Estudantes do IFBA Jequié representam a Bahia na Olimpíada Brasileira de Robótica PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 31 de Agosto de 2016 11:08

O credenciamento dos estudantes do IFBA Jequié David Almeida Santos e Jan Carlos Gomes dos Santos para participar da etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR 2016 veio com a conquista do segundo lugar na modalidade prática nível 2 da Etapa regional Bahia da modalidade prática da OBR, realizada no dia 27 de agosto em Salvador. Ao todo, 51 equipes formadas em escolas públicas e privadas de todo Estado participaram da disputa. O IFBA Campus Jequié participou com as equipes TriForce, composta por David e Jan Carlos, e Natus, formada por Alesson e Kaione, ambas do curso técnico em Informática. As equipes foram acompanhadas dos professores Andrique Amorim e Márcio Henrique. Com a conquista, a equipe TriForce se classificou para participar da etapa Nacional da OBR como uma das representantes da Bahia. A modalidade a ser disputada é a Rescue Line (robôs de resgate).

Competição Latino Americana 
A etapa nacional da OBR é a Competição Latino Americana de Robótica – LARC, que acontece de 08 a 12 de outubro de 2016 no Centro de Convenções de Recife – PE. Desta vez, equipes de todo o país disputarão vagas para participar da ROBOCUP 2017 no Japão, uma competição internacional de Robótica. David e Jan Carlos também obtiveram resultado expressivo em 2014, quando participaram da equipe que levou o IFBA Campus Jequié à vitória naquela edição regional Bahia. Na época, eles também representaram a Bahia na OBR nacional, realizada em São Carlos – SP. A prova consiste na utilização de robôs móveis autônomos para identificar vítimas com rapidez e precisão em cenários de catástrofe recriados artificialmente. Estes cenários vão ficando mais complexos a cada disputa, desde o seguimento de uma linha contínua numa superfície plana passando por trajetórias com obstáculos, interrupções de linha e com declives, até chegar a uma zona onde as vítimas são colocadas aleatoriamente em campo aberto.


Foto: Divulgação.

última atualização em Qua, 31 de Agosto de 2016 11:18
 
Adolescente desaparecido em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 31 de Agosto de 2016 10:51

Encontra-se desaparecido desde sábado (27.8.16) o adolescente Gustavo Gois Santos, 14 anos. Ele foi visto pela última vez às 4 horas da tarde e desde então ninguém tem informação sobre o paradeiro dele. Morador na III Travessa Vicente Leoni, nas proximidades da Pastoral da Criança, no Barro Preto, bairro popular de Jequié. Seus familiares estão bastante preocupados. O fato já foi relatado à polícia. Quem souber alguma informação favor telefonar para 73 98843-4232.


 
Disputa pela prefeitura de Maracás ferve. Nelson Portela entra na briga PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 30 de Agosto de 2016 22:00

A disputa pelo cargo de prefeito do município de Maracás nas eleições deste ano está fervendo nos bastidores da política. Para começar, são cinco os candidatos a prefeito e todos eles de partidos que integram a base do governador Rui Costa. Outro detalhe: A essa altura do jogo, o PT, conta com dois candidatos (Nelson Portela e Edmundo Novaes), problema que a justiça deverá resolver até o próximo dia 12, prazo para o julgamento de todas as candidaturas que tramitam na Justiça Eleitoral da Bahia. O cenário eleitoral de Maracás sofreu uma grande e importante alteração nos últimos dias, justamente com o ingresso do ex-prefeito Nelson Portela na disputa. Até dia desses eram quatro os que disputavam a cadeira de prefeito: o atual gestor, Paulo dos Anjos, que foi eleito pelo PT e resolveu filiar-se ao PSL, o empresário Soya Novaes (PDT) e o professor Flávio Guimarães (PCdoB).

