JEQUIÉ: Professor faz campanha em defesa de escola municipal PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 21:26

“Gostaria de cobrar da Prefeitura Municipal de Jequié, o compromisso assumido publicamente pela Prefeita Tânia, durante a Jornada Pedagógica deste ano, de que a adequação da rede elétrica de nossa escola (Escola Municipal Maria Biondi) seria feita o mais rápido possível para que pudéssemos utilizar o sistema de climatização que implantamos nas salas de aula. Até o presente momento nada foi feito”. Comentário é do professor Antidio Jonas Bispo Barros, em Nota publicada no Blog e em rede social da unidade escolar localizada no bairro Cidade Nova.

Na Nota ele lembra que o sistema de climatização foi adquirido com recursos próprios da escola (Verba Federal do PDDE), portanto, sem nenhuma colaboração da Prefeitura. “Relembro ainda que as condições atuais de nossas salas, com alunos excedentes e forradas com PVC são um risco para a saúde das crianças e dos professores, pois a temperatura no interior das mesmas (que atinge quase 50°C como já verifiquei) é insuportável, o que dificulta a concentração e o conseqüente aprendizado dos alunos”, relata o professor.

Ainda de acordo com Antidio Jonas Bispo Barros, “já tivemos diversas situações de alunos e professores que se sentiram mal por conta do calor insuportável. Nossas salas possuem ventiladores de teto que se encontram queimados (em sua maioria) há mais de 2 anos (alguns até mesmo já chegaram a desabar – sorte que fora do horário de aulas). Solicitamos o reparo dos mesmos, através de ofícios, por diversas vezes e não fomos atendidos. Durante o ano passado, para conseguir trabalhar com a turma do ano 04, tive que me dirigir a uma loja de eletrodomésticos da cidade, e dispor de R$ 258,00 do meu salário para adquirir um ventilador que ficou à disposição das crianças, para tentar amenizar o sofrimento das mesmas”, pontou.

COBRANÇA

Na sequência o professor comentou: “Nossa escola está comprometida com a busca da qualidade da educação que disponibilizamos para nossos educandos, prova incontestável disso é que sempre apresentamos os melhores índices de avaliação do IDEB em nosso município. Os professores e outros membros da equipe estão sempre participando de cursos e se atualizando, investindo, às vezes do próprio bolso, em formação profissional. Está na hora do poder público, representado pela prefeita (Tânia Brito) e seu secretário (João Magno), demonstrarem que possuem o mínimo de planejamento e vontade de valorizar aqueles que de fato fazem a educação de qualidade uma realidade em nossa cidade. Ajudem nossa escola, cumprindo o vosso dever, para que possamos ajudar nossas crianças a se tornarem pessoas cada vez melhores”.


Foto extraída do Blog http://escolamariabiondi.blogspot.com.br

última atualização em Seg, 30 de Março de 2015 21:47
 
JEQUIÉ: Lançamento do livro “Adolescentes na Ciranda da Paixão” PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 21:10

Aconteceu na sexta-feira (27/03/15), no salão nobre da Biblioteca Municipal, o lançamento do livro “Adolescentes na Ciranda da Paixão”, do escritor Cristiano da Conceição Santos, 28 anos, natural de Salvador, mas que reside em Jequié desde sua infância. Morador do bairro Bom Sossego, de família humilde o ator se emocionou várias vezes, durante a palestra. O secretário de Esporte e Lazer, Jairo Rodrigues, que também é secretário interino da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, falou da importância do livro “Adolescentes na Ciranda da Paixão”, para os jovens de Jequié e o quanto é importante o apoio a estas iniciativas. Cristiano da Conceição Santos revelou que este é seu terceiro livro. O “Adolescentes na Ciranda da Paixão” é um livro para adolescente com uma linguagem bem simples, com ilustrações confeccionadas pelo próprio autor. “Tento trazer neste livro o despertar para a poesia e o gosto pela escrita mostrando que coisas simples pode transformar  em um bom livro”, enfatizou. (Dircom).


 
Rui Costa admite que Governo do Estado está sem recursos para dar aumento a servidor PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 20:34

"Eu prefiro ter a reivindicação para o aumento do que ter a reclamação do atraso de salários", foi o que disse o governador Rui Costa, nessa segunda-feira, 30/03/15, pouco antes de participar da solenidade de posse do conselheiro Marcos Presídio, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), informou A TARDE. O governador disse que estão ocorrendo reclamações sobre atraso do salário de servidores em vários estados. "Vou buscar manter a folha, mas isso pressupõe que cada um faça sua parcela de contribuição. Não tenho máquina de imprimir dinheiro (…) tenho que pagar com os recursos que arrecado e a arrecadação não está respondendo em função da crise econômica", declarou. O fato de Rui Costa ter dando a entender de que o estado não vai dar aumento linear para o funcionalismo em 2015, argumentando a queda na arrecadação nos primeiros três meses do ano, teve grande repercussão negativa entre servidores públicos estaduais. Muitos deles protestaram em rede social. Embora o governador tenha dito que o problema é atrelado a queda na arrecadação, muitos dizem acreditar que tudo não passa de uma herança maldita do seu antecessor Jaques Wagner.

