Morte por dengue em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Janeiro de 2015 11:13

Uma pessoa de 42 anos morreu vítima de dengue em Jequié. O exame deu positivo para a doença, que foi confirmada pela prefeita Tânia Brito, durante entrevista concedida a profissionais de imprensa da cidade na sexta-feira, 23/01/15. O encontro, que contou com a participação do secretário de saúde, Heber Araújo Filho, foi convocado para anunciar as ações que a prefeitura decidiu adotar agora depois do óbito ocorrido no KM 04, bairro popular de Jequié e onde é registrado um índice de infestação da doença quase 12 vezes maior que o preconizado pelo Ministério da Saúde, isto é, 11,76%, enquanto o indicado é de 1%.

ELEVAÇÃO DO ÍNDICE

A elevação do índice não pegou ninguém de surpresa. A Secretaria de Saúde do Município faz o acompanhamento conforme determina o Ministério da Saúde. Em outubro do ano passado, o índice geral era de 3.30% e praticamente dobrou para 6.31% de lá para cá. O sinal de alerta está acesso, principalmente no bairro KM 04, onde foram registrados 33 das 45 notificações na cidade, além de ter ocorrido o óbito.

 

Na segunda-feira (26), a Jequié FM 89,7 levará as entrevistas concedidas pela prefeita, pelo secretário de saúde e pela enfermeira Priscila Barros, sobre o problema que é muito preocupante e que exige um grande esforço de todos no sentido de eliminar os focos do mosquito transmissor da doença. O programa “Bom Dia Jequié” é apresentado das 6h30 às 7h30.


Secretário de saúde, Heber Araújo, participou da entrevista coletiva na qual
a prefeita Tânia Brito confirmou a informação do óbito por dengue no KM 4.

 
“Isso não pode acontecer”, diz prefeita sobre morte por dengue em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Janeiro de 2015 11:11

Durante a entrevista que convocou na sexta-feira, 23/01/15, a prefeita de Jequié, Tânia Brito, falou do primeiro caso de óbito por dengue na cidade em 2015, tendo como vítima uma pessoa de 42 anos, que residia no bairro KM 04 e que morreu no Hospital Geral Prado Valadares, depois de ter passado pelo IORT. “Tivemos agora uma morte por dengue, isso não pode acontecer”, foi o que disse a prefeita ao recorrer aos meios de comunicação da cidade para pedir o engajamento de todos na luta contra essa doença, responsável por várias mortes na década passada em Jequié.

 
Agora Prefeitura decide realizar mutirão PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Janeiro de 2015 11:09

A Prefeitura de Jequié decidiu unir suas forças, mobilizando diversas secretarias municipais (saúde, infraestrutura, serviços públicos, governo e outras) para intensificar as ações preventivas ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. O primeiro mutirão aconteceu no sábado, 24/01/15, no bairro KM 04, localidade com maior número de notificações e onde foi registrado um óbito. Alias, esse tipo de atividade deveria ter sido iniciado ainda no ano passado, antes mesmo do verão, quando o índice já era de 3.30%, de acordo informe da própria prefeitura, portanto, superior ao indicado pelo Ministério da Saúde. Nesse período, nem a prefeitura nem o governo do estado sequer se preocuparam em manter campanha educativa através das emissoras de rádio da cidade como forma de não somente informar sobre os riscos que a doença representa para a população, assim como mobilizar a todos em torno de ações preventivas, tendo em vista que Jequié permanece, há vários anos, entre os dez municípios considerados prioritários, em razão dos elevados índices de infestação. A população vem sendo alertada por meio da chamada mídia espontânea feita por profissionais de comunicação, especialmente nos programas jornalísticos das emissoras de rádio de Jequié, mas o ideal seria uma forte campanha com chamadas nas rádios, placas de outdoor, faixas, panfletos com informações básicas sobre as ações preventivas. Igrejas, clubes sociais, associações e sindicatos também devem ser procurados para tentar impedir o alastramento da doença que surge em números menores mas com mais força.

COMO TRATAR?

Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. Deve-se ingerir muito líquido como: água, sucos, chás, soros caseiros, etc. Os sintomas podem ser tratados com dipirona ou paracetamol. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

 

É importante levar em consideração as ações preventivas a partir da eliminação dos focos do mosquito transmissor de dengue. Nada de água parada.


 
Jequié está preparada para uma possível epidemia de dengue? PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Janeiro de 2015 11:08

Desde 2014, com a redução do número de leitos hospitalares, a partir do fechamento de dois hospitais: São Vicente e Servir, começaram a surgir questionamentos em relação a capacidade de Jequié para enfrentar um possível aumento do número de casos de dengue. Na década passada, mesmo com essas unidades em pleno funcionamento, foram criadas estruturas extras para atender à população em vários bairros como: no antigo PA do Campo do América; no Centro de Saúde Almerinda Lomanto; na Uesb; e na sede da Pastoral da Criança no Mandacaru. Agora, existe outro agravante: a superlotação dos leitos do Hospital Geral Prado Valadares.

