Farmacêutico de Jequié recebe Comenda do Conselho Regional de Farmácia PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 29 de Janeiro de 2015 22:44

O farmacêutico Agton Flávio Novaes de Castro foi homenageado com a outorga da Comenda do Mérito Farmacêutico 2015, em solenidade promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia com o objetivo de reconhecer os profissionais pelos seus relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica e a farmácia brasileira. A Comenda, criada pelo Conselho Federal de Farmácia, representa a maior honraria concedida no setor farmacêutico e é constituída de uma medalha e de um diploma. As condecorações visam distinguir instituições, autoridades, farmacêuticos e outros profissionais, pelos relevantes serviços prestados à profissão farmacêutica. Agton Novaes atua em Jequié.

 
Servidores penitenciários paralisam suas atividades em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 29 de Janeiro de 2015 14:18

Servidores lotados no Conjunto Penal de Jequié paralisam suas atividades, por 24 horas, nesta sexta-feira, 30/01/15, informou o coordenador do Sindicato dos Servidores Penitenciários da Bahia (Sinspeb), Zé Ramalho, em entrevista concedida a rádio Jequié FM 89,7. Informou que a deflagração do movimento paredista é para denunciar, novamente, a situação de precariedade do sistema carcerário baiano. Ramalho garante que algumas atividades serão mantidas durante a paralisação. “A assistência médica será limitada a casos de urgência e emergência. Será executado apenas o essencial à sobrevivência do preso”, disse. O sindicalista se disse desapontado com o governo do estado pela pouca atenção que vem dando ao Conjunto Penal de Jequié, cujas instalações carecem de reformas, sem falar no problema de superlotação. “Os problemas denunciados vêm se arrastando faz tempo sem que o governo baiano tome providencias”. No ano passado, os servidores fizeram várias manifestações como esta e o governo não deu a minima.


José Ramalho concede entrevista à Jequié FM.

 
Controle e prevenção da dengue: Um desafio de todos PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 29 de Janeiro de 2015 14:17

O controle e prevenção dos focos do mosquito transmissor da dengue é um desafio de todos. Reserve 15 minutos, por semana, para verificar sua casa e o quintal. Elimine os criadouros existentes, ou seja, nada de água acumulada em planta, pneus, garrafa, casca de ovo dentre outros recipientes. Mantenha o reservatório de água sempre limpo e bem coberto e não se esqueça de lavar bem lavado o bebedouro das aves, cães e gatos. Todo cuidado é pouco porque, embora a doença tenha tratamento e cura, pode matar e ninguém quer perder a vida para um mosquito, né!
Além desses cuidados citados, é importante também conversar com familiares, amigos, vizinhos, colegas de trabalho e exigir do governo para que todos façam sua parte. Lembre-se, Jequié reúne todas as condições favoráveis para a proliferação do mosquito da dengue.


 
Governo vai instalar Companhia Independente da PM em Maracás PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 29 de Janeiro de 2015 14:16

Maracás será sede, ainda neste ano de 2015, da 93ª Companhia Independente da Polícia Militar, com atuação em municípios vizinhos, em substituição a extinta 4ª Cia/PM que era vinculada ao 19º Batalhão de Jequié. O prefeito Paulo dos Anjos disse ter mantido contato com o novo comandante da PM na Bahia, Coronel Anselmo Alves Brandão, tendo recebido do comandante geral a afirmação de que a Cia deverá ser instalada até o próximo mês de maio. ”É uma conquista muito importante para a cidade”, afirmou o gestor ao Blog Marcos Frahm, pois a população passará a ter maior sensação de segurança, a partir do aumento do efetivo e desenvolvimento de programas e projetos.

 
Acidentes se multiplicam na ”Serra do Mutum” PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 29 de Janeiro de 2015 14:13

Um caminhão, carregado de arame farpado, capotou no Km 643 da BR-116, trecho da Serra do Mutum, no município de Jaguaquara, na noite de quarta-feira (28/01/15). Apesar da gravidade do acidente, o motorista saiu ileso. O Blog Marcos Frahm informou que o condutor teria perdido o controle da direção do caminhão e capotado na estrada. Momentos depois desse acidente, outros dois caminhões colidiram na Serra do Mutum, também sem vítimas, de acordo informações da Polícia Rodoviária Federal. Na sexta-feira, 23, dois homens a bordo de um caminhão carregado de gesso morreram depois que o carro bateu em uma carreta e tombou na pista. O jornalista Fracos Frahm lamenta o fato de a Serra do Mutum, entre Jaguaquara e Jequié, ter se tornado palco de desastres e lembra da necessidade da duplicação do trecho entre Jequié e Jaguaquara.


