Reedição da obra completa de Euclides Neto será lançada em Ipiaú PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 22 de Novembro de 2014 21:53

Acontecerá em Ipiaú a reedição da obra completa de Euclides Neto. O evento está marcado para as 19 horas do próximo dia 26/11/14, na sede da Universidade Estadual da Bahia – UNEB/Ipiaú, e faz parte da IX Semana de Letras da Universidade. A iniciativa é do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT, Campus XXI/Ipiaú, da Editora da Universidade Federal da Bahia – Edufba e da Littera Editores que juntos estão a frente da produção e divulgação da obra. O Campus Universitário da Uneb em Ipiaú fica localizado na Av. Getúlio Vargas, ao lado do Ginásio de Esporte.


 
Usuário defende interdição do sanitário público da Praça da Bandeira PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 22 de Novembro de 2014 21:33

“Veja só em que estado se encontra o banheiro masculino do Mercado Municipal da Praça da Bandeira, em Jequié? Se é que podemos chamar ISSO de banheiro”. O comentário, em forma de indignação, foi feito por Manoel Antonio de Souza, em rede social. Esse cidadão sugere a interdição do local por não oferecer nenhuma condição de ser utilizado.


É lastimável a situação do sanitário público da Pç. da Bandeira.

 
Assaí Atacadista será inaugurado em Jequié, quinta-feira, 27 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 22 de Novembro de 2014 11:50

A inauguração do Assaí Atacadista, loja do Grupo Pão de Açúcar, em Jequié, será às 9 horas da quinta-feira, 27/11/14. Duas horas antes, convidados serão recebidos por diretores da empresa para um café da manhã. Localizado na Avenida César Borges, no bairro São Judas Tadeu funcionará de segunda-feira à sábado das 7 horas às 22 horas. Na Bahia o grupo empresarial tem duas outras unidades: Feira de Santana e Juazeiro. Atualmente são mais de 80 lojas em todo o Brasil e é anunciado como a melhor opção do Atacado de Autosserviço, oferecendo mais de 6 mil itens entre mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza, de grandes marcas nacionais, regionais e importadas.


 
Projeto para construção de Creches não sai do papel em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 22 de Novembro de 2014 11:20

Tem coisa que a gente não consegue entender por maior que seja o nosso esforço. A prefeitura, que passa a vida inteira dizendo que não tem dinheiro para tocar grandes obras e de oferecer importantes serviços sociais, “por ter pedido sua capacidade de investimentos” e que por isso passa todo o tempo com o pires na mão, correndo atrás de emendas parlamentares e de verbas dos governos estadual e federal, também sofre com a falta de capacidade de tocar obras quando recebe esses recursos. Um exemplo claro para ilustrar esse comentário diz respeito a construção de creches em Jequié. A prefeitura assinou convênio junto ao governo federal para construir cinco creches na cidade. Hoje, são chamados de Centro de Educação Infantil. O projeto total estava orçado em R$ 4,5 milhões e foi uma conquista do governo anterior, em 2012. Naquela época, inclusive, ficou definido que as obras seriam executadas pela Prefeitura com recursos financeiros do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A própria prefeitura definiu os locais aonde seriam construídas essas cinco creches: Uma no Jardim Eldorado/Jequiezinho; outra na Rua Elísio Lapa/Cidade Nova; a terceira unidade seria no KM 03 e as outras seriam construídas na Avenida Bela Vista/Jardim Tropical e na Rua Manoel Rebouças/Itaigara.

A gestão anterior foi ao Ministério da Educação, que criou o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (ProInfância), assinou o convênio e conseguiu a verba. O FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) aprovou tudo e ainda disponibilizou dois projetos para a prefeitura. Um tem capacidade para 240 crianças até cinco anos de idade, em dois turnos. São oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e sanitário para pessoas com deficiência, entre outros ambientes; e outro que atende 120 crianças, também em dois turnos, tem quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no projeto anterior. Fim de governo, e nada foi feito. Como o dinheiro ficou garantido para ser aplicado pela atual administração, imaginava-se que, diante da necessidade, as obras seriam iniciadas já em 2013. Ledo engano. Ocorre que ano de 2014 se aproxima do fim e nada de creche até hoje. Enquanto isso, centenas de familiares sofrem com a falta de creches na cidade de Jequié.


