A covardia da sociedade e o povo invisível PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 31 de Agosto de 2014 22:16

A covardia de muitos pode levar uma cidade ao abismo. Este tem sido tema de conversas em pontos diferentes, em razão da inercia da dita sociedade civil organizada, que se comporta de maneira indiferente ao que acontece por aí. Tem gente demais totalmente alheia aos problemas que mais afligem o povo. No “balaio da omissão” são citadas entidades como: câmara, igrejas, universidade, conselhos, sindicatos, associações, clubes de serviços, partidos políticos. O que se comenta é que todos cruzaram os braços e decidiram jogar a responsabilidade para o povão, como se este fosse o único culpado por tudo de negativo que ocorre na cidade, pelas escolhas equivocadas dos últimos tempos.

A fraqueza de hoje, no entanto, poderá refletir nas urnas em 2016, quando o eleitorado escolherá o próximo prefeito ou prefeita e ficará difícil aparecer, somente na boca da eleição para prefeito, pessoas se posicionando como salvadores da pátria, se hoje, optam pelo acovardamento.

Justamente, pela falta de atitudes firmes, a cidade convive com a escalada da violência; saúde muito precária (sem especialidades médicas nas unidades básicas, medicamentos, e procedimentos outros, sem citar a demora no atendimento); a educação perde socorro; ruas e estradas rurais intransitáveis; ausência de assistência técnica; setor cultural em colapso; economia cambaleando. A ausência da sociedade é tão gritante que os nomes que comandam a politica local tendem a ganhar força como opção para as eleições de 2016 e poderão ser reconduzidos graças a incompetência da oposição e da tal sociedade civil organizado que trata o povão com seres invisíveis. Esta é a situação da cidade onde você mora?


Imagem ilustrativa.

última atualização em Seg, 01 de Setembro de 2014 06:31
 
Animais soltos, colocando vidas humanas em risco, é cena comum em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 31 de Agosto de 2014 12:40

A presença de animais soltos, colocando vidas humanas em risco, é cena comum em Jequié, tanto no perímetro urbano como em rodovias como a BR-330. A imagem abaixo é um flagrante de animal atravessa a estrada em um dos pontos mais perigosos, na saída de Jequié com destino a Ipiaú. Muitas pessoas já morreram e várias outras ficaram feridas em consequência de acidentes automobilísticos envolvendo animais que perambulam livremente. O mais recente, dentro da cidade, ocorreu na semana passada, envolvendo um taxista, na Avenida José Moreira Sobrinho, perto da prefeitura.


 
Clube de Tiro Jequieense conquista várias medalhas em nova etapa do Campeonato Baiano PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 30 de Agosto de 2014 12:49

Realizada, em Juazeiro, a terceira etapa do Campeonato Baiano de IPSC, promovido pela TOP TIRO. O evento, ocorrido nos dias 22 e 23/08/14, contou com a participação de atiradores de vários lugares. De acordo informações passadas por Julival Júnior, foi tudo muito organizado, com colaboradores receptivos e pistas bem estruturadas e seguras. O Clube de Tiro Jequieense foi representado por Rubens Machado (presidente), Julival Junior, Danilo Peleteiro e Wildson Brito. A equipe trouxe várias medalhas e troféus. Rubens Machado, Julival Jr., Danilo Peleteiro e Wildson Brito e Rubens Machado - 1º lugar na categoria light iniciante; Julival Junior - 2º lugar/iniciante; Wildson Brito - 2 º lugar/production iniciante e Danilo Peleteiro - 3º lugar/light iniciante.


Foto: Divulgação.

