e não podemos deixar de registrar a presença de dois jequieenses apaixonados pelo esporte, em especial o Judô. Os irmãos Arlon Ferreira e Diego Santos assistiram várias lutas de seus ídolos na Arena Carioca e não perderam a chance de exibir a bandeira da Associação Judô Ação, projeto social que tem dado oportunidade a muitas crianças e adolescentes de Jequié. O próprio Diego, que lutou por uma vaga olímpica, mas enfrentou problemas com lesões, nasceu no Judô Ação.


Arlon e Diego na Arena Carioca/Rio 2016.

última atualização em Dom, 21 de Agosto de 2016 11:12
 
Prefeita não tem voto para aprovação do procurador-geral do Município PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 21 de Agosto de 2016 10:38

Sem força política, a administração de Tânia Britto vem encontrando dificuldades para referendar o nome do advogado Daniel Quadros Nogueira para a função de procurador-geral do município de Jequié. A indicação foi encaminhada à câmara de vereadores assim que a justiça decidiu pelo afastamento do seu vice-prefeito Sérgio da Gameleira, mas, pelo visto, não tem voto para aprovar. Alguns vereadores ligados a Tânia Britto, que sempre estiveram na linha de frente em defesa dos interesses do governo, também estão sem argumento para convencer seus colegas porque eles próprios criaram dificuldades e votaram contrários ao nome apresentado por Sérgio da Gameleira. Na sessão do dia 08 de junho de 2016, o nome do advogado Gláucio Chaves passou arrastado, graças a habilidade de alguns vereadores porque o próprio prefeito interino não teve capacidade de convencimento à época.


Advogado Daniel Quadros.

 
Aliados de Sérgio e Tadeu ainda não apareceram na campanha PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 21 de Agosto de 2016 10:12

Em Jequié, os eleitores mais atentos têm notado o sumiço dos grandes apoiadores das candidaturas a prefeito Sérgio da Gameleira e Tadeu Cafezeiro. Políticos que já deveriam estar suando a camisa, subindo e descendo ladeira, como o deputado federal Antônio Brito, que muitos esperavam que fosse fazer piseiro na cidade nas caminhadas do atual vice-prefeito, ainda não participou de nenhuma atividade desde que foi iniciada a campanha nas ruas. O deputado também não aparece em nenhuma das muitas fotos publicadas em rede social. É como se AB não estivesse participando da campanha da dupla Sérgio/Hassan. Oficialmente, nada é falado sobre o assunto. 
Por parte de Tadeu Cafezeiro, os eleitores têm registrado a ausência do deputado estadual Euclides Fernandes, que também não foi visto em nenhum momento da campanha, embora tenha comparecido em todas as cidades da região. Os candidatos a vereador ligados a ele e outros seguidores, no entanto, tem participado. Ainda é notada a ausência de pessoas ligadas ao governo do estado. Por enquanto, entre os apoiadores apenas a primeira-dama Aline Peixoto tem marcado presença na campanha de Tadeu. Comenta-se, porém, que a mesma não tem expressão política, provavelmente, pela sua pouca militância. Quanto aos apoiadores ausentes, é falado nos corredores da política que é tudo estratégia. Resta saber se essa conversa cola.

 
Dr Fernando aposta na apresentação dos seus aliados PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 21 de Agosto de 2016 10:08

Se por um lado, os candidatos a prefeito ligados ao governo estão “escondendo” os seus apoiadores dos eleitores, o candidato da oposição, Dr. Fernando Vieira, tem feito o contrário, ou seja, faz questão de apresentá-los. Tanto na propaganda impressa como nas caminhadas, Dr. Fernando aparece ao lado dos deputados estaduais Leur Lomanto Jr. e Sandro Régis, bem como com o prefeito de Salvador, ACM Neto, apontado como a principal força política da Bahia no momento. O que se fala é que ele busca tirar proveito da popularidade que o prefeito de Salvador goza. De qualquer, sorte, no momento em que tanto se fala em transparência, apresentar seus aliados ao eleitorado é uma atitude honesta.


