Bispo celebra em inauguração de Capela no Valentim PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 27 de Setembro de 2016 21:13

Dom José Ruy continua com sua peregrinação as localidades mais longínquas da diocese de Jequié. No sábado (24.09.16), o bispo presidiu a Missa na Comunidade Bom Pastor, localizada no Riacho do Mel, pertencente a Paróquia Bom Jesus do Valentim, onde, na ocasião abençoou a capela e o altar para a realização das cerimônias litúrgicas, orações e devoção dos católicos. No ato da inauguração da capela, Dom Ruy destacou o empenho do padre Jucely Figueiredo, bem como dos fiéis da comunidade que doaram-se para a construção da capela.


 
Jequié tem 109.536 eleitores aptos para eleger próximo prefeito dia 2 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 27 de Setembro de 2016 21:05

Faltam poucos dias para o eleitorado jequieense eleger o próximo prefeito municipal e os 19 vereadores para a legislatura 2017-2020. Jequié tem uma população estimada de 161.528 habitantes e 109.526 eleitores aptos. São seis os candidatos a cadeira de prefeito:

Tadeu Cafezeiro – PDT - candidato a prefeito pela coligação Um Novo Para Jequié Mudar (PDT/PTN/PSL/PT/PCdoB/PR).

Marcos Ferreira – PSOL - candidato a prefeito pelo Partido Socialismo e Liberdade.

Paulo Vasconcelos – PTC - candidato a prefeito pelo Partido Trabalhista Cristão.

Dr Fernando – PV - candidato pela coligação A Verdadeira Mudança (PV/PSC/PMDB/DEM/PSDC/PMB/PSDB).

Eduardo Barbosa – PP - candidato a prefeito pela coligação Força e Trabalho para transformar (PP/PRP/PTdoB).

Sérgio da Gameleira – PSB - candidato a prefeito pela coligação Coragem para Decidir (PPS/PTB/PHS/PRB/PSD/PROS/SD/PEN/PSB). 
O resultado com o prefeito e os vereadores eleitos em Jequié será divulgado a partir das 17 horas do dia 2 de outubro. A Jequié FM 89,7 fará transmissão ao vivo direto do Tribunal Regional Eleitoral/Jequié e do estúdio da emissora com todas as informações relacionadas a Jequié, região, Bahia e Brasil.


última atualização em Ter, 27 de Setembro de 2016 21:08
 
Eduardo e Sérgio não compareceram ao Debate da Guarda Municipal PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 27 de Setembro de 2016 20:13

Com o fim da propaganda eleitoral gratuita veiculada no rádio nesta quinta-feira (29.09.16) os candidatos a prefeito de Jequié vão apostar todas suas fichas em reuniões, caminhadas, carreatas e outras atividades que ainda poderão ser realizadas nos próximos dias. Nesta terça-feira, 27, ocorreu o debate da Guarda Municipal, no auditório do Sindicato Rural. Foi o último dessa campanha. Dois candidatos não compareceram ao evento cuidadosamente elaborado pela Guarda Municipal: Sérgio da Gameleira e Eduardo Barbosa. Os quatro presentes: Dr. Fernando, Marcos Ferreira, Paulo Vasconcelos e Tadeu Cafezeiro, aproveitaram para expressar o que pensam sobre os mais diversos assuntos.


Eduardo Barbosa e Sérgio da Gameleira não compareceram.

última atualização em Ter, 27 de Setembro de 2016 20:28
 
Ministro do STF autoriza o compartilhamento de inquéritos envolvendo políticos PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 27 de Setembro de 2016 12:22

O nome de Jequié volta ao noticiário nacional, mais uma vez, com uma notícia negativa. Nesta segunda-eira (26.09.16) novas informações sobre a Operação Lava Jato trouxeram o nome do deputado federal Roberto Britto (PP/BA), conforme destacado pelo jornal Folha de São Paulo. “O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, autorizou o compartilhamento de inquéritos envolvendo políticos com a força-tarefa da Lava Jato no Paraná, para que o Ministério Público Federal cobre dos suspeitos a devolução de recursos desviados.