última atualização em Seg, 30 de Março de 2015 20:37
 
Carro teria sido destruído por bandidos após assalto frustrado em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 18:13

A violência desenfreada continua ocupando lugar de destaque no noticiário. No início da manhã desta segunda-feira, 30/03/15, um carro foi incendiado na BR-330, nas proximidades da antiga Fazenda Provisão, a pouco quilometros da cidade de Jequié. De acordo com informações do blog Ipiaú Online, trata-se de um incêndio criminoso. O Fox, que vinha do vizinho município de Aiquara com destino à Jequié, ficou totalmente destruído e seus quatro ocupantes chegaram a ser levados por desconhecidos e soltos na região do Cajueiro, no KM 18 da citada rodovia. Baseado em relatos de um morador, o repórter Irlan Vieira informou que o Fox estava parado no acostamento por falta de combustível, quando grupo ofereceu ajuda e imediatamente após anunciou assalto. O fato de uma das vítimas ter travado o veículo e lançado o controle no mato, motivou a ira dos supostos bandidos. As vítimas, que tiveram todos os seus pertences (carteiras, celulares, etc) roubados, foram liberadas sob ameaça. Depois de permanecerem algum tempo em uma roça de cacau os quatro retornaram a estrada, onde pediram socorro a populares.


Foto extraída do Blog Ipiaú Online.

 
Reflexão sobre março PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 14:01

O fim do mês de março se aproxima e o saldo foi negativo. Um daqueles meses para ser esquecido ou para nunca ser esquecido, diante das lambanças dos governos federal, estadual e municipal.  Começou com a demissão em massa no canteiro de obras da ferrovia. O sindicato dos trabalhadores falou em 700 exonerações somente por parte da empresa Galvão. Governo federal acusado de não ter repassado o devido pagamento as empreiteiras, que não tiveram alternativa senão suspender suas atividades. Um baque na economia. Menos impostos e dinheiro circulando, casas e carros alugados sendo devolvidos, sem falar no adiamento do sonho de vermos a ferrovia em funcionamento. Uma triste notícia.

[@]

Também teve a pífia visita do governador. Chegou e saiu da mesma forma, ou seja, com uma mão na frente e outra atrás. Frustrou a expectativa daqueles que esperavam o anúncio do início da construção da ponte ligando o Jequiezinho ao Mandacaru; assinatura da ordem de serviço para a pavimentação do distrito industrial; retomada das obras de calçamento de ruas no bairro Itaigara; reinicio das obras de asfaltamento de ruas, interrompidas no ano passado; retorno das obras de construção do módulo do curso de medicina, no semi anel rodoviário, que estão abandonadas faz muito tempo; assinatura da ordem de serviço para o esgotamento sanitário do bairro Amaralina. Nada disso aconteceu. Também pudera. O governo dele sequer começou. Basta observar que 90 dias depois da posse não ocorreu nenhuma mudança nos cargos da administração estadual. Nada muda.

[@]

O governo local, por sua vez, também aprontou das suas neste mês de março. Como aconteceu em 2013 e 2014, as aulas começaram capengando. O ano letivo já começou e muitas escolas não estão preparadas para receber as crianças. É o caso da Escola Nossa Senhora da Luz, no KM 3, apenas para citar um exemplo. Lá, os pais disseram que seus filhos somente vão frequentar a sala de aula depois que a prefeitura arrumar tudo. Ninguém de sã consciência tira a razão deles. Difícil pensar em um futuro melhor sem cuidar direito das crianças. É preciso levar a educação das crianças que moram na periferia e na zona rural a sério. É o que todo mundo diz em Jequié. Fechamento de sete escolas, outras que não funcionam por falta de condições das salas; outras com ensino pela metade por falta de professor para determinadas turmas e de servidores em outras áreas. Definitivamente, essa não é a cidade dos sonhos dos jequieenses.

última atualização em Seg, 30 de Março de 2015 14:03
 
Funcionários da Embasa paralisam suas atividades em Jequié e Região PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 13:14

Os funcionários do setor administrativo da Embasa pararam as atividades por 24 horas nesta segunda-feira (30/03/15) em protesto contra a estatal. Em Jequié, o representante do Sindae - Sindicato dos Trabalhadores de Água e Esgoto do estado – Luciano Leal informou que esta é uma paralisação de advertência em defesa dos servidores qu vêm sofrendo com o atual plano de saúde. Na região de Jequié, tem servidor pagando por exames por falta da devida assistência do plano.