Um dos projetos apresentados pelo governo federal. Imagem: Divulgação

última atualização em Sáb, 22 de Novembro de 2014 11:28
 
Definida data de abertura das vendas do Golden Club Pindorama PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 22 de Novembro de 2014 10:13

Acaba de ser divulgado a data de início das vendas do Golden Club Pindorama. Será no dia 06 de dezembro. Também foi noticiado o prazo. Os interessados terão até 120 meses para pagamento. O novo empreendimento imobiliário, localizado no bairro São Judas Tadeu, nas proximidades do campus 2 da Uesb, é considerado o primeiro bairro inteligente de Jequié. Muitas pessoas já foram conhecer o espaço, especialmente nos plantões de fim de semana. Para saber mais clique nos links a seguir: www.descubraafelicidade.com.br ttps://www.facebook.com/pages/Gimacon/865849336758602?fref=ts

 


imagem divulgação de momento de visita ao estande de vendas.

 

 
Técnicos da saúde participam de capacitação em Jequié PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 22 de Novembro de 2014 09:50

Técnicos da Secretaria de Saúde do Município participaram de capacitação promovida pela 13ª DIRES para triagem de pré-natal em papel filtro e sífilis, no último dia 20. O treinamento ocorreu no Sindicato dos Bancários e teve como público-alvo médicos e enfermeiros que atuam na rede SUS, e foi ministrada pelo médico sanitarista da SESAB, Roberto Fontes; pelas enfermeiras do LABIMUNO da UFBA, Simone Porto e Rafaela Brinco; além da enfermeira sanitarista da 13º DIRES, Luzia Torregrossa. A tecnologia de papel de filtro é um método de coleta de sangue que utiliza apenas algumas gotas de sangue do paciente, e é mais comumente utilizada para o teste do pezinho, realizado em recém-nascidos e que permite diagnosticar precocemente oito doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas. Agora, como estratégia integrante da Rede Cegonha, através deste método as grávidas farão ao longo da gravidez, por duas vezes, exames de HIV, sífilis, toxoplasmose, HTLV, hepatites B e C, citomegalovírus e doença falciforme. Após a coleta, o material será enviado ao Laboratório de Imunologia do Instituto de Ciências da Saúde da UFBA e os resultados ficam prontos num prazo de 08 a 15 dias. Com informações da Dircom.


 
JEQUIÉ: PM detém acusados de assaltar e tentar contra a vida de comerciante PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 22 de Novembro de 2014 09:45

Policiais militares do Pelotão de Motociclistas da 2ªCIA PM do 19º BPM, detiveram dupla acusada de prática de assaltos em Jequié, na sexta-feira, 21/11/14. O Departamento de Comunicação social informa que, segundo relatório, com D.P.S, de 18 anos, e G.F.S de 17, foi encontrado um revólver cal. 38, com seis cartuchos. Informa ainda que ambos tentaram roubar o carro do gerente da Caixa Econômica da cidade de Ituberá, na Rua Eliezer Souza Santos, no Jequiezinho. Segundo os policiais, os dois teriam efetuado dois disparos, no entanto, a arma falhou por duas vezes. As pessoas que estavam no local começaram a gritar e os indivíduos fugiram. A Polícia Militar foi acionada e imediatamente foi efetuado o cerco pela tropa da 2ªCIA PM, resultando nas prisões. Ambos foram encaminhados e apresentados, juntamente com a arma do crime, à autoridade judiciária competente.

 
Movimento em defesa do Museu de Jequié formalizará representação junto ao MP PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sáb, 22 de Novembro de 2014 09:21

O movimento em defesa do Museu de Jequié, intitulado “Uma Noite no Museu”, decidiu formalizar uma representação pública, que no momento vem colhendo assinaturas. Segundo Lucas Novais e Luciano Medina, a proposta será encaminhada ao Ministério Público. As pessoas começaram a assinar o documento durante a manifestação realizada em frente ao Museu, na noite desta sexta-feira, 21/11/14. A ideia é pedir à Promotoria de Justiça uma investigação da obra de reforma do prédio, seu custo, já que a placa instalada em frente não discrimina valor nem data de conclusão do serviço, conforme noticiado em rede social.