 

última atualização em Sáb, 30 de Agosto de 2014 13:00
 
IFBA/Jequié participa da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 30 de Agosto de 2014 11:10

Duas equipes formadas por alunos do 2º ano da Forma Integrada do IFBA, campus Jequié, participam da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR 2014 que acontece na cidade de Salvador neste dia 30/08/14. Foram três meses de preparo com aulas em turno oposto, aprendendo conceitos de robótica e linguagem de programação, a fim de desenvolverem as habilidades necessárias para o desafio proposto pela Olimpíada: criar um robô de resgate. A modalidade prática do evento envolve a construção e programação de um robô para atuar em um ambiente que simule um prédio com diversos obstáculos e detritos. O robô tem o objetivo de, autonomamente, percorrer todo o ambiente, localizar uma vítima dentro de uma sala e resgatá-la para uma zona de segurança. O trabalho foi direcionado por professores das áreas de Informática e Eletromecânica buscando aplicar conceitos de várias disciplinas utilizando a robótica como ferramenta educacional para a resolução de situações problemas.

Equipes participantes: Equipe AUTOBOTS: David Santos, Jan Carlos Gomes, Micael Marques, Roberta Oliveira; Equipe TARGARYEN: Ana Paula Carvalho, Christian Lopes, Karen Elenne e Gabriella Costa; Professores: Andrique Amorim, Márcio Henrique e Armindo Fábio. (Site do IFBA, campus Jequié).


 
Empossada nova diretoria do SINTERP/BA PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 30 de Agosto de 2014 09:40

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade da Bahia (SINTERP/BA) foi empossada, no último dia 29, em Salvador. Josafá Santos Oliveira, o Repórter Tatu, e Wilson Novaes Júnior foram investidos na diretoria Regional Baixo Sul, cuja atuação abrange dezenas de municípios das regiões Sudoeste, Sul e Baixo Sul, dentre eles Jequié, Ipiaú, Valença, Itabuna e Vitória da Conquista. Antes da solenidade de posse, os sindicalistas eleitos e/ou reeleitos de toda a Bahia participaram, durante três dias, de várias atividades a exemplo de cursos e treinamentos. “Foram dias intensos, com uma programação rica e muito proveitosa”, destacou Tatu, que foi reconduzido na condição de diretor regional da categoria. A atuação de Josafá Oliveira, em seu primeiro mandato, foi marcada, dentre outras ações, pela viabilidade do curso profissionalizante para categoria, ainda em andamento, em uma faculdade de Valença. Dezenas de profissionais já estão na fase de conclusão, enquanto outros deverão concluir o curso em 2015. Novas turmas deverão ser formadas até a regularização de todos os profissionais em atividade. (Jornal Jequié).


Josafá Oliveira durante curso de planejamento

Wilson Novaes, momentos antes da solenidade de posse.

 
JEQUIÉ: Para secretário municipal culpa do colapso na cultura é da câmara de vereadores PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 29 de Agosto de 2014 22:11

Na opinião do secretário municipal Sérgio Mehlem a Câmara de Vereadores de Jequié está inviabilizando as ações culturais bem como as ações de outras secretarias municipais da administração Tânia Brito/Sérgio da Gameleira. A informação sobre a opinião do secretário foi publicada pelo blog enfoquecultural.com Consta na nota que Sérgio Mehlem atribui aos vereadores o que nós cá classificamos de colapso total. Segundo o secretário, a câmara não votou o pedido de suplementação orçamentária feito pela prefeita Tânia Britto, sugerindo, em seguida, que os conselheiros mobilizassem os vereadores para aprovação da suplementação pleiteada pelo executivo municipal. A critica de Mehlem foi durante sessão ordinária do Conselho Municipal de Cultura realizada nesta quinta-feira, 28/08/14. De acordo com o enfoquecultural.com o secretário fez questão de frisar que a prefeitura não passa por problemas financeiros, ou seja, não é a falta de dinheiro que está inviabilizando a execução das ações da pasta. “Estamos vivendo uma situação terrível na administração municipal, por conta dessa suplementação que não é votada pela Câmara”, lamentou Mehlem, completou o blog.

E AGORA?