NOVO CENÁRIO

O que muda com a entrada do ex-prefeito Portela na disputa? A possibilidade de o governador Rui Costa sair do campo da neutralidade, e apoiar sua candidatura, fato que é dado como certo pelos apoiadores e simpatizantes do ex-prefeito, que goza da amizade de Costa. O próprio Nelson Portela, que se desincompatibilizou do cargo de coordenador dos consórcios públicos de Saúde/Sesab afirma que, entre os postulantes, ele é o preferido de Rui Costa. Argumenta que pertence ao PT, mesmo partido do chefe do Executivo baiano, e pelo fato de ter dois mandatos de prefeito no currículo. Em entrevista exclusiva ao Blog Marcos Frahm, durante a visita do vice-governador João Leão (PP) à Jaguaquara, no último dia 27, o prefeiturável Nelson não poupou críticas ao falar sobre o conturbado processo de escolha dentro do próprio PT e sobre sua relação com o seu afilhado político e primo, o atual prefeito e candidato à reeleição Paulo dos Anjos. Atacou o ex-presidente do PT, Everaldo Gomes, justificando que o mesmo não foi correto ao dizer que o governador fez uma intervenção no partido em Maracás, destituindo o diretório local para retirar de cena o vereador candidato Edmundo e lhe favorecer. ”O PT é democrático, diferente da postura do ex-presidente”, disparou. Em relação ao seu primo, Portela disse que o atual prefeito não cumpriu o acordo que havia firmado de que o candidato com melhor desempenho entre eles dois seria o escolhido para a disputa. Como o pacto não foi cumprido, conforme declarou, a ruptura foi inevitável e agora caberá ao eleitor definir quem é quem nas urnas no dia 2 de outubro. Nelson ainda assegurou, peremptoriamente, que não desistirá da candidatura e que acredita em seu registro.


Nelson Portela, PT. Foto: BMF

última atualização em Ter, 30 de Agosto de 2016 23:01
 
Jequié ganhará novo procurador da República PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 30 de Agosto de 2016 09:40

Jequié será uma das cidades beneficiadas pelo novo concurso público do Ministério Público da Federal (MPF), conforme edital para provimento de cargos de procurador da República. São 82 vagas distribuídas em vários estados. Além de Jequié tem vagas para Bom Jesus da Lapa e Paulo Afonso. Há oportunidades nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Os interessados devem realizar as pré-inscrições entre os dias 30 de agosto a 28 de setembro de 2016, pelo site www.mpf.mp.br preencher o formulário, imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 250,00, e dirigir-se a uma das Procuradorias da República, munidos com os documentos comprobatórios especificados no edital. Todos os inscritos neste Concurso serão classificados por meio de Prova Objetiva, prevista para ser aplicada no dia 27 de novembro de 2016, além de Provas Subjetivas, relacionadas a cada um dos grupos de disciplinas, Prova Oral de cada disciplina e aferição de títulos.


 
Bancários ameaçam entrar em greve em setembro PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 30 de Agosto de 2016 08:38

Os bancários devem entrar em greve do dia 6 de setembro em diante. Em Jequié, o sindicato da categoria, seguindo orientação do Comando Nacional dos Bancários, convocou uma assembleia geral extraordinária para o dia 01.09.16, às 18 horas, para avaliação e deliberação sobre contraproposta apresentada pela empregadores na reunião desta segunda-feira (29), e sobre a deliberação acerca de paralisação das atividades por prazo indeterminado a partir da zero hora do dia 06. “A Fenaban repete a estratégia do ano passado, com o objetivo de impor a política de arrocho salarial e de abonos que não se incorporam ao salário. Este ano, a categoria não está disposta a ser enrolada o mês inteiro, daí a opção por definir logo a campanha salarial”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, que participa das negociações em São Paulo”, informa o site da federação dos bancários.


Foto arquivo: Zenilton Meira.

 
Alimentação saudável em Jequié tem nome: Mr. Natureba PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 28 de Agosto de 2016 20:04

Seu almoço cheio de opções. Pratos executivos, panqueca integral, wrap integral, saladas, sanduíches... Conheça Mr. Natureba - Avenida Rio Branco – 382. Jequié.

