A CRÔNICA DA CIDADE: Nada de 2016 até agora PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 11 de Fevereiro de 2016 11:02

Nada de 2016 até agora

Para quem leva a sério essa conversa de que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval, tenha calma porque nada de muito importante acontecerá nesses dias pós-carnaval. Imagine se alguma coisa funcionará numa semana de apenas dois dias – hoje e amanhã. Logo em seguida chega mais um fim de semana. Quatro dias na base do: ‘deixa a vida me levar’. Nada, absolutamente nada acontece de positivo nesse período. Nenhuma decisão significativa.

Se levarmos em conta a situação específica de Jequié, aí que é preciso ter mais calma ainda. Nada de desejar um Feliz Ano Novo por enquanto. A Câmara de Vereadores, por exemplo, permanece em recesso. Se tiver de ocorrer alguma coisa relevante só depois do dia 20. As aulas nas escolas da prefeitura somente do dia 22 em diante. Nessa lógica, continuamos no passado. E quando 2016 começar, ainda assim estaremos presos aos problemas não resolvidos de anos anteriores. Não tem saída: O início de 2016 vai demorar mais alguns dias. Mas será que vai ser diferente dos anos anteriores ou vamos trilhar os mesmos caminhos de sempre? Souza Andrade.

 
-- PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 11 de Fevereiro de 2016 10:57

 
E lá se foi mais um janeiro... e moradores do Cansanção continuam relegados EPISÓDIO IV PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 11 de Fevereiro de 2016 10:19

Mais um janeiro ficou para trás e os moradores desta rua no bairro Cansanção sequer têm o direito de viver com dignidade, haja vista as inacabadas obras de construção do canal pluvial colocam sua integridade física em risco. “Imagine uma criança ou um idoso cair no local?” questiona um dos moradores.

Neste mês de fevereiro, o Blog jequieeregiao.com.br apresenta essa nova série de notas para retratar o decepcionante e triste tratamento que o município de Jequié vem recebendo do governo em todas as suas esferas. A cada nota publicada nesta Série, vamos citar situações vergonhosas do descaso com o povo que praticamente sozinho carrega a nossa cidade nas costas porque os serviços e obras públicas quando não são de qualidade ruim sequer saem do papel.



última atualização em Qui, 11 de Fevereiro de 2016 10:21
 
Horário de verão 2015/2016 termina dia 21 de fevereiro PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 11 de Fevereiro de 2016 09:18

O horário de verão 2015/2016 termina no terceiro fim de semana deste mês, do dia 20 para o dia 21 de fevereiro. Com isso, a partir da zero hora do dia 21 de fevereiro de 2016, os relógios devem ser atrasados em uma hora nos estados em que o horário de verão é válido. O horário especial começou à meia-noite do dia 18 de outubro do ano passado. Os Estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país que terão de voltar o relógio em uma hora são: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal. Segundo o Ministério de Minas e Energia, o horário de verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta, ou seja, quando mais pessoas, empresas e indústrias estão utilizando a energia elétrica. Isso é possível porque a parcela de carga de iluminação passa a ser acionada mais tarde do que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário.


 
Depois que não tem mais graça, prefeita manda instaurar Processo para apurar denúncias contra transporte escolar PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 10 de Fevereiro de 2016 22:53

Depois que não tem mais graça, prefeita Tânia Britto decidiu mandar instaurar um Processo Administrativo para apurar as graves denúncias feitas contra o transporte escolar de Jequié. Muitos dizem desconfiar de que tudo não passa de uma estratégia da administração municipal no sentido de jogar a culpa na empresa Rio-Una Ltda. A publicação da portaria nº 31 de 2016 é datada de 4 de fevereiro e se reporta aos fatos narrados na Ação Civil Pública nº 4137-68.2016.4.01.3308 do Ministério Público do Estado da Bahia e do Ministério Público Federal “em face do Município e da empresa Rio Una – Transportes Ltda., em trâmite na Vara Única Federal da Subseção Judiciária de Jequié, apontando supostas irregularidades na prestação dos serviços de transporte escolar neste Município, executado pela referida empresa, por força da execução do contrato nº 036/2013”. No citado decreto publicado somente agora no Diário Oficial do Município, a administração que tem Tânia Britto na condição de prefeita eleita, destaca que “a gestora municipal somente foi cientificada acerca destas supostas irregularidades na execução dos serviços de transporte escolar através da referida Ação Civil Pública”, sendo que tais fatos foram amplamente divulgados pela imprensa local e estadual, com grande repercussão no meio político, incluindo pronunciamentos em sessões da Câmara de Vereadores. O problema é notícia desde o dia 7 de julho de 2015, quando o procurador da República, Flávio Matias, esteve, pessoalmente, na região de Florestal, verificando como os alunos - crianças e adolescentes – eram transportadas em Jequié.