Com o material em mãos, os procuradores deverão entrar com ações de improbidade administrativa contra os acusados de participar do esquema de corrupção da Petrobras. O pedido de acesso às provas foi feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Entre os inquéritos que serão enviados ao Paraná estão os relacionados aos senadores Gleisi Hoffmann (PT-PR), Fernando Collor (PTC-AL) e Benedito de Lira (PP-AL). Também constarão provas contidas nas investigações que têm como alvo os deputados Aníbal Gomes (PMDB-CE), Vander Loubet (PT-MS), Luiz Fernando Faria (PP-MG), José Otávio Germano (PP-RS), Nelson Meurer (PP-PR), Arhur Lira (PP-AL) e Roberto Britto (PP-BA). Um dos documentos anexados ao pedido é assinado pelo coordenador da força-tarefa de Curitiba, o procurador Deltan Dallagnol”.

DOCUMENTO

"[...]o material probatório produzido é extremamente relevante, pertinente e necessário para possibilitar a instauração de apuração na esfera de responsabilização por ato de improbidade administrativa ao fim do enquadramento das condutas de agentes públicos e terceiros envolvidos, notadamente porque complementam e auxiliam na compreensão do complexo esquema de desvio de verbas públicas em detrimento da Petrobras", justifica Dallagnol.

Em agosto, a Advocacia-Geral da União requereu medida semelhante a Teori, ministro relator da Lava Jato no Supremo. Na ocasião, pediu acesso a informações que podem embasar futuras ações de ressarcimento e contra políticos alvo da Lava Jato. A AGU quer que o Judiciário compartilhe os inquéritos em que a Polícia Federal já concluiu a apuração e apresentou seu relatório final”.

ESPERA ANGUSTIANTE 
É difícil afirma sobre o futuro desses parlamentares, mas em relação a Jequié, é triste ver o nome de nossa cidade sendo citada e o fato de alguém responder por acusações como estas por si só já é extremamente desagradável, constrangedor e desgastante.


G1 também deu destaque as novas informações.

última atualização em Ter, 27 de Setembro de 2016 12:30
 
Eleições 2016: quase 100 municípios brasileiros tem apenas um candidato a prefeito PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 26 de Setembro de 2016 18:35

Em 97 cidades brasileiras foram fechados acordos entre os partidos ou a falta de opções impõem eleições com só um concorrente ao cargo de prefeito. Para esses políticos, basta um voto para garantir a posse. Não à toa, a maioria das chapas tem nos nomes as palavras "união", "juntos" e "todos". A legislação eleitoral prevê que, para ser eleito em municípios com menos de 200 mil habitantes, um candidato único deve obter a maioria dos votos válidos. Como brancos e nulos não são considerados, se o candidato votar nele próprio, já estará eleito. Em tempos de acirramento político em todos os níveis de governo, a ausência de disputa para algumas prefeituras desperta reflexões sobre o impacto na gestão pública.

última atualização em Seg, 26 de Setembro de 2016 18:36
 
Eleições 2016: tempo médio de votação é estimado em um minuto PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 26 de Setembro de 2016 17:55

Nas eleições do próximo dia 2 de outubro, o tempo médio de votação não deverá ultrapassar um minuto, tendo em vista que a escolha recai apenas sobre os cargos  de prefeito e vereador. Os candidatos a prefeito são identificados por dois dígitos, já os vereadores, por cinco. A estimativa é do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi calculada com base nos dados de eleições municipais anteriores. Em 2012, o tempo médio foi de 40 segundos. Nas eleições municipais de 2008, cada eleitor levou 31 segundos, em média, para fazer sua opção. Esse é o tempo calculado a partir do momento em que o eleitor se dirige à urna até o instante em que confirma o voto no segundo cargo (prefeito). Para facilitar e agilizar o tempo de votação, a Justiça Eleitoral incentiva os eleitores a levarem os números de seus candidatos anotados em papel, a chamada “cola eleitoral”. Com informações do Tribunal Superior Eleitoral.