 
. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Janeiro de 2015 11:07

 
Escola da ADJ realizará carreata PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Janeiro de 2015 10:11

A Escola de Futebol da ADJ anuncia a realização da “grande carreata da vitória” para quarta-feira, 28/01/15, com saída da Escola de Futebol da ADJ, na Avenida César Borges, às 16 horas, passando por várias ruas e avenidas de nossa cidade se encerra na sede de eventos de Bolinha, na AV. Lomanto Junior. Darllan Machado informa que uma grande festa vem sendo montada para os campeões da Copa do Brasil. A garotada da Associação Desportiva Jequié brilhou na competição realizada na cidade de Caravelas, com dois títulos e um vice-campeonato.

 
IFBA/Jequié define calendário para criação de novos cursos PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 24 de Janeiro de 2015 23:00

A Comissão de Criação de Novos Cursos do IFBA campus Jequié criou um cronograma de atividades, colocando como prioridade a criação de cursos que atendam às necessidades do Território de Identidade Médio Rio das Contas e que estejam em consonância com a vocação do IFBA campus Jequié e com a sua capacidade instalada. Ficou acordado que a instituição vai acompanhar a formação do Núcleo Docente Estruturante de cada um dos cursos em fase mais avançada de elaboração de projeto e estudo de viabilidade, ou seja, Engenharia da Computação e Engenharia de Alimentos. Outro ponto foi a definição dos cursos que passarão por um estudo de viabilidade e poderão ser implantados em fases subsequentes: a) Fase I (2016)- Engenharia da Computação e Engenharia de Alimentos; b) Fase II (2017) - Engenharia Civil, Licenciatura em Física ou Física Médica, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Tecnólogo em Sistemas Biomédicos (ou Engenharia Biomédica); c) Fase II (2018) - Engenharia de Minas, Engenharia de Petróleo e Gás, Engenharia Sanitária, Tecnólogo em Radiologia, Arquitetura e Urbanismo.

 
Concursados desconfiam de possíveis manobras da Prefeitura de Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 24 de Janeiro de 2015 22:48

A Prefeitura de Jequié ainda não se posicionou em relação aos professores concursados que irão substituir os contratados pelo REDA no ano letivo de 2015, que terá início em breve. "A prefeitura de Jequié está atrasando”, reclama Luciano Souza de Jesus, em e-mail enviado ao blog jequieeregiao.com.br no qual demonstra a preocupação dele e dos demais que aguardam pela decisão da administração da prefeita Tânia Brito. Alega que a Prefeitura usa artifícios jurídicos para que não seja condenada ou que essa condenação aconteça perto do fim do governo. “Com isso, querem esperar para próximo do período letivo de 2015 para dizer ao juiz que não tem tempo para contratar outros professores e fazer um novo edital REDA, que, inclusive, nos informaram que já está pronto”, criticou. Luciano lembra que “foi concedido, em audiência judicial, um prazo de trinta dias para o Conselho de Educação de Jequié apresentar um parecer sobre as informações da prefeitura, já considerando o recesso de fim de ano” e agora, “o referido conselho pediu mais 15 dias de prazo. Isso é inadmissível. Tiveram prazo de sobra para fazer o relatório e agora com isso só estão atrasando o julgamento”, complementou.


última atualização em Sáb, 24 de Janeiro de 2015 22:52
 
Construção do módulo de medicina continua abandonada em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 24 de Janeiro de 2015 09:33

Até quando? Esta é a pergunta do blog jequieeregiao.com.br sobre a paralisação das obras de construção do módulo do curso de medicina da Uesb, campus de Jequié. Quem passa pelo semi anel rodoviário observa prédios inacabados, tomados pelo matagal, servindo de morada para animais peçonhentos, além de transmitir uma imagem de decadência da cidade de Jequié; situação indesejável para o Município que sonha em se firmar como importante polo regional de educação do interior da Bahia. Uma verdadeira perversidade que é assistida por autoridades e pela sociedade que se mostram alheios ao que vem acontecendo bem debaixo do nariz de todo mundo. Mas como já vem virando uma rotina recorrer a outras cidades em busca de serviços, não seria surpresa, no futuro não muito distante, o curso de medicina ter de apelar...


Imagem: Souza Andrade.

 
Homem morre após caçamba e caminhão colidirem na Ladeira Mutum PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 23 de Janeiro de 2015 16:58

Um motorista morreu após uma caçamba colidir na traseira do caminhão que ele dirigia nesta sexta-feira, 23/01/15. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta das 11h20, no km 643,8 da BR-116 (Ladeira do Mutum), no município de Jaguaquara, informou o Correio. O caminhão, que transportava gesso, tombou logo após a colisão. O motorista morreu no local. Segundo o Instituto Médico Legal de Jequié, para onde o corpo foi encaminhado, o veículo tinha placa de Tanhaçu, no centro-sul da Bahia. Ainda de acordo com o Correio, populares chegaram a saquear a carga de gesso enquanto o Departamento de Polícia Técnica e a Polícia Rodoviária Federal trabalhavam na área.


