. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 25 de Abril de 2015 12:39

 
Suspeito de mandar matar ex-prefeito de Jitaúna em 1986 vai a júri na terça-feira, dia 28 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 25 de Abril de 2015 11:47

Depois de 29 anos, Aureliano Francisco de Oliveira, o Lelinho, suspeito de ser o mandante do assassinato de Claudemiro Dias Lima (Miro), então prefeito do município de Jitaúna, finalmente vai a júri popular, nesta terça-feira, 28/04/15, às 8 horas, no Fórum de Itabuna. O criminoso ficou foragido da justiça por exatos 27 anos sendo preso em São Paulo no dia 20 de janeiro de 2013. A comarca de Jitaúna pediu o deslocamento do processo para a comarca de Itabuna. O criminoso ficou foragido da justiça por exatos 27 anos, sendo preso em São Paulo, no dia 20 de janeiro de 2013. O crime ocorreu em frente ao prédio da Prefeitura de Jitaúna no dia 16 de janeiro de 1986 e jamais foi esquecido pela população. De acordo com o Blog do Braga, o mesmo encontra–se preso no sistema prisional na Penitenciaria II de Guarei, em São Paulo. Além do Crime do prefeito de Jitaúna, pesa contra Aurelino, a condenação por ter feito vítima Antonio Felix Sobrinho Júnior.


Foto: Claudemiro Dias Lima. Blog jequieeregiao.com.br e Blog do Braga

 
Dengue avassaladora. Jequié aparece em terceiro em nº de casos suspeitos na Bahia PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 25 de Abril de 2015 11:44

A dengue está avassaladora. De acordo com dados do Governo do Estado da Bahia, os casos de suspeita da doença vêm crescendo no interior. Até a 16ª semana epidemiológica de 2015, foram registrados mais de 20 mil casos suspeitos, entre eles, 3.476 já foram diagnosticados com a doença, 10 como dengue com sinais de alarme, quatro em estado grave. Segundo Jesuína Castro, coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Estado, a dengue é um dos principais problemas de saúde pública da Bahia. Entre os municípios com os maiores números de casos notificados em 2015, até o momento, temos Itabuna com 4.280 casos; Ilhéus com 3.629 e Jequié que conta 1.508. Jequié enfrenta sérios problemas no controle e prevenção. Como a maioria dos focos encontra-se no interior dos imóveis, a população deve ser permanentemente mobilizada a participar de ações capazes de eliminar os criadouros. Ocorre que a Prefeitura, que tem um orçamento de milhões de reais na Secretaria de Comunicação, sequer desenvolve uma campanha de orientação e mobilização nos meios de comunicação de massa da cidade. Além do que, a Prefeitura não pode negar informações à população através dos veículos de grande penetração sob pena de responder por negligência. Em outras épocas, foram feitas campanhas sistemáticas, mas somente depois do registro de óbitos, erro que não deve se repetir na administração de Tânia Brito que é médica, mesma profissão do próprio secretário de comunicação, Jacobson Brito.

 
. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 25 de Abril de 2015 11:43

 

 
SOS JEQUIÉ: Falta de professores e cuidadores deve se arrastar até meados de maio PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 25 de Abril de 2015 11:39

Os alunos que estão sendo duramente prejudicados pela Prefeitura de Jequié, em razão da ausência de mais de cem professores e cuidadores nas salas de aula de escolas públicas municipais, tanto na cidade como na zona rural, vão esperar ainda vinte dias ou mais, quando a Prefeitura deverá contratar os profissionais para o preenchimento dessas vagas. Vale salientar que esse prazo é apenas uma estimativa de tempo, uma vez que o REDA, que vem sendo providenciado pode esbarrar na Justiça. Professores aprovados em concurso em 2012 questionam a administração da prefeita Tânia Brito que, segundo eles, insistem em não convocá-los, em detrimento de uma seleção temporária.

 

Situação ainda mais grave a das criancinhas de algumas creches. Em uma delas, a Creche Dr. Sebastião Azevedo, localizada no loteamento Jardim Tropical, sequer funcionou neste ano de 2015. Dezenas de crianças daquela região estão condenadas ao atraso, pois esse tempo perdido jamais será recuperado. Estas pobres crianças, desprovidas de maiores atenções por parte dos poderes públicos, não têm a quem recorrer. O que se ouve nas ruas é que tal problema vem sendo classificado como uma grande covardia com essas famílias de baixa renda.


Secretário de educação, João Magno.