 
FTC participa da Universidade Para Todos PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 26 de Setembro de 2016 17:54

A FTC Jequié participou, no ultimo sábado, 24, do projeto Universidade Para Todos, que aconteceu em uma universidade pública da cidade. O projeto, que atende estudantes do Ensino Médio de escolas públicas, tem seis meses de duração e foco no ENEM e em vestibulares. Cerca de 300 alunos estiveram presentes no evento que contou com palestras, orientação vocacional e visitas aos laboratórios. A FTC agradece aos coordenadores Saulo Peixoto, Marcelo Eça, Naiara Santos, Cláudio Lúcio, Afonsina Matos e Luciano Chaves pelo convite.


 
. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Setembro de 2016 18:13

 
Jequieense é pentacampeão brasileiro sênior de judô PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Setembro de 2016 18:12

O atleta jequiense, Diego Santos, conquistou, pela 6ª vez, o Campeonato Brasileiro de Judô Sênior. A competição foi realizada neste fim de semana (24 e 25.09.16), na cidade de Lauro de Freitas/BA. Trata-se de uma das principais competições do circuito nacional. Além do alto nível e competitividade, a competição garante ao campeão vaga na seletiva olímpica projeto Tóquio 2020.


 
Jequié discutiu “Ações Humanizadoras da Rede de Atenção à Saúde e Cuidados do SUS” PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Setembro de 2016 16:45

Para discutir “Avanços da Política Estadual de Humanização da Saúde da Bahia: Ações Humanizadoras da Rede de Atenção à Saúde e Cuidados do SUS”, foi realizado na quinta-feira (22.09.16), no Centro de Cultura ACM, em Jequié, o II Seminário de Humanização do Hospital Geral Prado Valadares-HGPV. O Ministério da Saúde foi representado por Antonio Purificação e o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, pelo diretor de Assistência Farmacêutica, Ciência e Tecnologia da Sesab, Gilmar Vasconcelos. A coordenadora da equipe de Humanização do HGPV, Nathali Santana de Souza, revela que esse programa busca humanizar a assistência, fortalecendo a Política Nacional e Estadual de Humanização tornando usuários e trabalhadores mais satisfeitos e, trabalhadores de saúde e estagiários mais motivados inserindo a humanização nas suas práticas. “O programa mostra sua importância para a área de assistência, gestão, acadêmica e pessoal, sendo o seu propósito expandir para outros setores do HGPV, como já vem acontecendo na Unidade de Terapia Intensiva, Clínica Médica, Cirúrgica e Pronto Socorro”, enfatiza o diretor geral da unidade Bráulio Ferreira Neto. Os principais pilares do programa HumanizaSUS são: Integrar a gestão a proposta de implementação da Política de Humanização; Reforçar o princípio da Co-gestão; Fomentar a autonomia dos coletivos e protagonismo dos sujeitos; Construir a “Memória HumanizaSUS/Bahia”.


 
.. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Setembro de 2016 16:40

 
A CRÔNICA DA CIDADE: Combate à corrupção é prioridade das prioridades PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Setembro de 2016 16:36

 

Combate à corrupção é prioridade das prioridades

Em Jequié, a campanha eleitoral foi pautada por importantes setores da sociedade com uma temática até então nunca colocada entre as principais preocupações da população: O combate a CORRUPÇÃO. Historicamente, reuniões, debates, entrevistas, programas eleitorais sempre foram pautados por questões alicerçadas em cinco eixos: saúde, educação, emprego, agricultura e segurança. No caso específico de nosso município, todos esses problemas são graves, crônicos e precisam ser superados urgentemente. No entanto, a necessidade do combate à corrupção apareceu como prioridade pela primeira vez, provavelmente embalada pelas investigações da força tarefa da Operação Lava Jato e, quem sabe, também, em razão das graves denúncias feitas nos últimos anos relacionadas as últimas administrações municipais.