Foto reprodução publicada no Blog jequieeregiao.com.br em 12.06.15

 
PRF apreende madeira da Mata Atlântica na BR 330 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 10 de Fevereiro de 2016 22:30

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu madeira sendo transportada irregularmente no início da tarde de quarta-feira (10.02.16). O fato ocorreu no KM 758 da BR 330, trecho do município de Jitaúna. Durante abordagem a um caminhão os policiais verificaram que em sua carroceria encontravam-se 18m³ de lenha em toras, proveniente de madeira nativa da mata atlântica, sem Documento de Origem Florestal (DOF) e nem a Nota Fiscal da carga. Questionado pelos policiais, o condutor informou que realiza transportes de blocos na região, e que, na presente data, recebeu proposta do proprietário de uma fazenda para trocar os blocos por madeira. A ocorrência foi encaminhada para a delegacia de polícia judiciaria local.


Foto: PRF

 
Políticos vão aproveitar abertura de ‘janela’ para troca de partidos PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 10 de Fevereiro de 2016 11:22

Os políticos com cargos eletivos dispostos a concorrer ao cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador nas eleições deste ano de 2016 devem ficar atentos ao calendário eleitoral. É que deverá ser promulgada no dia 18 de fevereiro, em sessão conjunta do Congresso Nacional, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que abre “janela” para troca de partidos sem perda de mandato. De acordo com o texto (PEC 182/07), os detentores de mandatos eletivos poderão deixar os partidos pelos quais foram eleitos nos 30 dias seguintes à promulgação da emenda. A medida fez parte da proposta de emenda à Constituição que trata da reforma política já aprovada pelos deputados. O restante do texto, que prevê medidas como o fim da reeleição para cargos do Poder Executivo, ainda vai ser examinado no Senado. Em Jequié algumas decisões já foram anunciados com alguns vereadores trocando de partido, a exemplo de José Simões que deixou o PP para ingressar no PHS. Outros vereadores estão na fila como é o caso de Chico de Alfredo que não permanecerá no PDT.

última atualização em Qua, 10 de Fevereiro de 2016 11:33
 
Paulo Salles deixa comando técnico do Atlético-PB PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 09 de Fevereiro de 2016 17:59

O jequieense Paulo Salles não é mais o treinador do Atlético de Cajazeiras, que disputa a primeira divisão do campeonato estadual da Paraíba. Ele pediu para sair depois de três resultados negativos seguidos. “Ele quem pediu para sair, diante das condições a gente tinha que aceitar”, contou o presidente do clube, Essuélio Morais. A confirmação da saída de Salles ocorreu a segunda-feira (08.02.16). Paulo Salles já está em Jequié.


 
Dois homicídios nas últimas horas em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 09 de Fevereiro de 2016 13:49

Dois homicídios foram registrados nas últimas horas neste período de Carnaval em Jequié. O jovem Jonas Miranda da Silva, de 19 anos, foi morto com tiros na manhã desta terça-feira (09.02.16), na Banca, bairro Jequiezinho. Carlos Silva, 23 anos, que estava com Jonas no momento do ataque foi ferido e encaminhado ao pronto socorro do Hospital Geral Prado Valadares, onde passa por cirurgia, informa o Blog Sérgio Monteiro. No dia anterior, Teilor Ramos de Oliveira, 27 anos, foi morto vítima de arma de fogo no mesmo bairro.