 
Clima eleitoral começa a esquentar em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 28 de Agosto de 2016 20:03

A campanha eleitoral foi aquecida em Jequié com o início da propaganda no rádio, na sexta-feira (26.8.16), e com a realização de carreatas e inauguração de comitê, promovidos por alguns candidatos a prefeito. Cada um tenta impressionar os eleitores do seu jeito. Muitos veículos com adesivos, carros de som, bandeiras carregadas por pessoas contratadas e simpatizantes, cores das mais diversas e barulho, muito barulho, alguns deles de discursos inflamados, têm sido ingredientes importantes desta disputa. Observa-se também que, ao que parece, dinheiro não é problema para alguns que querem a cadeira de prefeito. Aparentemente, vislumbra-se uma campanha cara para os padrões de uma população empobrecida e de uma cidade endividada, cheia de problemas sociais, especialmente desemprego. 
A expectativa é que os limites impostos pela justiça eleitoral sejam respeitados pelos candidatos que têm conhecimento do teto que foi estipulado para gastos nestas eleições para prefeito, vice e vereador.

 
Teve de tudo nos primeiros programas eleitorais em Jequié, inclusive candidato assumindo erros do passado PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 28 de Agosto de 2016 19:55

O clima promete esquentar de agora em diante na corrida pelo valioso voto dos quase 110 mil eleitores de Jequié. Nos primeiros programas do horário eleitoral gratuito de rádio Sérgio da Gameleira, candidato a prefeito do PSB, se apresentou, disse ter feito um bom trabalho nos dias em que esteve no comando da prefeitura, mas se manteve, em boa parte do tempo, na defensiva. Ao tentar justificar sua parceria com a prefeita Tânia Britto, ele assumiu que errou. “Também assumo meu erro de acreditar naquele projeto político que pensava eu ser voltado para a nossa cidade”. O mandato de Tânia, do qual Sérgio fez parte como vice-prefeito eleito com expressiva votação em 2012, foi criticado também no programa de sábado, em mais uma tentativa de se desvincular da administração iniciada em 2013. Ele engrossou a voz crítica a atual gestão e a responsabilizou pela situação difícil em que se encontra a cidade, classificada pelo candidato como “terra arrasada”.

O candidato Tadeu Cafezeiro (PDT) usou parte do tempo para sua apresentação e começou fazendo questão de dizer que a candidatura dele é apoiada pelo governador petista Rui Costa e pela primeira-dama, Aline Peixoto. O programa eleitoral apresenta um tom crítico e a metralhadora giratória tem endereço certo quando dispara as administrações municipais recentes. “Nossa cidade está arrasada. Foram anos de má administração e falta de zelo com o dinheiro público e agora aparecem pessoas que ajudaram a destruir Jequié pedindo desculpas e se apresentando como salvação da lavoura”.

Dr. Fernando Vieira, candidato a prefeito pelo Partido Verde, se apresentou como sendo a “verdadeira mudança” entre os candidatos que disputam o cargo nas eleições deste ano de 2016, afirmando que ele é “o único candidato de oposição que não tem nenhuma ligação tanto com desastrosa administração de Tânia nem com o governo do PT de Rui Costa”. O programa também adotou um tom crítico relação a forma como Jequié sem sendo administrada e prometeu o que classifica de “jeito novo de governar”, tendo destacado que ele se preparou para ser o prefeito de Jequié, citando entre outros feitos o fato de o Partido Verde ter realizado seminários, ouvido especialistas e sugestões do povo. “Nenhum outro candidato fez isso”, concluiu.

O PSOL apresentou o candidato Marcos Ferreira como seu candidato a prefeito. Como tem pouco tempo no programa, enfatizou a necessidade de “romper com as velhas práticas de se fazer política em Jequié”.

O candidato a prefeito Paulo Vasconcelos (PTC), com poucos segundos no ar, quase não consegue se expressar. Vem utilizando o tempo que dispõe nas inserções durante a programação normal das emissora.

Eduardo Barbosa (PP) se apresentou e falou como será utilizado os 57 segundos que dispõe no programa eleitoral, além de citar dicas de saúde. 
Os programas são bem produzidos e apresentados por bons profissionais.