 
A VOZ QUE VEM DAS RUAS - comentário PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 25 de Abril de 2015 11:20

Comentário geral na cidade: O jequieense está mesmo no mato sem cachorro. Por um lado, um governo federal sem capacidade de investimentos. A principal obra estruturante do País e considerada redenção de Jequié, a Ferrovia da Integração Oeste-Leste, está paralisadas, com centenas de pessoas desempregadas e o Município com seu futuro incerto. Programas sociais como o Pronatec também paralisado. Por outro lado, o governo do estado já não fala mais na construção da ponte do Jequiezinho, nem na construção do módulo do curso de medicina no semianel rodoviário. A situação do distrito industrial é de abandono. Aeroporto nós já não temos mais e o asfaltamento das ruas do centro, suspenso depois das eleições passada, nem sinal de retomada. Novas promessas somente em 2016, ano de eleição, quando todos vão precisar de votos. Em relação ao governo local, as pessoas nem querem comentar mais. Muita gente diz nas ruas que não fala do que não existe. A administração é considerada a mais desastrosa de todos os tempos e não apresenta sinais de recuperação. Ultimamente, as obras têm se resumido na construção de alguns quebra-molas. Tem creche fechada, sinalização de trânsito arcaica, bairros inteiros entregues a própria sorte. A insatisfação é crescente a ponto de pessoas que trabalharam na eleição de 2012 afirmar que estão arrependidas em ter pedido votos par ela, considerando tal atitude como um grande erro. Baseado no que se comenta nas ruas, Jequié vai precisa de, no minimo, vinte anos para se recuperar do tempo perdido somente com a atual administração municipal. Torcer para o eleitor acertar na escolha do próximo prefeito.

 
ADJ busca sua primeira vitória na Segundona. Jequié FM transmite. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 25 de Abril de 2015 11:18

O time do Jequié entra em campo neste domingo, 25/04/15, pela segunda rodada do campeonato baiano de futebol da 2ª divisão, para enfrentar o Botafogo de Salvador, na cidade de Senhor do Bonfim. A partida será às 16 horas, com transmissão da Jequié FM 89,7 com Osvaldo Batista, Ari Moura, Souza Andrade e Leur Lomanto Júnior como convidado especial, além de Ramon Silva e Sidney Oliveira na retaguarda e parte técnica da emissora. Embora jogue fora de casa, a vitória nesse momento é primordial para evitar um possível distanciamento dos lideres da competição e, a depender da combinação de resultados, a equipe jequieense pode embolar a parte de cima da tabela. Com um ponto, o Jequié torce pelo tropeço do Fluminense e do Flamengo, que se enfrentam em Guanambi.


Leomir, um dos destaques do Jequié na partida de estreia.

 
Prefeitos de Jequié e Região foram os primeiros a entregar documento pela criação de consórcio. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 25 de Abril de 2015 11:17

Os 29 municípios que fazem parte do Território Médio do Vale do Jiquiriçá e do Território Médio Rio de Contas, sairam na frente em relação as primeiras providências objetivando a criação do Consórcio de Saúde para atender toda a região. Este grupo de prefeitos foi o primeiro a entregar a documentação necessária nessa fase para formação do consórcio, que agora aguarda assinatura do governador Rui Costa para ser apreciado na Assembleia Legislativa do Estado e pelas Câmaras Municipais de cada uma dessas 29 cidades. O protocolo visando a criação do Consórcio de Saúde foi entregue a Rui Costa na sexta-feira, 24/04/15, em Maracás. Os Consórcios de Saúde propostos pelo governo devem ser criados em todo o estado, como forma de regionalizar o atendimento e a realização de exames médicos.


 
Agentes Comunitários protestam contra prefeito de Maracás durante visita do governador PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 25 de Abril de 2015 11:11

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias, do município de Maracás, liderados pelo sindicato das duas categorias, aproveitaram a visita do governador Rui Costa ao município, nesta sexta-feira (24/04/15), para cobrar do prefeito Paulo dos Anjos (PT), condições de trabalho e cumprimento da lei 12.994/2014, em vigor desde o dia 17 de junho do ano passado, que assegura o piso salarial de R$1.014,00 para as categorias, informou o Blog Marcos Frahm. Eles manifestaram-se em frente ao palanque do governador, que estava acompanhado do gestor público de Maracás. Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias da Cidade das Flores portavam faixas com frases direcionadas a Paulo dos Anjos e diziam que buscavam tão somente que as categorias fossem ouvidas pelo prefeito.


Foto: Blog Marcos Frahm.

 
Jogador natural de Jequié é considerado uma joia no time do São Paulo PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 24 de Abril de 2015 17:12

Depois de intensas negociações para manter uma de suas principais joias, o São Paulo acertou um novo contrato com o atacante Joanderson. Destaque das categorias de base, ele ficou sem vínculo com o clube desde 15 de fevereiro e era alvo de diversas equipes do futebol nacional e do exterior. Conforme publicado no BID do dia 22/04/15, o atleta de 19 anos assinou por mais três anos com o clube paulista e pode, inclusive, ser diretamente integrado ao elenco principal. Atentos à possibilidade de se reforçar sem qualquer custo, Palmeiras e Corinthians sondaram o atacante. Além deles, o Porto, de Portugal, mostrou interesse no jogador, segundo o jornal Record. O futebol chinês era outro destino apontado ao atleta que é natural de Jequié e que foi criado em Limeira/SP. Ele chegou ao São Paulo em 2009 e coleciona prêmios individuais, além de diversas convocações para as seleções de base. Foram 22 gols no Campeonato Paulista Sub-15, em 2011; 6 no estadual sub-17 2012, e no ano seguinte o maior destaque: 13 gols no Paulista, 7 no título da Copa do Brasil e um no Mundial Sub-17, nos Emirados Árabes, com a seleção brasileira; no ano passado, primeiro do jogador na categoria sub-20, ele marcou 5 vezes no Paulista e uma na copa nacional.