 
Carlos Almeida é sepultado em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 09 de Fevereiro de 2016 11:04

Foi sepultado no Cemitério São João Batista, em Jequié, na manhã desta terça-feira (09.02.16), Carlos Machado Almeida, conhecido carinhosamente pelo apelido de Carlinhos Manteiga, 68 anos, que faleceu no dia anterior, em Salvador, onde estava internado. Carlinhos exerceu vários cargos públicos na Prefeitura e na Câmara de Vereadores da cidade, sendo secretário municipal em diferentes administrações. Deixa esposa, a pediatra Virginia Ferraro e filhos Tâmara (otorrino), Bruno (advogado) e Miguel (odontólogo).


última atualização em Ter, 09 de Fevereiro de 2016 11:07
 
Carro roubado, apreensão de drogas e resgate em delegacia marcam Carnaval dos que não foram PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 09 de Fevereiro de 2016 10:18

Enquanto a maioria aproveita o feriado prolongado de Carnaval para descansar os malandros permanecem de plantão e fazendo suas vítimas. Nas Guaribas, zona rural de Jequié, foi roubado uma D20 Bege placa JLG 4931 (foto abaixo). Os proprietários do mesmo oferece recompensa para quem encontrar o carro. Informações para a polícia ou para 73 9 99338040.

Ainda em Jequié, policiais militares apreenderam cerca de 11kg de maconha. A droga era transporta em um motocicleta por um adolescente de 7 anos. A abordagem policial ocorreu na noite de domingo (07.02.16), na 4° Travessa Americano da Costa, bairro Joaquim Romão.

Em Itiruçu, vários bandidos invadiram a Delegacia de Polícia da cidade na madrugada desta segunda-feira (08.02.16) e raptaram uma mulher que havia sido presa no dia anterior. Rafaela Silva Santos, 30 anos, é acusada comandar o tráfico de drogas em parte da cidade.

última atualização em Ter, 09 de Fevereiro de 2016 10:19
 
-- PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 09 de Fevereiro de 2016 10:11

 
OPINIÃO: O Mosquito e o Mandamento PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 06 de Fevereiro de 2016 17:46

O Mosquito e o Mandamento

O mosquito. Pequena criatura, frágil e quase indefesa. Capaz de derrubar um homem e enfrentar exércitos, tem a possibilidade de dizimar populações e de comprometer a saúde de muitos. Ou melhor, de todos, uma vez que não olha classe social, endereço, profissão, sexo, cor ou religião. Ele está desafiando cientistas, médicos, instituições de pesquisa e governantes. É temido, mas não é respeitado. Embora terrível, é ignorado por muitos que acreditam que não serão picados. O Exército Brasileiro foi convocado para enfrentá-lo, chefes de estado e a Organização Mundial da Saúde (OMS) a até Conferência episcopal brasileira (CNBB), todos sendo “desafiados” pelo tal mosquito que traz seu nome em latim. Poderia ainda salientar outras características do danoso mosquito? Não. Meu currículo não me compete. Mas, posso dizer que o Bispo de Jequié já o encontrou e viveu os efeitos deste encontro. Alguém também perguntou a um padre: “é a volta das sete pragas do Egito?”. Ao que o bom sacerdote respondeu, que mesmo tendo o segundo nome parecido com o Egito, Deus não castiga aos que ama. Talvez influência do filme “os dez mandamentos”.

O mandamento. Entre os dez está aquele que é comum a todas as religiões e o principal interdito de todas as sociedades: “Não matar!” (Exôdo 20, 13). Atentos!! Não se trata de não matar o mosquito assassino. Ele deve ser banido e devem ser encontradas as causas deste desequilíbrio ecológico que tem gerado a proliferação do famigerado Aedes Aegypt, mesmo em tempos da Encíclica Laudato Si, do querido Papa Francisco.

Não muito distante do nosso tempo, o saudoso São João Paulo II, escrevia também uma Encíclica intitulada “Evangelho da Vida”. É uma das minhas prediletas e de muita nostalgia dos tempos em que lecionava Bioética, a ética da vida. Nesta Encíclica que faço questão de recomendar aos profissionais da área de saúde, entre outras coisas profundas e importantíssimas, o saudoso Papa discorre a respeito da sacralidade e da inviolabilidade da vida humana. Que bela profissão de fé na Vida! Lá neste texto de feliz e divina inspiração, (EV, 71), “João de Deus” alertava que : “a lei civil deve assegurar a todos os membros da sociedade o respeito aos direitos fundamentais, que pertencem por natureza à pessoa e que qualquer lei positiva tem de reconhecer e garantir. Primeiro e fundamental entre eles é o inviolável direito à vida de todo ser humano”. É certo que lutemos por nossos direitos. Quantas conquistas! Mas, é igualmente certo que nestes tempos precisamos lutar para cuidar e preservar a vida. Neste sentido, considero que naquela época, João Paulo era mais que um Papa. Era um profeta.