Em contato com o vereador João Cunha – membro titular da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Vereadores – o blog enfoquecultural.com ouviu a seguinte declaração: “a responsabilidade pela ausência de ações na cultura municipal não cabe ao legislativo”. João Cunha acrescentou que a Câmara de Vereadores já concedeu um total de 33% de suplementação orçamentária somente em 2014, elevando o orçamento do município de R$ 253.874.058,00 milhões para mais de R$ 330 milhões até agora. Ainda segundo o vereador, a câmara antecipou uma suplementação de 10% ao orçamento, depois mais 15 %, e recentemente 8%. Salientou que o problema, neste caso, está na gestão da pasta que não consegue implementar suas ações. O clima entre os poderes executivo e legislativo azeda a cada dia.


 

última atualização em Sex, 29 de Agosto de 2014 22:16
 
Novos servidores públicos são empossados em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 29 de Agosto de 2014 19:50

Prefeita de Jequié, Tânia Britto, deu posse a quatro novos servidores públicos efetivos. A solenidade aconteceu na Secretaria de Administração, prédio da Prefeitura, nesta quinta-feira, 28/08/14, e contou com a presença também do secretário de Administração, Luís Carlos Moura. Os servidores foram aprovados em Concurso Público realizado pelo município em 2012 e farão parte da equipe da Secretaria de Educação e da Guarda Municipal, assim distribuídos: Syrlean de Oliveira Pio, licenciada em Pedagogia; Eliando Salvador da Rocha, licenciado em História; Antônio Francisco Reis Junior, licenciado em Educação Física, na Secretaria de Educação; e Jeane dos Santos Oliveira, que exercerá a função de Guarda Municipal. Para a prefeita Tânia Britto, o aumento no número de servidores tende a melhorar a qualidade do serviço público prestado pela administração pública municipal à população. "Temos a esperança e a certeza de que os aprovados e empossados estão preparados para dar o seu melhor pela educação e pela segurança do município", prevê.


 
Finalmente um representante da cúpula da Chesf em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 29 de Agosto de 2014 19:42

Finalmente, a Chesf - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco – enviou um representante à Jequié para falar sobre a situação da Barragem da Pedra. A vinda de prepostos da companhia à cidade foi a convite do Ministério Público Federal que, conjuntamente com o Ministério Público Estadual, promoveu Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Jequié. O evento, realizado nesta sexta-feira, 29/08/14, depois que associações de pequenos produtores rurais das regiões ribeirinhas ao lago da Barragem questionaram o aumento das vazões, o que vem comprometendo à produção e aumentando o risco de colapso no abastecimento. A Audiência foi considerada proveitosa pelos seus organizadores. A cobertura completa do encontro será possível acompanhar na Jequié FM 89,7 na segunda-feira, 01/09, as 6 horas da manhã.

última atualização em Sex, 29 de Agosto de 2014 19:48
 
JEQUIÉ: Animal perambulando na rua provoca acidente na subida da prefeitura PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 29 de Agosto de 2014 08:47

Animal perambulando na rua provoca acidente na subida da prefeitura de Jequié. A vítima foi o taxista Claudomiro Borges, o Coló. O carro que dirigia, com dois outros ocupantes, colidiu em um animal na Avenida José Moreira Sobrinho, nas proximidades da Direc 13, por volta das 20 horas desta quinta-feira, 28/08/14. Até as 8h30min. da manhã desta sexta, 29, o animal agonizava no local. A presença de animais perambulando nas ruas da cidade de Jequié é uma rotina, inclusive no centro comercial, sem que providências rígidas sejam adotadas pelos órgãos responsáveis.


Foto: Dell Santos

Situação do taxi. Foto: Tote Andrade.

 
Jequié tem 161.150 habitantes, de acordo estimativa do IBGE PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 22:50

Jequié tem 161.150 habitantes. A estimativa, com data de referência de 1º de julho de 2014, foi revelado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 28/08/14. Ainda de acordo com o órgão, Ipiaú tem 47.388 habitantes, Jitaúna 13.636, Apuarema 7.780. A projeção das populações é feita pelo IBGE anualmente a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU) e serve como base para o repasse de recursos do orçamento aos municípios.