Jequieense Joanderson tem 19 anos.

 
. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 23 de Abril de 2015 21:32

 
Joaquim Caíres propõe reflorestamento na região da Barragem do Criciúma PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 23 de Abril de 2015 21:20

Preocupado com a crescente degradação ambiental verificada na região do Cajueiro, zona da mata de Jequié, fato que vem comprometendo importantes mananciais que servem o Criciúma, cuja Barragem é responsável pelo abastecimento de água na cidade, o vereador Joaquim Caíres apresentou na Câmara Municipal, proposta sugerindo o reflorestamento do entorno da Barragem do Criciúma, com o plantio de árvores apropriadas. Desmatamento e escavações nos arredores da Barragem do Criciúma são alguns dos sérios e graves problemas denunciados. “A imediata proteção de toda a encosta se faz necessária diante do acelerado processo de degradação, a partir do desmatamento e de outros danos perpetrados naquela importante e rica região”, justificou o parlamentar. Lembra que o problema é do conhecimento dos órgãos fiscalizadores, conforme denúncias feitas ao longo dos últimos meses por entidades a exemplo do Grupo Ecológico Rio de Contas (GERC). Segundo Joaquim Caíres, as condições daquela região, rica em nascentes e em espécies importantes da nossa fauna e flora, inclusive, objeto de estudos por parte da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), carece de uma urgente intervenção. Em face das dificuldades econômicas da Prefeitura, o autor do requerimento sugere que a recuperação das matas ciliares e outras providências devem ser feitas por iniciativa do Município, mas com recursos financeiros do Governo Federal, que dispõe de verbas para estes fins no Ministério do Meio Ambiente, ou do Governo do Estado da Bahia, que, segundo Caires, usufrui das águas daquela região através da Embasa – Empresa Baiana de Saneamento – que nem sempre ou quase nunca oferece qualquer contrapartida ao Município, como se não tivesse nenhum compromisso socioambiental, resumindo suas atividades a comercialização da água.


Vereador Joaquim Caíres

 
PM prende individuo por desacato e descobre que o mesmo responde por três homicídios PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 23 de Abril de 2015 19:05

Policiais militares do 19° Batalhão da Polícia Militar (19º BPM) detiveram no bairro Mandacaru, na terça-feira (21/04/15), Guilherme Santos Torres, 21 anos, foragido da justiça, segundo o Departamento de Comunicação Social do 19º BPM. Informou também que o mesmo já havia sido preso por porte ilegal de arma de fogo, por autoria de dois homicídios e com mandado de prisão em aberto por um terceiro homicídio, completou o informe policial. Segundo relatório de serviço, os policiais militares desenvolviam a operação de combate aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), que consiste na intensificação sistemática de abordagens a pessoas e a veículos, com o objetivo de coibir o combate ao tráfico de drogas e o porte ilegal de arma de fogo. Acontece que durante uma destas abordagens, Guilherme acabou sendo detido e encaminhado a Delegacia, por desacato e desobediência. Na Delegacia, constatou-se que o indivíduo era um criminoso procurado. O major Ricardo Santana destacou a ação proativa dos policiais militares envolvidos na operação de combate ao crime e reafirmou a importância das ações preventivas que vem sendo executadas pela Polícia Militar, particularmente  pelo 19º BPM.

 
ENGENHARIA CIVIL RECEBE NOVOS LIVROS PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 23 de Abril de 2015 18:59

No último dia 17/04 o Diretor da FTC Jequié, Prof. Me. Paulo Vasconcelos, apresentou ao Colegiado do Curso de Engenharia Civil os novos livros adquiridos para complementar ainda mais o acervo bibliográfico desse referido curso. Mais uma vez, a direção da FTC que no início deste semestre letivo assumiu o compromisso junto ao corpo discente de desenvolver qualitativamente e quantitativamente o acervo bibliográfico, responde celeremente e objetivamente às demandas apresentadas à equipe diretiva da FTC Jequié. (ASCOM FTC JEQUIÉ).


 
OPORTUNIDADE DE BOM NEGÓCIO PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 23 de Abril de 2015 14:40

última atualização em Qui, 23 de Abril de 2015 14:47
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>