Foto: Marcos Frahm

 
Asfalto feito dia desses no centro da cidade já carece de reparos PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 29 de Janeiro de 2015 08:49

Na Avenida Franz Gedeon, ao lado da Loja da Cesta do Povo, centro da cidade, o asfalto feito no fim do ano passado já carece de reparos em dois pontos próximos. De tão fina, a camada asfáltica desapareceu e os paralelepípedos surgem e, se nada for feito, logo serão necessárias obras de restauração da base.



Imagens: Souza Andrade.

 
Plenacultural avalia cultura em Jequié: “Foram dois anos perdidos” PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 28 de Janeiro de 2015 23:08

Os integrantes da coordenação do movimento PLENACULTURAL reuniram-se para avaliar a situação da cultura em Jequié e planejar as lutas para 2015, informou o site Gicult. Na avaliação de todos, a gestão da cultura no governo da prefeita Tânia Britto, até agora não correspondeu aos interesses da sociedade. Falta tudo. De acordo com o site, é uma inoperância total e falta de responsabilidade. Foram dois anos perdidos. Lembra que foi exonerado o secretário de cultura, Sérgio Mehlem, e que a secretaria de cultura, uma luta dos artistas, tem um interino e até agora não foi nomeado um titular. Para a Plenacultural, o governo atual nunca deu importância ao setor cultural. Os projetos não foram colocados em prática e até o Conselho foi inicialmente boicotado, e vários projetos culturais prometidos não foram colocados em prática, como os Editais Culturais, e até mesmo a conclusão do Sistema Municipal de Cultura. Mesmo assim, a Plenacultural compreende que o governo tem a obrigação de executar a política cultural – e não apenas o São João - no município, inclusive porque há recursos orçamentários.

CONSELHO CALADO

Em relação à postura do Conselho Municipal de Cultura nesse contexto, os membros da Plenacultural compreendem que a direção do colegiado precisa assumir suas responsabilidades de controle social, de fiscalização dos recursos e das ações da secretaria e também de mobilização dos artistas. Segundo a Plenacultural, no ano passado o governo fez a suplementação e retirou todos os recursos da pasta da cultura e o Conselho não se pronunciou. Até agora a Secretaria de Cultura tem um secretário interino e o Conselho não se posiciona, nem cobra um plano de ação para o setor. Além disso, lembrou a Plenacultural, o Conselho precisa saber o destino dos recursos do Fundo de Cultura, uma verba que deve ser aplicada em projetos específicos.

última atualização em Qua, 28 de Janeiro de 2015 23:26
 
Prefeitura de Jequié emite Nota sobre denúncia da ACIJ junto ao MP PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 28 de Janeiro de 2015 22:41

A Prefeitura de Jequié encaminhou a profissionais de imprensa da cidade, Nota sobre as denúncias feitas pela Associação Comercial e Industrial de Jequié (ACIJ), na qual pede ao Ministério Público apuração de possíveis irregularidades praticadas pela prefeitura para beneficiar uma empresa. Na mesma, a prefeitura afirma que “a denúncia apresentada pela referida Associação não corresponde à verdade” e enumera suas razões. “... não são verídicas as imputações feitas pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Jequié - ACIJ, especialmente de que há "esquema de falcatruas no processo licitatório do provedor do setor de tributos", consiste na negativa de acesso à informações do edital e do "certame licitatório à empresas que teriam interesses, burlando assim, o caráter competitivo da Lei nº 8.666/93"”. Ainda de acordo a Nota da Prefeitura, “Em verdade, o processo licitatório nº108/2014 foi instaurado com ampla publicidade realizada na edição nº 206 no Diário Oficial do Município, disponível na rede mundial de computadores em: https://www.ipmbrasil.org.br/visualizar-publicacoes?cod=961&file=106014AB895BA8A7E9D2BF4307AA0BC8&action=open e em jornal de grande circulação no Estado da Bahia (CORREIO), tendo o edital sido entregue a 06 (seis) empresas do ramo, sem que qualquer delas tenha apresentado impugnação à exigência editalícias, conforme recibo de entrega do edital, ora anexado”. Ainda informa que “cumpre esclarecer que até o momento o IMAP não possui qualquer contrato com o Município de Jequié/BA, assim como qualquer de seus associados não possuem contrato para patrocínio de ação judicial em que a prefeita Tânia Britto seja parte. Ademais, ainda que tivesse, tal circunstância não constituiria fato impeditivo para a citada instituição participar de licitação no Município de Jequié/BA, pelo que a denúncia apresentada se afigura tão vazia que se baseia, apenas, em "fortes comentários no meio político e empresarial em nossa cidade", sem apresentar (ou indicar) qualquer prova que dê respaldo às imputações”. A Nota completa no link a seguir: http://migre.me/onJjO