Dr. Fernando tem em ACM Neto um dos trunfos de sua campanha

 
Carros de som com propaganda política podem ser autuados pela prefeitura de Jequié a qualquer momento PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 20 de Agosto de 2016 22:50

A campanha eleitoral teve início na terça-feira (16.8.16), mas somente neste sábado, dia 20, depois que muitos carros de som já estão fazendo a propaganda dos candidatos a prefeito e vereador é que a Administração de Tânia Britto, através da secretaria de agricultura, irrigação e meio ambiente de Jequié, publicou via WhatsApp, a convocação para “todos os proprietários de veículos de sonorização para se apresentarem na sede da Secretaria que fica localizada na Rua da Itália, 6, centro, a partir das 8h para cadastramento e autorização dos veículos que irão transitar no período eleitoral”. A providência, que deveria ter sido tomada com bastante antecedência, vai atrapalhar a campanha que já está nas ruas. De acordo com a nota, os proprietários dos veículos de sonorização flagrados transitando posterior a data citada serão autuados e punidos.

última atualização em Sáb, 20 de Agosto de 2016 22:59
 
LAVA JATO: Roberto Brito e outros deputados voltam ao noticiário PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 20 de Agosto de 2016 22:30

A Advocacia-Geral da União (AGU) quer acionar a Justiça para cobrar de investigados da Lava Jato o dinheiro desviado na Petrobras. O órgão planeja entrar com ações cíveis contra 26 investigados, entre eles dez deputados e três senadores. De acordo com levantamento feito por O Globo, o grupo teria desviado pelo menos R$ 366,5 milhões da estatal, mas a AGU ainda não contabilizou o prejuízo, informou o site Bahia Notícias. Apesar disso, a expectativa é que o valor seja cobrado com juros e correção monetária. A maior fatia desse total é creditada a parlamentares do Partido Progressista, que teriam recebido R$ 357,9 milhões de propina em contratos de empreiteiras com a Petrobras. De acordo com reportagem do Bahia Notícias, devem ser cobrados na Justiça, além dos deputados baianos Mário Negromonte Júnior (PP) e Roberto Britto (PP): os colegas José Otávio Germano (PP-RS), Luiz Fernando Faria (PP-MG), Roberto Teixeira (PP-PE), Arthur Lira (PP-AL), Dudu da Fonte (PP-PE), Nelson Meurer (PP-PR), Vander Loubet (PT-MS) e Aníbal Gomes (PMDB-CE), além dos senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Benedito de Lira (PP-AL). 
O advogado-geral da União, Fábio Medina Osório, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ofícios pedindo o compartilhamento de provas de 12 inquéritos da Lava Jato já em fase avançada de apuração. Se o relator ministro Teori Zavascki concordar, os advogados da União analisarão se devem ou não ajuizar ações para pedir o ressarcimento de valores desviados, a condenação de políticos por improbidade administrativa ou a abertura de processos administrativos. Também estão na mira da AGU Paulo Bernardo, ministro dos governos Lula e Dilma, Mário Negromonte, ex-ministro das Cidades de Dilma, o ex-deputado João Pizzolatti (PP-SC) e o empreiteiro Ricardo Pessoa.


 
“A base de Jequié está sem gasolina", disse presidente do Sindcombustíveis. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 20 de Agosto de 2016 22:29

A base da Petrobras está fechada. A base de Jequié está sem gasolina", disse presidente do Sindcombustíveis, José augusto Costa, em entrevista ao iBahia na sexta-feira (19.8.16). com isso, “mais de 90% dos postos de Salvador devem ficar sem gasolina”. Na entrevista, o presidente do Sindcombustíveis- BA,  falou sobre  o risco de faltar gasolina na capital do estado durante os dias 19, 20 e 21 de agosto. O iBahia informou que uma greve na distribuidora BR, da Petrobras, é responsável por crise nos postos em Salvador e outras cidades do interior da Bahia. baseado nas informações de Costa, o informativo publicou ainda que "desde segunda-feira (15), estamos sofrendo com o desabastecimento dos postos em Salvador e nos postos do interior. As pessoas estão vindo de outras cidades para abastecer aqui. Quinta-feira tentamos fazer uma composição com outras distribuidoras, para elas ajudarem a Petrobras. "A situação está bem grave. Eu acho que 80 a 90% dos postos em Salvador devem ficar sem gasolina esse final de semana". Sobre a normalização do serviço, o presidente afirma. "A Petrobras conseguiu uma liminar junto ao sindicato, e daí, eu espero que a situação se resolva", diz.

 
Mr. Natureba PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 20 de Agosto de 2016 10:21

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>