última atualização em Dom, 28 de Agosto de 2016 20:03
 
PRE/BA recomenda que órgãos públicos fiscalizem atos de campanhas nas repartições. Multa pode chegar a R$ 106 mil PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 28 de Agosto de 2016 11:22

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) recomendou, na sexta-feira (26.8.16), aos dirigentes de órgãos públicos que não pratiquem ou permitam atos de campanha eleitoral em suas repartições. De acordo com a recomendação, os representantes legais dos órgãos devem adotar medidas a fim de coibir o uso das instalações públicas para atos de campanha eleitoral por candidatos, inclusive aqueles que são funcionários públicos. Recomendou-se também que as autoridades não autorizem a realização de qualquer ato similar, de natureza coletiva, por parte de servidores públicos. O procurador Regional Eleitoral na Bahia, Ruy Mello, e o procurador Regional Eleitoral substituto, Cláudio Gusmão, apontam que as medidas estão fundamentadas nos artigos 37 e 73 da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições) e visam a garantir a igualdade de oportunidades entre candidatos. Em caso de descumprimento, a mesma lei prevê aplicação de multas, que podem variar entre R$ 2.000,00 a R$ 106.410,00, além da cassação do registro ou do diploma do candidato beneficiado, a depender da situação. As condutas irregulares serão comunicadas ao Ministério Público Eleitoral, que adotará as medidas cabíveis para apuração dos fatos e punição dos envolvidos. 
SEJA CORRETO
O Blog jequieeregiao.com.br alerta a população para fiscalizar a possível participação de servidores públicos em manifestações políticas em horário de expediente, o que é terminantemente proibido. Os funcionários não podem ser obrigados a participar de caminhadas e carreatas muito menos devem abandonar seus postos de trabalho para pedir voto para quem quer que seja. Esse tipo de irregularidade deve ser informada ao Ministério Público Eleitoral para a devida apuração.


 
Com palanque vazio e sem Rui Costa, vice-governador adia inauguração em Jaguaquara PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 28 de Agosto de 2016 11:04

O governador Rui Costa (PT) não compareceu a cidade de Jaguaquara neste sábado (27.8.16), onde estava sendo aguardado para fazer a inauguração do asfaltamento de ruas no centro da cidade. Quem esteve em seu lugar foi o vice-governador João Leão, que chegou ao palanque montado na Praça JJ Seabra com quase 3 horas de atraso. O ato foi realizado para um público considerado pequeno, conforme informações do Blog Marcos Frahm. Antes disputado, o palanque estava vazio, conforme pode ser observado na foto abaixo. Leão fez um rápido discurso e adiou a inauguração da obra. Ainda de acordo com o BMF, o governador desembarcaria em Jequié de onde seguiria de carro para Jaguaquara. A ausência não foi atribuída a possibilidade de o governador ser recebido sob vaias como ocrreu recentemente, em Vitória da Conquista. A assessoria atribuiu o atraso e a ausência a instabilidade climática. ”Com tempo fechado não se tem a mínima condição de viajar, da aeronave voar, mas na primeira semana de setembro, o governador Rui Costa virá. Ele faz questão de vir inaugurar a obra”, disse João Leão ao saudar o público presente. Em tempos de eleições municipais o prefeito e outros políticos, claro, não subiram no palanque. O deputado estadual Aderbal Caldas e os prefeitos Zé Cocá (Lafaiete Coutinho) e Antônio Sampaio (Irajuba) prestigiaram o evento.


Palanque vazio na visita da comitiva estadual à Jaguaquara. Foto: Blog Marcos Frahm

 
Contas de luz sem cobrança extra em setembro PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 27 de Agosto de 2016 06:35

As contas de luz dos clientes não vão ter taxa extra em setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira verde nas tarifas no mês que vem. Será a sexta vez seguida que não haverá cobrança excepcional nas contas dos consumidores em todo o país.A bandeira verde é acionada quando o Custo Marginal de Operação, indicador que demonstra o valor de geração da usina mais cara fica abaixo de R$ 211,28 por megawatt-hora (MWh) em todas as regiões.Segundo a agência Estadão Conteúdo, havia expectativa no mercado de que fosse necessário acionar a bandeira amarela em razão da piora das condições de geração de energia no Nordeste, devido à seca na região, mas isso não se efetivou neste mês.A bandeira amarela, que adiciona R$ 1,50 a cada 100 killowatt-hora de consumo na conta de luz, vigorou em março deste ano. Desde abril, a bandeira é verde.