última atualização em Qua, 28 de Janeiro de 2015 23:13
 
Últimos dias de inscrições para o Vestibular da FTC PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 28 de Janeiro de 2015 10:13

A Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) está com inscrições abertas para as últimas vagas do Vestibular 2015.1.3. As provas serão realizadas no dia 1° de fevereiro em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista, cidades onde a Rede de Ensino oferece cursos de graduação. Os candidatos interessados podem se inscrever pelo Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) até o dia 26 de janeiro, utilizando as notas dos três últimos anos de 2012/ 2013/ 2014. Para seleção pelo vestibular tradicional, o período de inscrição é até o dia 30 de janeiro de 2015. A novidade é que a Rede FTC concederá bolsas de estudo de até 50% para os três candidatos aprovados com os melhores desempenhos no Processo Seletivo Enem e mais três bolsas para os candidatos aprovados com o mesmo critério no Vestibular Tradicional 2015.1.3, nos cursos/turnos participantes, conforme regulamento publicado no site vestibular.ftc.br.

Cursos na FTC

A FTC oferece em Jequié os cursos de Administração, Enfermagem, Psicologia e Sistemas de Informação. Também são oferecidos os cursos Tecnológicos de Gestão Pública (novo) e Logística.

última atualização em Qua, 28 de Janeiro de 2015 10:15
 
Jequié e Região precisam lutar pela criação de Núcleo Regional de Saúde. Mas omissão tem sido uma marca indesejável PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qua, 28 de Janeiro de 2015 09:37

Nenhum prefeito da região participou da audiência pública dos servidores da extinta 13ª Dires para defender a criação de Núcleo Regional de Saúde em Jequié. A Prefeitura de Jequié sequer enviou representante, deixando a sensação que o governador Rui Costa pode promover as mudanças que ele achar necessárias e do jeito que bem desejar e entender. A Dires, que sempre foi o braço direito das prefeituras, vem sendo relegada pelos prefeitos da região, pois, o intuito da reunião desta terça-feira, 28/01/15, não era para ficar contra o governo e sim um posicionamento firme em favor de Jequié e Região. O nosso Município foi empurrado para bem longe; Ilhéus. O grande esforço dos funcionários da extinta 13ª Dires, que conseguiram, as duras penas, reunir algumas lideranças sindicais, vereadores locais, representação da defensoria pública e promotoria de justiça, praticamente se resumiu a isso, pode não surtir o efeito desejado, já que a omissão participativa, ou seja, o não comparecimento em massa para defender os interesses de Jequié como cidade-sede de Núcleo Regional de Saúde, acaba por fortalecer o governo.

Infelizmente, a cidade que pouco tem, vem perdendo o que lhe resta em termos de autonomia. Se é para tratar de saúde, agora temos que ir à Ilhéus, se o assunto é a universidade, estamos atrelados a Vitória da Conquista, o mesmo acontece com a Receita Federal, Receita Estadual e Correios. Não temos autonomia, tudo depende de Vitória da Conquista. Se surgir algum problema relacionado ao DERBA, ninguém sabe a quem nem aonde procurar. Foi extinto.

O governo do Estado tira tudo o que Jequié conquistou ao longo de sua história e quando não tira a prefeitura entrega de mão beijada. Foi assim com a antiga Estação Ferroviária (cedida ao Corpo de Bombeiros); com a antiga Biblioteca (doada a PM) e mais recentemente com o espaço da Biblioteca Central (dividida para abrigar o SineBahia). Como a movimentação em defesa de Jequié é pífia, não seria nenhuma surpresa tirarem de Jequié o comando regional da Polícia Militar, a Ciretran e o SAC. Diante da nossa omissão, podemos dizer que o caminho está aberto. E não é que Jequié queira tudo, mas não ter nada é dose!