-

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Combate às Endemias, por exemplo, realizou um debate e os candidatos a prefeito presentes assinaram um documento no qual assumiram o compromisso de combate à corrupção de primeiro de janeiro de 2017 em diante. Antes, o Observatório Social de Jequié já havia feito o mesmo. Promoveu um evento com os prefeituráveis e foi assinado um Termo de Compromisso com a transparência e o bom uso do dinheiro público. O trato com o dinheiro público dominou os programas eleitorais de alguns candidatos a prefeito ao longo dessa campanha. Isso é um bom sinal. São compromissos públicos assumidos por alguém que poderá ser o escolhido para governar Jequié a partir do ano que vem.


Tomara que de fato, a população esteja interessada no combate à corrupção. Muitos dos problemas enfrentados pelo povo são causados pelo desvio do dinheiro que deveria ser aplicado corretamente no posto de saúde, na escola, na criação de oportunidades de emprego. Na hora de definir em quem vai votar no domingo, dia 2, o eleitor deve levar em consideração se o candidato tem comprometimento com a decência. Até lá, pense. A escolha do prefeito é uma das decisões mais importantes que tomamos. O futuro da nossa cidade está em jogo. (Por Souza Andrade).

última atualização em Dom, 25 de Setembro de 2016 16:40
 
Jequié teve ‘Semana da Mentira’. De “queda” de prefeita a “queda” de avião PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Setembro de 2016 08:59

Em Jequié, o período de 18 a 25 deste mês de setembro/2016 pode ser definido como a ‘Semana da Mentira’. Teve de tudo, menos graça, até porque entre os fatos inventados existia uma tragédia inexistente que foi a “queda” de um avião, fruto da imaginação de alguém que conseguiu plantar a notícia em alguns meios de comunicação. Nesse mesmo dia, sexta-feira (23) teve “prisão” de candidato por compra de votos. Este falso alarde, no entanto, não virou notícia, talvez porque a semana já não comportava mais uma lambança tão grande que iniciada quando foi noticiado que a prefeita da cidade havia sido afastada de suas funções e que o vice-prefeito já estava apostos para comandar a prefeitura. Chegaram a divulgar até os segundos em que o representante da justiça tinha assinado a sentença. Ocorreram outras bizarrices, que em breve, fora do período eleitoral, serão reveladas.

última atualização em Seg, 26 de Setembro de 2016 12:34
 
É MUITA SUJEIRA: Jequieense continua pagando caro pelo troca-troca de prefeito PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 25 de Setembro de 2016 08:53

O jequieense continua pagando caro pelo troca-troca de prefeito. Alias, todos sabiam que seria assim. Passados 40 dias do retorno de Tânia Britto (PP) ao cargo de prefeita de Jequié, após três meses fora por decisão judicial, período em que foi substituída pelo vice-prefeito Sérgio da Gameleira (PSB), a população é vítima, de novo, e mais uma vez, em relação aos serviços de limpeza pública. Nesta sexta-feira (23.09.16) a empresa responsável pelo serviço de coleta e limpeza pública da cidade Locar Saneamento Ambiental anuncia, em nota, que a prefeitura suspendeu o contrato que estava em vigor desde o dia 09.07.16. Antes, quando ocorreu a primeira troca, também houve suspensão dos serviços, considerado essencial. As “mudanças” são feitas, conforme justificam, com “as melhores intenções” ainda que o povo tenha de conviver com a maior sujeira da história recente de Jequié. Uma vergonha, para quem tem!


Centro da cidade tomado pelo lixo.

 
. PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 23 de Setembro de 2016 21:37

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>