 

última atualização em Sáb, 22 de Novembro de 2014 09:23
 
SAÚDE PÚBLICA: Com a palavra MP, Câmara e Conselho Municipal PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 21 de Novembro de 2014 21:42

O Hospital Geral Prado Valadares, responsável por salvar muitas e muitas vidas ao longo de sua história, passa por um momento bastante delicado, especialmente por falta de leitos em número suficiente para atender a todos com dignidade. Como resultado, corredores lotados, pessoas permanecendo na sala de atendimento de emergência por muito tempo, sem citar de falta de medicamentos. Além disso, a construção do novo pronto socorro se arrasta. Apesar do esforço e dedicação de servidores e de melhorias observadas em vários setores do hospital, a situação assusta, conforme relatos de pessoas que circulam no interior da unidade. Diante de tais relatos, que são do conhecimento geral, é chegada a hora de órgãos como Câmara de Vereadores, que tem uma comissão de saúde; Conselho Municipal de Saúde e Ministério Público atuarem conjuntamente em busca de soluções. Num momento crucial como este, onde muitas pessoas sofrem por falta de uma assistência melhor, seria interessante uma visita in loco de representantes dos citados órgãos, pois, a sensação geral é a de que a população encontra-se desamparada.


Foto: arquivo.

 
ADJ completa 45 anos PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 21 de Novembro de 2014 20:46

A Associação Desportiva Jequié (ADJ) completa 45 anos de existência neste dia 21 de novembro de 2014. O time profissional da cidade já fez muito sucesso no Campeonato Baiano de Futebol, com campanhas memoráveis. Faz algum tempo que luta para retornar à divisão de elite. A atual diretoria, que tem como presidente Juarez Bolinha, planeja montar uma equipe bastante competitiva para a Segundona em 2015.


 
ASSAÍ ATACADISTA: TAC para construção de canal pluvial foi assinado somente nesta quinta, dia 20 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 21 de Novembro de 2014 15:22

O TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – entre a Prefeitura de Jequié e a Assaí Atacadista para a construção do canal de macrodrenagem no São Judas Tadeu, foi assinado somente nesta quinta-feira, 20/11/14. A informação é da própria Prefeitura, através de reportagem enviada a profissionais de imprensa da cidade. Com isto, fica evidenciado que, até então, não havia nenhum acordo formal entre as citadas partes em relação à execução das obras. Segundo a prefeitura, a Assaí terá 90 dias, após aprovação do projeto, para a conclusão dos serviços. Contudo, esse prazo pode ser prorrogado em hipótese de caso fortuito e/ou força maior. Informa ainda que o custo da execução da construção de canal de macrodrenagem será arcado pela Assaí, responsável pela obra no valor de R$ 400 mil, enquanto que A.S. Jequié Empreendimentos Imobiliários SPE se responsabiliza pelo custo restante para conclusão dos serviços referente à construção do canal de macrodrenagem. Participaram da reunião que marcou a assinatura do TAC, Tânia Brito (prefeita), Cristiano Modesto (engenheiro da A.S. Jequié); José Rui Júnior (gerente de contratos da A.S. Jequié); Sandro Oliveira (diretor regional da Assai Atacadista); João Aguiar Ribeiro Filho (doador da área do canal); Izac Guerra (engenheiro da prefeitura); Ricardo Chaves (secretário de Infraestrutura) e Marcos Neves (procurador do Município).

No mês passado, a reportagem deste blog jequieeregiao.com.br esteve com um engenheiro da empresa em busca de informações sobre possíveis dificuldades apresentadas pela prefeitura de Jequié. Naquela ocasião ele negou que a empresa teria assinado um TAC se comprometendo a construção o canal solicitado pela prefeitura. Veja clicando no link a seguir: http://goo.gl/sxcz1U


Foto: Momento em que a prefeita assina o TAC, em 20/11/2014.

 

última atualização em Sex, 21 de Novembro de 2014 15:26
 
Ato Público em defesa do Museu de Jequié, hoje, 21/11 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 21 de Novembro de 2014 06:44

Pessoas insatisfeitas com a estagnação do setor cultural decidiram promover uma manifestação em frente ao Museu de Jequié. O ato público, denominado de "Uma Noite no Museu", está programado para às 19 horas. A proposta dos idealizadores é fazer uma abordagem sobre a importância social do museu, avaliar a conjuntura política local, bem como debater a situação da cultura. Lucas Ribeiro informa que a manifestação em defesa do museu e da cultura local é aberta e espera que todos os interessados participem.