Imagem: Souza Andrade em 30/03/2015.

última atualização em Seg, 30 de Março de 2015 13:17
 
Valor das tarifas de pedágios na BR-116 volta a subir PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 12:23

Quem viajar na Semana Santa pelos 554 quilômetros da BR-116 que cruza a Bahia vai pagar preços mais altos de pedágio cobrados pela Concessionária ViaBahia, informou A TARDE. Para automóveis de passeio e caminhonetes, o valor é de R$ 3,40. No geral, a tabela oscila entre R$ 1,70 para motos e R$ 30,60 para carretas com reboque, cobrados nas praças de pedágio de Rafael Jambeiro, Brejões, Jequié e Planalto.


Imagem: Souza Andrade

última atualização em Seg, 30 de Março de 2015 12:27
 
TUDO DE NOVO: Bandeira vermelha nas contas de luz também em abril PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Seg, 30 de Março de 2015 12:12

O consumidor terá de enfrentar mais um mês de tarifas altas no setor de energia elétrica. A conta de luz do mês de abril, segundo divulgado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), será acrescida de R$ 5,50 a cada 100 kilowatt-hora consumidos. Trata-se da aplicação do sistema de bandeiras tarifárias, que está em vigor desde janeiro. Para abril, a cor da bandeira novamente será a vermelha, como já ocorreu em janeiro e fevereiro. A bandeira tarifária serve para repassar ao consumidor o uso intenso das usinas térmicas, que são mais caras que as hidrelétricas.

 
Trecho de Jequié da BR-116 trasformado em verdadeiro palco de tragédias PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 29 de Março de 2015 21:05

BR-116, trecho que corta o município de Jequié, transformado em um verdadeiro palco de tragédias. A vítima deste domingo, 29/03/15, foi Danilo dos Santos, residente na vizinha cidade de Jaguaquara e que completaria 26 anos nesta segunda, dia 30. A motociclista que conduzia colidiu de frente com uma carreta, nas proximidades do Trevo do Poliduto, perímetro urbano de Jequié, por volta das 5 horas da tarde. O corpo do rapaz foi lançado longe e com o impacto da batida a motocicleta foi totalmente destruída pelo fogo e o caminhão parcialmente, graças a ação do Corpo de Bombeiros. Acidentes automobilísticos são uma rotina das mais cruéis na região de Jequié, com muitas vítimas fatais.


Foto: Thiago dos Santos.

última atualização em Dom, 29 de Março de 2015 21:49
 
? PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 29 de Março de 2015 21:01

Um cidadão, ao passar na Rua Presidente Vargas, às 15h30min. de sexta-feira, 27/03/15, achou estranho a presença de um caminhão e decidiu relatar o fato ao blog jequieeregiao.com.br “Vejam as imagens que fotografei. Caminhão com adesivo da Prefeitura de Jequié transportando mudança de um suposto servidor público”, escreveu o professor Lelito. Quaisquer esclarecimentos os interessados devem enviar informações para Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 
O Domingo de Ramos na região de Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 29 de Março de 2015 20:51

Multidões saíram às ruas em toda a região, neste 29/03/15, em procissão ao Domingo de Ramos da Paixão de Cristo. Na cidade de Maracás, a missa foi celebrada na Igreja Nossa Senhora das Graças, pela manhã. Fiéis rezaram na abertura da semana Santa lembrando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Fazendo memória deste acontecimento, com ramos e palmeiras nas mãos, fiéis saíram em procissão do Parque dos Eucaliptos em direção à Praça da Bíblia, ao lado da Igreja Matriz, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo padre Washington Ribeiro e concelebrada pelo padre Othon Carlos.

Em Jequié, a procissão reuniu fiéis de várias paróquias, tendo percorrido ruas e avenidas no centro comercial da cidade. A celebração, ao final, foi presidida por dom José Rui, bispo diocesano.


Em Jequié, dom Rui, ao centro, ladeado de religiosos.

Domingos de Ramos em Jequié

Em Maracás, procissão tendo à frente o padre Washington.

Entroncamento de Jaguaquara.