Foto: Zenilton Meira.

 
FORMATURA DE ADMINISTRAÇÃO 2014.2 DA FTC PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 19:58

Aconteceu no último sábado, 23/08, no Centro Educacional Estadual Professor Régis Pachêco, a cerimônia de Colação de Grau dos alunos do Curso de Administração da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC Jequié, formandos 2014.1. A cerimônia foi presidida pelo Diretor Geral da FTC Jequié, Prof. Me. Paulo Vasconcelos, que também foi homenageado como o Paraninfo da Turma. A Turma levou o nome da Profa. Virnna Aline Brandão Raic Gouveia, também coordenadora do Curso de Administração da Unidade de Jequié. A amiga da Turma foi a Profa. Taís Fabiane Mendes Nascimento. (ASCOM FTC–JEQUIÉ).


 
Apelo ao bom senso PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 12:42

A ausência de fiscalização, somada a outros fatores como a falta de consciência de alguns motoristas e ou/empresas contribuem para o agravamento dos problemas enfrentados pela população. As imagens a seguir mostram uma carreta estacionada desde o início da semana na Rua Barbosa de Souza, no centro da cidade de Jequié, região que apresenta escassez de espaços para estacionamento de veículos. Diante da ineficiência ou total omissão dos órgãos públicos, moradores da rua e motoristas que frequentam o centro comercial apelam para o bom senso. É o que resta.




Imagens enviadas ao jequieeregiao.com.br por motoristas.

 
JEQUIÉ: Situação da Barragem da Pedra será tema de Audiência Pública PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 12:24

A gestão e o aumento da vazão defluente do reservatório da Barragem da Pedra, que é gerida pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), além de suas implicações e riscos à segurança hídrica da região, serão abordados em Audiência Pública programada para ser realizada na Câmara de Vereadores de Jequié, às 9 horas desta sexta-feira, 29/08/14. O evento, promovido pelo Ministério Público Federal e pela Promotoria Regional do Meio Ambiente de Jequié/BA, terá como tema central “Segurança Hídrica na Gestão da Barragem de Pedra” e será aberto a todos os interessados. Foram convidados para o encontro a Agência Nacional de Águas (ANA), a Chesf, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio de Contas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de secretarias do meio ambiente de prefeituras.

 

última atualização em Qui, 28 de Agosto de 2014 12:29
 
Idoso encontrado morto na Pedreira PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 12:10

Daniel Francisco Souza, 73 anos, foi encontrado morto no interior da residência dele, na Travessa Rua Nova, bairro da Pedreira, na manhã desta quinta-feira, 28/08/14. O Departamento de Polícia Técnica/Jequié procedeu o levantamento cadavérico, mas não foi possível informar a causa, no local, em razão do avançado estado de decomposição do corpo.


 
Prefeitura tenta impedir ocupação em terreno abandonado pela própria prefeitura PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 28 de Agosto de 2014 11:53

Administração Tânia Brito/Sérgio da Gameleira manda máquina acompanhada pela guarda municipal e polícia militar a um terreno abandonado pela prefeitura de Jequié, no loteamento Bom Sossego, na tentativa de impedir que pessoas de baixo poder aquisitivo construam casas no local. A ocupação, iniciada na quarta-feira, 28/08/14, ocorre em um espaço onde o governo de Reinaldo Pinheiro construiu uma área de laser, hoje inexistente. “É isso que acontece nessas áreas que não tem nenhuma serventia”, ironizou um morador das proximidades. Os ocupantes, mais de 20, haviam instalados piquetes e já se preparavam para iniciar as obras visando à realização do sonho da casa própria. Vale lembrar que, no passado, o terreno era uma imensa lagoa e é comum registros de alagamentos em época de chuvas mais intensas.


Imagens: Sérgio Monteiro.

 

última atualização em Qui, 28 de Agosto de 2014 12:32
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>