 

última atualização em Sex, 21 de Novembro de 2014 07:15
 
Anderson Freire em Jequié com show inédito dia 29 PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Sex, 21 de Novembro de 2014 06:19

Está chegando a hora da apresentação inédita, em Jequié, de um dos principais nomes da música gospel brasileira. Anderson Freire será a próxima atração do Instituto Tauane Liz, através do projeto “Abençoando Vida 2014”, criado para desenvolver ações sociais na cidade. Com os recursos arrecadados será viabilizada a construção de uma casa no KM 04, para uma senhora vítima de câncer; aquisição de uma ambulância e instalação de um consultório odontológico móvel, dentre outras iniciativas. Assim, ao adquirir o seu ingresso você contribuirá com essas importantes ações. O show de Anderson Freire será no Jequié Tênis clube, às 20 horas do dia 29 de novembro e no dia 5 de dezembro será a vez da apresentação de Aline Barros, também fazendo parte do projeto. A casadinha para os dois eventos custa apenas R$ 50,00 + 2 Kg de alimento não perecível. Informações: (73) 8809-1839 e 9918-6744.


 

última atualização em Sex, 21 de Novembro de 2014 10:41
 
SOS SAÚDE: Direção fala em retrocesso no perfil assistencial no pronto socorro do HGPV e critica fechamento do PA PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 20 de Novembro de 2014 22:23

No período de 2012 a 2014 ocorreu um retrocesso no perfil assistencial no pronto socorro do Hospital Geral Prado Valadares, em comparação ao período de 2009 a 2011. Essa informação é do próprio Prado Valadares, onde os usuários atendidos pelo pronto socorro apresentavam maior percentual com perfil hospitalar, pacientes com necessidades de atendimento de urgência e emergência. Essa mudança, de acordo com a direção do hospital ocorre por conta da redução do acesso a serviços de atenção primária à saúde em Jequié. Dados do Serviço de Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco (ACCR), em 2014, nada menos do que 58% dos usuários que procuraram a porta de entrada da grande emergência não se adequa a perfil de atenção hospitalar. Tal situação “superlota a Unidade e sobrecarrega a equipe da Unidade de Emergência, prejudicando o funcionamento do hospital para os casos que são do perfil hospitalar”. Segundo ainda a direção do hospital, “contribuiu com esta situação o fechamento em 02/01/2013 da única Unidade de Pronto Atendimento da cidade, o PA do Campo do América. Alias, esta foi uma das primeiras atitudes da administração Tânia Brito/Sérgio da Gameleira do PT.

OUTROS NÚMEROS

Em 2007, apenas 29% dos atendimentos tinham perfil hospitalar, em 2014 pontuou na faixa de 42%. O percentual de usuários classificados nessa faixa ainda é considerado alto, mesmo tendo reduzido de 71%, em 2007, para 58%, em 2014. A direção informa que o HGPV tem divulgado em quais situações os usuários devem procurar atendimento no Prado Valadares, mas pela dificuldade de acesso em outros locais, pacientes com necessidades ambulatoriais ainda procuram atendimento na porta da emergência. O que o hospital defende para diminuir esse percentual alto de pacientes (58%) que, mesmo não tendo perfil de urgência ou emergência, ainda procura o HGPV? Defende que o município de Jequié defina oficialmente o fluxo dos usuários no Sistema de Saúde e assegure o atendimento médico ambulatorial com especialistas, para reduzir esta demanda que prejudica o serviço hospitalar. Outra coisa apontada pela direção do Prado. Espera-se que em breve seja inaugurada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Cansanção, próximo à Cidade Nova, o que poderá ajudar na readequação do perfil dos usuários que procuram a grande emergência do HGPV.


 
Quem a Prefeitura vai escalar para resolver os problemas do trânsito da cidade de 2015 em diante? PDF Imprimir E-mail
Escrito por www.jequieeregiao.com.br   
Qui, 20 de Novembro de 2014 22:18

Colisão envolvendo duas motocicletas no Parque da Colina, bairro popular de Jequié, conforme flagrante feito por Sandoval o Protestante, deixa feridos e evidencia um problema muito sério que coloca a nossa cidade entre as mais perigosas da Bahia em relação ao trânsito. Os desastres se multiplicam diante dos olhares omissos dos governos. Como 2014 já acabou para a atual administração municipal, a pergunta é: Quem a Prefeitura vai escalar para resolver os problemas no trânsito da cidade de 2015 em diante?


Acidentes se multiplicam em Jequié.

O desrespeito às normas de trânsito no centro penaliza o pedestre.

 

última atualização em Qui, 20 de Novembro de 2014 22:22
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>