última atualização em Dom, 29 de Março de 2015 21:31
 
“A Igreja propõe que o ser humano melhore, seja mais ético", diz bispo de Jequié em reunião da Câmara PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 29 de Março de 2015 17:06

Com o plenário da câmara de vereadores lotado por uma plateia atenta e interessada, dom José Rui, bispo de Jequié, fez uma explanação sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2015, que é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A Sessão Especial, realizada na noite de sexta-feira, 27/0/15, solicitada pela Diocese de Jequié, foi um marco importante no sentido de a Igreja buscar estabelecer cada vez mais um diálogo entre as diversas instituições, poderes constituídos, sociedade, entidades da sociedade civil. Ao citar a luta da CNBB, que culminou com a aprovação da 'Lei da Ficha Limpa' (Lei 135/210), o líder religioso destacou a importância da mobilização e da participação dos brasileiros e conclamou a sociedade a permanecer vigilante, fiscalizando ações que demandem em corrupção do dinheiro público, em prejuízo da própria população em seus direitos elementares. Alias, este foi o tom principal do discurso do bispo. Dom Rui falou dos escândalos relacionados aos esquemas de desvios de dinheiro público, a exemplo do que vem sendo divulgado nas investigações da Polícia Federal. Na presença de representantes de várias entidades, de alguns vereadores (Joaquim Caíres, Pé Roxo, Chico de Alfredo, Soldado Gilvan, Fiim e Colorido) e da prefeita Tânia Brito, o bispo destacou ainda que a "crise institucional" não é consequência de outra coisa senão da "crise pessoal" e disparou: “A Igreja propõe que o ser humano melhore, seja mais ético e, consequentemente, mais cristão. Ninguém pode modificar o país, transformar a cidade, sem antes modificar-se a si mesmo, a sua casa, a sua família”.


População demonstra sua indignação com a escalada da violência em Jequié.

 
Vereador cobra critérios no gasto do dinheiro público PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 29 de Março de 2015 17:05

A plateia que lotou as dependências da câmara municipal na sessão solene solicitada pela Diocese de Jequié, aplaudiu bastante o discurso do vereador Joaquim Caíres, principalmente quando falou da falta de critérios em relação aos gastos públicos. Segundo ele, enquanto a educação e a saúde cambaleiam, não faltam recursos para a empresa da limpeza pública, que recebe quase R$ 1 milhão por mês, além de grandes somas em contratação de consultorias e assessorias técnicas. Caíres também criticou a falta de sensibilidade de quem dirige os destinos da cidade, por permitir que a pobreza viva relegada, convivendo com sérios e graves problemas estruturais.


Vereador Joaquim Caíres.

 
Prefeita de Jequié foi vaiada na câmara PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 29 de Março de 2015 17:03

A prefeita Tânia Brito continua em seu inferno astral. Na sexta-feira, 27/03/15, bastou ter o nome citado durante a sessão que serviu para a apresentação da Campanha da Fraternidade, para ser vaiada. A cena se repetiu várias outras vezes no momento em que ela foi discursar. Tudo reflexo da sua baixa popularidade, resultado de uma administração considerada desastrosa. Segundo muitos, o pior governo da história de Jequié. Foi notado na reunião que até os aliados estão abandonando a prefeita. Ela estava no local acompanhada apenas pela secretária de desenvolvimento social.


última atualização em Dom, 29 de Março de 2015 17:12
 
JEQUIÉ: Polícia anuncia prisão de acusado de assassinar empresário PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Dom, 29 de Março de 2015 09:35

O Departamento de Comunicação Social do 19º Batalhão da Polícia Militar, que tem como responsável pela Assessoria de Imprensa, o CAP PM Marcelo Pinho, envia as seguintes informações: “Por volta das 22h do último sábado 28/03/15, durante ação conjunta entre a Polícia Militar e a Polícia Civil, foi preso Adriano Santos Viana(24), autor do crime que ceifou a vida de Seledônio dos Santos Pinheiro, proprietário do Posto Avenida, durante o assalto ocorrido em Jequié, na manhã do mesmo dia. De posse das imagens colhidas das câmeras de segurança do posto de gasolina, que mostram o perfil do assassino e o momento em que a vítima é alvejada pelo disparo de arma de fogo, a Polícia Militar e a Polícia Civil, apoiados por toda a sociedade jequieense, que colaborava enviado pistas e informações, iniciaram ações táticas de varreduras e abordagens, em toda a cidade, no sentido de localizar e capturar o responsável pelo homicídio. Segundo relatório policial, Adriano Santos Viana, apelidado de “PAIAKAN”, foi encontrado na Rua Idelfonso Reis, numa localidade conhecida como COIN, situado no bairro Joaquim Romão. Apesar de não ter confessado o crime, o autor do homicídio foi reconhecido pelo funcionário do posto e pela irmã da vítima. O Major Ricardo Santana, comandante do 19º BPM, lamentou o ocorrido e aproveitou para enaltecer o trabalho em conjunto realizado pelos policiais militares e civis, sobretudo pela resposta rápida, imprescindível nesse tipo de situação”. Imagem também enviada pela PM.


última atualização em Dom, 29 de Março de 2015 17:13
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>