última atualização em Qua, 28 de Janeiro de 2015 09:42
 
Jovem jequieense morre em acidente perto de Guanambi PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 27 de Janeiro de 2015 23:11

Tragédia na estrada. Wilson dos Santos Silva Júnior, 25 anos, morreu vítima de acidente no inicio desta terça-feira, 27/01/15, na BR-030, trecho compreendendo as cidades de Guanambi e Palmas de Monte Alto. O caminhão de combustível que ele transportava teria capotado e logo tomado por chamas, conforme informações de populares que teriam testemunhado o episódio. A Polícia Militar isolou a área diante dos riscos de explosões. O levantamento cadavérico foi feito pelo Departamento de Polícia Técnica de Guanambi. Wilson morava e trabalhava em Jequié. Em rede social, muitas referências a mais um pai de família que perde sua vida nas estradas.



 
Jornalista Ari Moura receberá Comenda 2 de Julho PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 27 de Janeiro de 2015 19:47

A Assembleia Legislativa vai conceder a Comenda 2 de Julho para o jornalista Ari Machado de Moura, diretor-proprietário do jornal A FOLHA e integrante da equipe de profissionais da rádio Jequié FM 89,7. “O nosso homenageado é um incansável batalhador, sempre buscando soluções para as necessidades de sua cidade adotiva e para a Bahia”, justificou o autor da proposta, deputado Euclides Fernandes. O homenageado nasceu em Patos, na Paraíba, em 1949, e chegou à cidade de Jequié com apenas seis meses, trazido pelos seus pais, dona Alaide e o senhor Manoel Batista de Moura. O parlamentar lembra que Ari Moura tentou a exercer a profissão de contador, mas o jornalismo foi mais forte e ele se tornou um dos mais importantes e conhecidos jornalistas do interior da Bahia. Na militância sindical, foi vice-presidência do Sindicato dos Jornalistas da Bahia e presidente da Associação Jequieense de Imprensa por três vezes, além de ter integrado o Conselho Comunitário de Jequié.

A Comanda 2 de Julho foi instituída para homenagear pessoas que têm exercido um papel de destaque no cenário baiano e contribuído com a cidade e a sociedade de uma forma geral.


última atualização em Ter, 27 de Janeiro de 2015 19:58
 
Clube de Tiro Jequieense participa de torneio PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 27 de Janeiro de 2015 11:48

O Tiro Esportivo realizou no estande do Clube de Tiro Jequieense mais um torneio que contou com a participação de esportistas atiradores de diversas cidades das regiões sul, sudoeste e da capital da Bahia. O torneio, realizado em 25/01/15, marcou o inicio das atividades do Clube de Tiro em 2015, informou Matheus Costa. O presidente do Clube e instrutor, Rubens Machado, e o instrutor Wildson Brito, destacaram que a responsabilidade e dedicação dos atiradores, inclusive das mulheres, foi de fundamental importância para o crescimento do esporte na região.


Foto: Divulgação.

 
Eleita nova diretoria da Associação Desportiva do Joaquim Romão PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 27 de Janeiro de 2015 09:20

Eduardo Barbosa, o “Nego Pirú”, foi escolhido presidente da Associação Desportiva e Cultural do Joaquim Romão, na segunda-feira, 27/01/15. Paulo César Cruz, o Bia do Caxias, é o vice-presidente. A nova diretoria assume a entidade com o compromisso de realizar o Campeonato do Cururu em 2015, além de outras competições que não foram realizadas no ano passado.

 
Motoristas não respeitam direitos em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Ter, 27 de Janeiro de 2015 08:35

As pessoas conhecem a legislação de trânsito, mas nem todas respeitam regras como as que definem os espaços para estacionamento dos veículos. Em Jequié, é cena comum carros e motocicletas obstruindo rampas e faixas de piso tátil. O coordenador do Núcleo de Apoio a Pessoa com Deficiência, o cadeirante Evando Sérgio Brandão, afirma que a educação é o caminho, é a solução. Ocorre que falta entendimento em relação à necessidade de se respeitar os direitos das pessoas. Tal situação motivou o citado Núcleo a lançar a campanha educativa: “Não cobramos dinheiro, cobramos respeito!” como forma de conscientizar as pessoas para a importância de se respeitar a lei.




 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>