 
DE NOVO: Crianças sem aula desde 11 de agosto em Jequié por falta de transporte PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 26 de Agosto de 2016 23:03

A APLB acaba de informar em seu site que o Centro Educacional Landulfo Caribé localizado em Florestal, está com suas aulas suspensas desde o dia 11.8.16. Mais uma vez, as crianças enfrentam problemas relacionados ao transporte escolar. Essa verdadeira tragédia da educação municipal voltou a ser denunciado pela própria escola através de documento encaminhado a administração de Tânia Britto. Dia desses, ofício com igual teor já havia sido encaminhado e a prefeitura fez ouvidos de mercador. Vale salientar que o procurador da República em Jequié, Flávio Matias, esteve em Florestal em 2015, onde verificou no local o sofrimento das crianças da zona rural. À época apresentou denúncia. A justiça agiu. Com o passar do tempo a prefeita foi afastada, entrando em seu lugar o vice-prefeito Sérgio da Gameleira. Noventa dias depois ela retornou ao cargo. Na opinião geral, os problemas no setor só pioraram 2013 pra cá. Tempos terríveis esses últimos três anos e meio, sendo a educação um dos setores mais castigados.


Centro Educacional Landulfo Caribé, um dos principais colégios de Jequié

 
Sindicato denúncia “troca desmetida” de diretores em escolas municipais PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 26 de Agosto de 2016 23:03

O sindicato dos professores apresentou denúncia ao Ministério Público sobre o grande número de nomeações e demissões nas escolas de Jequié. Embora tenha chegado com bastante demora, a atitude é de suma importância para tentar diminui o impacto negativo dessas trocas indesejáveis. Impossível fazer planejamento, consequentemente, ofertar uma educação de qualidade. A administração é acusada de fazer o loteamento de cargos para políticos aliados, pratica que ocorre em Jequié independente de quem administra a cidade.  Entra prefeito, sai prefeito e nenhum deles têm a coragem de coibir esse loteamento de cargos.

 
Nova troca na Secretaria da Fazenda em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 26 de Agosto de 2016 23:00

Edjaneyde Lopes não é mais secretária da fazenda. A exoneração dela foi publicada no Diário Oficial do Município, mas a prefeitura não informou sobre a exoneração. Para o lugar dele foi designado Maxuel Santana, até então secretário de administração. O troca-troca de secretários em Jequié é uma das principais rotinas da administração da prefeita Tânia Britto. O único que permanece na equipe desde o primeiro do mandato é o professor Jairo Rodrigues, atualmente na secretaria de esporte.


Maxuel Santana ao lado de Tânia Britto.

 
Deputados apoiadores de Sérgio e Tadeu participam de atos políticos PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 26 de Agosto de 2016 22:53

Importantes apoiadores das candidaturas de Sérgio da Gameleira e Tadeu Cafezeiro finalmente apareceram em eventos públicos e em redes sociais depois de deflagrada a campanha eleitoral nas ruas, ou seja, do dia 16 para cá. O deputado federal Antônio Brito, apoiador da postulação do atual vice-prefeito e o deputado estadual Euclides Fernandes que está com a novidade da disputa, o candidato Tadeu, participaram de comício e carreata nas últimas horas. Até então, a presença de ambos vinha sendo cobrada pelos correligionários. Lembrando que os dois deputados são ligados a base de sustentação dos governos do PT de Rui Costa e Dilma Roussef.


Deputado Antonio Brito caminha em prol de Sérgio

Deputado Euclides no palanque de Tadeu.

última atualização em Sex, 26 de Agosto de 2016 23:00
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>