“Somos o povo da vida...”, nos lembrava o mais recente santo polonês. “Estar à serviço da vida não é para nós um título de glória, mas um dever que nasce da consciência de sermos o povo adquirido por Deus” (EV 79)

Temerosos, não do mosquito, mas da microcefalia, muitos recorrem a extirpar a vida de crianças que poderão nascer com esta deficiência. Cabeça pequena ou coração pequeno? O que faz o ser humano priorizar a eliminação da vida de um feto ao invés de eliminar o mosquito? Estupefato, descobri que existem organizações internacionais que encontraram no mosquito o seu grande aliado para...

“Raiz comum de todas essas tendências é o relativismo ético, que caracteriza grande parte da cultura contemporânea. Não falta quem pense que tal relativismo seja uma condição da democracia, visto que ele só garantiria tolerância, respeito recíproco entre as pessoas e adesão às decisões da maioria, enquanto as normas morais, consideradas objetivas e vinculantes, conduziriam ao autoritarismo e à intolerância.” (EV 70)

Para citar outro Papa e fechar a tríade, lembramos Bento XVI que afirmava: “Quando se chegou ao consenso de que uma criança, que se supõe nascerá com deficiências, deve ser abortada para poupar, a ele e às outras pessoas, o peso da sua existência, está-se a fazer um escárnio a todos os deficientes: está-se a dizer-lhes que só existem porque a ciência não tinha ainda alcançado o progresso atual.”

Tempo de Quaresma. O inimigo é bem maior que o mosquito Aedes Aegypt. Ele deve ser aniquilado, como devem ser aniquiladas as formas de destruição da vida.

“Somos povo da vida!”. Cristão defendendo a vida. Sagrada e Inviolável.

Dom José Ruy G. Lopes, OFM Cap.

Bispo Diocesano de Jequié

última atualização em Sáb, 06 de Fevereiro de 2016 17:50
 
Prefeitura de Jequié não cumpre prazo para conclusão da reforma da Pç. Luís Viana PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 06 de Fevereiro de 2016 13:52

Esta data, 06.02.2016, foi definida para a conclusão das obras de revitalização da Praça Luís Viana, no centro da cidade de Jequié, mas o prazo foi ignorado como ocorre com outras obras de reformas. Alias, a administração municipal vem sendo bastante criticada ao longo dos seus três pelo fato de não cumprir os prazos de entrega das obras ainda que de reformas. Os serviços estão bastante atrasados.


Foto: Souza Andrade.

última atualização em Sáb, 06 de Fevereiro de 2016 14:05
 
Somente em 2016, quase 380 vítimas de acidente de veículos foram atendidas no HGPV PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 05 de Fevereiro de 2016 20:38

Divulgados números relacionados a atendimentos no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) relativos ao período de 01 de janeiro a 04 de fevereiro deste ano de 2016. As informações foram transmitidas ao jornalista Ari Moura pela direção geral da unidade, baseado em dados do Sistema de Acompanhamento. Chama atenção o número de vítimas de acidente com veículos atendido no pronto socorro. Foram 379, média de mais de uma vítima por dia. Afora isso, foram 26 vítimas de atropelo e 11 por capotamento. Somam-se a esses nada menos do que 424 acidentes diversos. Vítimas de queda também não ficam atrás. Foram 718 ocorrências. Já as vítimas de acidentes de trabalho foram 93, por agressão 25 e por arma de fogo foram 25 cada e 13 por arma branca. Em relação a mordida de animal foram 54 vítimas atendidas no HGPV em janeiro. Tais ocorrências não se resumem as vítimas da cidade de Jequié, já que o HGPV atende 25 municípios, além de vítimas de trânsito nas estradas que cruzam a nossa região.


Tabela extraída do Blog arimoura.com.br

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>