Foto: Blog www.marcosfrahm.com

última atualização em Sex, 23 de Janeiro de 2015 17:01
 
Aeroporto de Jequié continuará interditado. Situação do local é degradante PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 23 de Janeiro de 2015 07:58

Na segunda-feira, 26/01/15, vence o prazo para a liberação do Aeroporto Vicente Grillo, que está interditado por falta de condições de uso desde outubro do ano passado. Se nesse período de três meses ocorreram pousos e decolagens em Jequié foram operações irregulares. As atividades estão suspensas. A interdição foi determinada em razão de “riscos nas operações aéreas”. O que mudou de lá pra cá? Algumas coisas mudaram; para pior. O processo de degradação avança. Parte do muro desabou em dezembro e o buraco continua como se nada tivesse acontecido. O número de buracos no muro que garante a passagem de pessoas pela pista aumentou nos últimos tempos. Os sinais de abandono estão por toda a parte. O mato toma conta da pista. A situação é tão degradante que já tem gente pensando que tudo isso vem sendo feito para desmoralizar a nossa cidade. Parece até que fazem de propósito. A gente procura explicações para tamanho desleixo com a nossa cidade.

 

O Derba foi designado pelo governo do estado para cuidar do Aeroporto. Não cuidou. Agora nem Derba a cidade tem mais. Rui Costa extinguiu o órgão. Quem tem nos socorrido é a cidade de Ipiaú, que tem uma pista que funciona.






Imagens: Souza Andrade.

 
Prefeitura não estipula prazo para conclusão de reforma da USF do Curral Novo PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 23 de Janeiro de 2015 07:53

Em relação à interdição da Unidade de Saúde da Família Senhorinha Ferreira de Araújo, no bairro Curral Novo, a Prefeitura de Jequié emitiu nota na qual informa que uma equipe de Vigilância Sanitária do Município constatou a necessidade de obras de reparo do local, ao se referir a rachaduras no teto e parede do prédio, atribuídas a “abalos em virtude de obras realizadas próximo à localidade”. Na nota, informa que a equipe do setor tomou as providências necessárias para a realização dos reparos e retorno imediato das atividades, sem prejuízos maiores à população local. De acordo com a Secretaria de Saúde, a coordenadora da Unidade, enfermeira Joasey Pollyanna, juntamente com a equipe dela, estão instaladas na sala de reuniões, anexo ao equipamento, para quaisquer esclarecimento e encaminhamentos.

 

A nota, no entanto, não estipula prazo para a conclusão das obras.

última atualização em Sex, 23 de Janeiro de 2015 07:55
 
JEQUIÉ: Polícia aprende madeira que serviria de lenha para padarias PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 23 de Janeiro de 2015 06:54

A polícia Rodoviária apreendeu 32m³ de madeira transportada no município de Jequié, Na madrugada desta quinta-feira, 22/01/15, informou o Portal R7. O flagrante ocorreu após uma denúncia sobre de que a madeira estava sendo transportada por caminhões que sairiam do município de Itagi com destino a Jequié. Durante o flagrante, os motoristas afirmaram que a madeira seria entregue em diferentes padarias para servir como lenha nos fornos, dos estabelecimentos de Jequié.


última atualização em Sex, 23 de Janeiro de 2015 12:22
 
Deputado se livra de processo no TRE PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 22 de Janeiro de 2015 23:57

O Ministério Público não conseguiu alcançar o deputado federal Roberto Brito com a denúncia de possível irregularidade na campanha eleitoral de 2014. Nesta quinta-feira, 22/01/15, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), absolveu o parlamentar, por 4 votos a um. A ação movida pelo Ministério Público acusava RB de crime eleitoral, citando o fato de ele ter usado R$ 50 mil, de verba de gabinete para propaganda eleitoral fora de época.

 
Interditada USF do Curral Novo PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 22 de Janeiro de 2015 15:29

Definitivamente, 2015 não começou bem para a população no que diz respeito à saúde pública. A Vigilância Sanitária Municipal interditou a Unidade de Saúde da Família do Curral Novo, na quarta-feira, 21/01/15, deixando os moradores apreensivos. O prédio, que passou por uma ampla reforma recentemente, apresenta problemas estruturais com rachaduras no teto e na parede. A crise no setor vem se agravando. No início de 2013, a prefeitura desativou o PA do Campo do América. Em seguida, os hospitais Servir e São Vicente suspenderam suas atividades, reduzindo consideravelmente o número de leitos do SUS no Município. Afora isso, houve a paralisação das obras de ampliação do Hospital Geral Prado Valadares e mais recentemente a extinção da 13ª Dires, fazendo com que Jequié fique subordinada a cidade de Itabuna.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>